MRG SANTOS - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 27/08/2022

Status:

Corrigida
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A Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) dispõe da proteção da criança e do adolescente, sendo dever do Estado, da sociedade e da família. Nesse viés o Estatuto da Criança e do Adolescente (Vírgula) o (ECA), criou a Lei 8.069/1990 (Vírgula) promulgada em 13 de julho (Vírgula) a qual reforça esta garantia. No entanto nem a Constituição federal, nem a ECO tem poder para evitar ou diminuir estas violências, que são diversas e praticadas por quem menos se espera, os familiares. Em tantas existentes (Vírgula) a violência psicológicas e a violência que causa a mortal morte acontecem com muita frequência. (Melhore a contextualização do tema. Apresente as ideias com clareza)

Certamente, qualquer que seja a violência praticada contra esta minoria é crime, pois, são seres indefesos. A violência psicológica é pouco falada, porém, é tão grave quanta as demais (Vírgula) ela acontece de forma verbal com ameaças, proibições, humilhações entre outras, e acaba passando despercebidas. Em contrapartida a criança acaba sendo afetada mentalmente, com isso se torna um adulto problemático, muitos por não suportar mais tal violência acabam tirando sua própria vida. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, vale lembrar que uma violência contribui para outra e assim por diante (Vírgula) e que as mesmas pessoas que cometem as violências psicológicas também comete as demais, chegando cometer a violência mortal. E o mais absurdo é que tudo isto parte de pais, avós, tios, primos, padrasto, madrasta, cuidadores ou até amigos dos familiares. Um alerta assustador vem da Unicef e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nos últimos 5 anos, 35 mil crianças e adolescentes foram mortas de forma violenta no Brasil. Impossível é não lembrar de casos como o de Isabella Nardoni em 2008, assassinada com apenas 5 anos de idade no dia 29 de março, ela foi arremessada de uma janela do 6º andar de um prédio na zona sul de São Paulo. Pai e madrasta são os principais suspeitos de cometer o crime. (Melhore a coesão textual) Abril de 2014, quem não se lembra, Bernardo Boldrini morava no município de Três Passos, no Rio Grande do Sul, o garoto tinha apenas 11 anos e sua vida foi interrompida pela madrasta juntamente com uma amiga e com o consentimento do próprio pai. Já no dia 8 de março de 2021, Henry Borel com 4 anos de idade foi agredido brutalmente pelo padrasto (Vírgula) ex-vereador Jairzinho (Vírgula) até a morte na cidade do Rio de Janeiro. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, fica a indignação e a vontade de que casos como estes tivesse sido evitado de alguma forma. Ademais é preciso que faça valer o Estatuto da Criança e do Adolescente, PL 1.360/2021 e sua inclusão nas três esfera do governo (federal, estadual e municipal), é preciso que atuem de forma articulada promovendo e realizando campanhas educativas sobre a proteção e o​​​​​​​s direitos humanos das crianças e dos adolescentes, incluir mais canais de denúncias, capacitar policiais e profissionais da educação e Conselho Tutelar para identificar as situações de violência e agressão. Também é preciso que a sociedade faça sua parte denunciando mesmo que anonimamente e evitar algo tão cruel quanto o fim da vida tão precoce desses indefesos.

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200