O romance filosófico ´´Utopia´´. (Vírgula) criado pelo escritor Thomas Morus More (Vírgula) no século xvi (Vírgula) retrata uma civilização perfeita e idealizada, na qual a engrenagem social é altamente desprovida de conflitos e problemas. Tal obra fictícia, (Sem vírgula) mostra-se distante da realidade contemporânea na tocante violência doméstica que ocorre contra crianças e adolescentes. (Vírgula) problema ainda a ser resolvido no Brasil. Esse panorama lamentável ocorre não só em razão da falta de campanhas educativas, mas também da falta de capacidade que autoridades têm para identificar situações de agressão quando é preciso. Desse modo, torna-se fundamental a análise desse conjuntura para reverter este quadro. ´
Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar que a carência de investimentos deriva da ineficácia do poder publico, no que concerne a criação de mecanismos nos cais caibam tais recorrências. Sob a persperctiva do filósofo Jonh Locke, o Estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos fundamentais dos indivíduos e proporcionar relações harmônicas. Entretanto, é notório o rompimento desse contrato no cenário hodiurno brasileiro, visto que devido à baixa atuação das autoridades, entre 2016 e 2020, pelo menos 1.070 mortes de crianças foram identificadas. destante, fica evidente a ineficiência da máquina administrativa nesta situação caótica.
(Boa estratégia coesiva) É é preciso (Vírgula) ademais, analisar a escassez de discussões e a sua influência na problemática. Acerca disso, a escritora brasileira Djamila Ribeiro defende que, para atuar em uma realidade, deve-se antes tirá-la da invisibilidade. No entanto, a ideia é deturpada na prática, dado que autoridades como policiais e principalmente profissionais de educação não são devidamente treinados para esta situação, deixando essa discussão sem prioridades e dificultado.
(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto (Vírgula) que ações sejam elaboradas para mudar este quadro de extrema discussão. Com isso, é necessário que o Estado em suas 3 esferas, municipal, estadual e federal, desenvolva com ajuda de profissionais da área da educação e de conselhos tutelares, assistência social às pessoas nesta situação. Isso deve ocorrer mediante o direcionamento de verbas aos setores responsáveis de cada município para a o desenvolvimento de campanhas e projetos pedagógicos que ensinem principalmente crianças junto de seus pais, como se protegerem de tal problema. (Vírgula) a fim afim de termos finalmente a diminuição deste problema.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |