No filme “Preciosa – Uma história de esperança” dirigido por (Lee Daniels) (Vírgula) aborda a vida de uma adolescente de 16 anos. (Melhore o encadeamento das ideias) Claireece “Preciosa” Jones, que sofre violência física e verbal por parte da mãe, e vários abusos sexuais de seu próprio pai. Como consequência dos abusos, “Preciosa” engravida por duas vezes, sendo vitima de estupros dentro de sua própria casa. Fora da ficção esse cenário tem se tornado cada vez mais recorrente, sendo exibido em noticiários e meios de comunicação, diante a essa triste realidade (Vírgula) que em muitos casos chega a ser fatal, pode-se observar a falta de preparo da escola e seus profissionais, para identificar os sinais e saber lidar com a situação, bem como os efeitos que essa condição abusiva afeta o desempenho escolar e o processo cognitivo. (Melhore a contextualização do tema)
Tendo em vista o aumento da violência contra as crianças e adolescentes no Brasil, é de grande relevância repensar na importância do estudo sobre comportamento humano, de maneira mais objetiva, estudar sobre os sinais que uma criança apresenta quando está em exposição à violência física ou psicológica, de que forma se pode ajudar sem expor e nem comprometer a criança em questão. As escolas não estão preparadas para esse tipo de situação e é são poucos os profissionais que atuam nas redes de ensino que sabem identificar e lidar da melhor forma quando há uma criança nessas condições. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) A medida que a violência se delonga os efeitos desta exposição à a crianças e adolescentes só aumentam e são múltiplos, envolvem o desenvolvimento da criança – cognitivo, social, e também a capacidade de aprendizado. A violência compromete a relação da criança com a escola, em termos de confiança nos professores e boa relação com colegas, além disso, a exposição à violência tem efeitos na saúde de crianças e adolescentes, tanto na saúde mental, associada a quadros de depressão, tristeza, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático; quanto lesões físicas e ferimentos, resultando em várias implicações no futuro. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) É inegável o quanto abusos e agressões podem afetar não só fisicamente como também o psicológico e desempenho da criança ou adolescente. A estratégia para essa problemática envolve a reflexão e discussão de normas sociais e valores de gênero, a criação de programas locais de mobilização civil e o auxílio a testemunhas que façam denúncias. Cabe aos órgãos estatais e civis de promoção de saúde, bem-estar e educação. Para os órgãos de educação cabe a inserção de cursos e palestras antes da contratação de funcionários sobre identificar os sinais de agressão e abusos, e como agir nessas situações, apenas com o certificado poderão ingressar no emprego, desta forma com profissionais alertas e bem informados, forma-se uma rede de apoio e segurança para esses jovens, reduzindo assim o alto índice de violência infantil. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Use palavras-chave acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |