No que concerne a violência doméstica contra as crianças, é um problema negligênciado pela sociedade. Dentre outros fatores destaca-se um grave problema, (Sem vírgula) de falta de proteção no núcleo familiar e a falta de denúncias desses casos de violência. (Melhore a contextualização do tema)
Certamente, existe uma falta de proteção famíliar para muitas crianças, pois na maioria das vezes são os próprios pais, avós e familiares próximos que violentam delas elas. Assim como, (Sem vírgula) no caso da "Isabella Nardoni", agredida pela madrasta e depois jogada do 6º andar de um prédio pelo pai. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso destaca-se, (Sem vírgula) a falta de denúncia desses casos de violência, sejam agressões físicas, psicológicas ou sexuais. Podemos citar a série "Anne com E" como exemplo, uma orfã é explorada com trabalhos domésticos e a cuidar de crianças nos lares de adoção em que passava, e não tinha nenhuma ajuda para denunciar, esse fato é verídico no nossos dias atuais. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma percebe-se a negligência da sociedade e das autoridades nesse problema de violência doméstica, contras as crianças. São necessárias novas ações do Estatuto da Criança e do Adolescente como, (Sem vírgula) novas formas de investigação e denúncia desses casos, pois uma criança não consegue denúnciar sozinha, é por isso que o conselho tutelar e assistentes sociais devem acompanhar de perto as crianças, tanto nas escolas como no núcleo famíliar, palestras de como perceber o comportamento de uma criança violentada fortaleceria as pessoas a denúnciar. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |