As consequências da violência doméstica podem ser muito sérias, pois crianças e adolescentes aprendem com cada situação que vivenciam, seu psicológico é preservado pelo relacionamento das pessoas com quem convive, e o primeiro grupo social que a criança e adolescente tem contato é a família. O meio familiar é considerado um espaço privilegiado para o desenvolvimento físico, mental e psicológico de todos. Consequentemente, se uma família causa danos a suas crianças e adolescentes, logo, estes podem sofrer lesões tanto físicas como psicológicas e mentais que afetam especialmente a área em relação à educação e aprendizagem, como também atinge a psique e a saúde. Crianças que sofrem maus-tratos estão em maior risco de desenvolverem várias condições, tais como: depressão, TEPT (Transtorno do Estresse Pós-traumático), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), transtorno de personalidade, sintomas psicóticos e comportamentos antissociais. Além disso, essas crianças têm maior chance de quando alcançarem a adolescência ou fase adulta, de: cometerem crimes, serem presas, praticarem a autolesão e cometerem suicídio (Apresente dados que comprovem essa afirmação). A criança e o adolescente são pessoas que estão em fase de desenvolvimento e para que isso aconteça de uma forma equilibrada é preciso que o ambiente familiar proporcione condições saudáveis de desenvolvimento, o que inclui estímulos positivos, equilíbrio, boa relação familiar, vínculo afetivo, diálogo, entre outros. (Truncamento) Pois, como diz Weiss (2004, p.23): Aspectos emocionais estariam ligados ao desenvolvimento afetivo e sua relação com a construção do conhecimento a expressão deste através da produção escolar (...). O não aprender pode, por exemplo, expressar uma dificuldade na relação da criança com sua família; será o sintoma de que algo vai mal nessa prática. (Use aspas para delimitar o início e o fim da citação) Partindo dessa hipótese, pode-se afirmar que um ambiente familiar hostil e desequilibrado, (Sem vírgula) pode afetar seriamente não só a aprendizagem como também o desenvolvimento físico, mental e emocional de seus membros; pois, (Sem vírgula) o aspecto cognitivo e o aspecto afetivo estão conectados, assim, um problema emocional procede de uma situação familiar desestruturada que reflete diretamente na aprendizagem.O diagnóstico da violência doméstica constitui-se em um desafio, principalmente por ser assunto complexo e polêmico, que afeta e altera toda a estrutura familiar. Por isso, muitas vezes os atos violentos ficam limitados a quatro paredes do que se chama “lar”, ou então, a violência é utilizada como pretexto para uma boa educação. Claro que a correção é precisa para moldar o caráter da criança, porém, agredir fortemente, com ódio e causar propositalmente lesões graves, isso é a prática de violência doméstica. Sendo assim, torna-se necessário incentivar os familiares a denunciar o agressor caso esteja ciente dos abusos, mesmo que seja vergonhoso ou ate mesmo por medo é necessário fazer a denúncia. Se cada familiar ciente fizer isso, os casos diminuíram consideravelmente.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |