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Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 14/08/2022

Status:

Corrigida
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Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento, período no qual exerce muita cautela e resiliência dos pais (Reveja a seleção lexical), os quais possuirão papel fundamental em sua formação cognitiva, emocional e social. Baseado no senso comum de que “a educação começa em casa”, vale salientar que nem todo ambiente intrafamiliar é saudável. Ambientes que, intrinsecamente, deveria servir como apoio emocional às crianças, infelizmente tem ocorrido episódios de violência tanto quanto física, como psicológica. Por esse motivo, abordaremos tais consequências negativas que têm afetado o estágio infanto-juvenil. (Formule a tese. Melhore a contextualização do tema)

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8069, no artigo 15. (Truncamento) Constata-se os direitos à liberdade, ao respeito e à dignidade. Sob essa perspectiva, considera-se então que, desde o nascimento da criança até sua adolescência, apesar de sua inocência, é requerido da sociedade a diligência de tais direitos em prol do bem-estar dos “pequenos”. Consoante a frase de Nelson Mandela, ex-presidente da África. (Sem ponto final) “Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças.” Nesse sentido, em contrapartida as estatísticas que apontaram 1.070 mortes violentas de crianças (de até 9 anos de idade) entre os anos de 2016 a 2020, é absurdo a falta de aplicabilidade de leis, que deveriam reger em prol à vida deles, porém, têm permitido números alarmantes como este vir a surgir. (Delimite e explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a possível falta da afetividade emocional às crianças, residentes de lares disfuncionais, é um dos fatores que pode agravar esse impasse. Nesse contexto, segundo Childfund Brasil, ong de desenvolvimento social e infantil, afirma que meninos e meninas carentes estão mais suscetíveis a se tornarem jovens problemáticos, aproximando-se de pessoas mal-intencionadas ou buscando aceitação em grupos, como as gangues. Conforme o 2.º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), 21,7% dos brasileiros apanharam dos pais ou cuidadores quando crianças. Entre usuários de maconha, número sobe para 47,5%. Entre os dependentes de cocaína, é de 52%. Desse modo, fica evidente os impactos negativos que uma infância violada trás traz, alterando a qualidade de vida e a satisfação do jovem com a mesma(Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, consta-se necessário a previdência acerca do combate às violências sofridas na primeira infância. Para tanto, é certo que o Ministério da Justiça, por meio de propagandas televisionais, centralize o dever da sociedade, a fiscalização sob possíveis casos de violência doméstica infantil e a utilização do disque denúncia 181. Como também, em ação conjunta com o Ministério da Saúde e psicólogos, a respeito da educação não violenta, como sendo uma alternativa adversa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e repressão como método educativo, e os efeitos positivos que a compreensão dos pais ao sentimento dos filhos, (Sem vírgula) têm para sua formação como indivíduo. (Apresente todos os elementos da proposta)

Comentários do corretor


Há um limite para desenvolver a redação. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200