No seriado televisivo "Chaves", o personagem Sr. Madrugada constantemente utiliza de meios violentos para repreender e "educar" o personagem principal. Hodiernamente a realidade do protagonista Chaves, observam-se casos semelhantes na sociedade brasileira, pois a violência doméstica sofrida por crianças e adolescentes se faz presente no corpo social verde-amarelo. Isso se deve à cultura estigmatizada de utilizar da agressão como forma de reeducar os jovens da nação (Muito bem. Formulou a tese), e é fator primordial para que os mesmos venham a desenvolver problemas decorrentes das violações.
Primordialmente, é necessário destacar a ideia enraizada de que a violência é um modo válido de se educar um jovem. Nesse contexto, o sociólogo Émile Durkheim defende que o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotado de coercitividade e exterioridade. A teoria do pensador se aplica ao cenário da violência doméstica, pois historicamente, (Sem vírgula) agressões físicas e verbais são vistas como forma de repreender as crianças quando as mesmas cometem erros, comportamento que é repetido pelos infantes ao atingirem a maior idade, replicando as mesmas agressões que sofreram quando jovens (Melhore a apresentação dessa discussão). Tal fator alarmante confronta a própria lei, pois o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), (Sem vírgula) proibi proíbe violações de qualquer natureza a essa população.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é necessário mencionar os impactos das agressões no período da infância para o desenvolvimento social dos indivíduos. Nesse viés, Paulo Freire, sociólogo brasileiro, afirma que: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar o opressor". Tal alegação reverbera no caso brasileiro, pois quando a violência se torna método de ensino, os educandos tendem a adotar comportamentos agressivos contra terceiros. A exemplo, na série "Sex Education", o personagem Adam, que tem uma relação conflituosa com seu pai, desconta suas frustrações contra Erick, aluno que estuda também na mesma escola. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. O Conselho Tutelar deve instituir uma central de denúncias para casos denunciados ao mesmo, iniciando investigações sobre as agressões denunciadas contra crianças e adolescentes, podendo mesmo intervir em casos comprovados. Ademais, o Ministério da Educação, juntamente as instituições públicas de ensino, deve contratar psicólogos para o corpo de docentes das escolas públicas, a fim de incentivar os jovens a tratarem devidamente eventuais traumas causados por relações problemáticas com pais ou responsáveis. Desse modo, o tema narrado em "Chaves" será mitigado no Brasil, permitindo que um país mais harmonioso e consciente seja construído desde o âmbito familiar. (Apresente os meios)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |