No livro ''O cidadão de papel'', o autor fala sobre direitos que são garantidos na Constituição e que não são postos na prática, dando origem ao título do livro. Tal realidade reflete claramente a violência doméstica sofrida por muitas crianças, já que um de seus direitos é a proteção. Essa calamidade atual se dá devido a dois fatores: a invisibilidade midiática e a omissão do sistema de ensino. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira instância, é importante falar que a invisibilidade midiática alicerça o problema. Isso acontece porque os meios de comunicação, pautados em uma perspectiva lucrativa, tendem a valorizar seus conteúdos , marginalizando, assim, temas que não são do agrado do público-alvo. Uma vez posta em invisibilidade, a violência contra as crianças continuarão, pois as pessoas não terão noção do problema que as cerca (Melhore a apresentação dessa discussão). Tal ideia ganha forças na frase de Zygmunt Bauman: ''Na era da informação, a invisibilidade é equivalente a morte''. Ademais, Cícero, um grande pensador, disse: ''A ignorância é a maior enfermidade do gênero humano''
(Boa estratégia coesiva) Além do mais, a omissão do sistema de ensino tem sido um fator colaborante da agressão infantil. Isso se deve a ingerência governamental, que deformou o papel formador do jovem em sociedade. Atualmente, as escolas têm fugido dos problemas ao seu redor para dar ênfase aos conteúdos curriculares, esquecendo-se que o ambiente escolar é um lugar onde deve ser ministrado o afeto e amor, principalmente quando falamos da relação entre aluno e professor. Isso fez com que inúmeros alunos se sentissem inseguros em compartilhar problemas familiares, principalmente quando o tema é violência doméstica, pondo barreiras para solução. Vemos isso se comprovar no fato de que a pandemia - o que fez com que os alunos não fossem para escola - provocou um aumento no número de casos de violência doméstica entre as crianças. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo deve, por meio de políticas públicas , incentivar a denúncia de agressores e propor meios de apoio psicológico às vítimas. Também, as instituições de ensino devem, por meio de reuniões entre pais e professores, se informar das relações intrafamiliar dos alunos, a fim de dar apoio e soluções a problemas familiares. (Apresente o detalhamento)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |