Segundo o Fundo das Nações para a Infância – UNICEF, as ações políticas ao público infanto-juvenil precisam integralizar educação adequada, lazer, saúde e, acima de tudo, segurança ao plane plano de desenvolvimento da criança. Dessa forma, quando se considera a violência doméstica contra eles, evidencia-se uma desumanização existente e, (Sem vírgula) esse cenário negativo reflete uma desordem diante dos princípios universais de proteção e cuidado do menor. Então, essa problemática pode ser entendida pela falta de políticas públicas mais específicas no combate desse impasse. Além disso, o Poder Legislativo possui capacidade para rever algumas leis, tornando-as rígidas e punitivas em prol da inocência. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, que a falta ou insuficiência de políticas públicas pode agravar as estatísticas de crianças abusadas sexualmente, espancadas, maltratadas e, no mais sórdido dos casos, mortas. Isso acontece porque a sociedade precisa de ações específicas para anular os efeitos dessas atrocidades; um exemplo seria a vigilância familiar e interpessoal das relações afetivas ultrapassarem os centros de saúde e conselho tutelar, a fim de nortear diálogo e fiscalização dentro dos ambientes domésticos. Logo, quando há medidas no espaço intrafamiliar, a possibilidade de prever e avaliar situações estranhas é mais criteriosa e colabora para amparar a criança vitimada pelos algozes.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se a necessidade de normativas mais efetivas, quer no sentido de punir agressores e assassinos dessa minoria etária, quer no pleno direito de preservar a vida da criança e, assim, permitir uma educação digna, segura e total respeito à vulnerabilidade do menor. Isto posto, o Poder Legislativo pode rever as especificidades de algumas leis, tornando-as rigorosas a ponto de enquadrar o indivíduo desequilibrado e com grau de psicopatia, pois como afirma a psiquiatra brasileira Ana Beatriz Barbosa – só um indivíduo sem consciência é capaz de cometer martírios à inocência. Por isso, casos como do menino Henry, a o qual o padrasto o matou espancado, cuja mãe foi cúmplice, retrata o impacto dessa realidade violenta. Portanto, a lei precisa fortificar sua atuação, para ajudar a prender rápido e evitar outras barbaridades.
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, a violência doméstica contra crianças é um fato inadmissível perpetuado por políticas públicas insuficientes e medidas legislativas fracas ou demoradas. Para tanto, cabe ao Ministério da Justiça, por intermédio das leis existentes em prol da defesa do menor, haver a revisão e reformulações de algumas medidas. Uma exemplificação é a atual Lei Henry, a qual assegura um aumento da pena para homicídio contra menores de 14 anos, além de reforçar as medidas protetivas em favor da vítima. Por isso, essas mudanças influenciam a diminuir esses agravos e possibilita uma sociedade justa. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões, no entanto há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto (não se esqueça disso). Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |