Na saga Harry Potter, é comum ver os tios do personagem Harry o maltratar e agredi-lo fisicamente enquanto o personagem possui apenas 11 anos de idade. Diante disso, vemos a agressividade de seus responsáveis criar uma insegurança familiar em Harry, e isso é uma realidade no Brasil. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Em consequência disso, notamos que a agressão como forma de punição ou método de corrigir maus comportamentos, (Sem vírgula) distancia emocionalmente a criança de seu guardião legal, criando assim uma situação de insegurança familiar onde a criança agredida não confia ou se sente confortável na presença de seu responsável. Isso pode levar a criança a amadurecer mais rápido, por não confiar em uma figura adulta que deveria protegê-la e não conseguir pedir ajuda quando necessário. (Reestruture. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Em vista que usar a agressão física como forma de corrigir comportamentos negativos de uma criança seja normalizado em muitas culturas e países, traz consequências no futuro tanto nos pais que agridem quanto na criança que é agredida. (Evite um parágrafo frasal. Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, uma maneira de evitar os castigos físicos e a insegurança familiar é apresentar novas formas de corrigir o mau comportamento de uma criança e punir de forma civilizada e sem a necessidade de agressão. E também criar métodos de denúncia anônima para alertar sobre crianças e jovens que estão sendo agredidos fisicamente e psicologicamente pelos seus responsáveis legais. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |