A violência doméstica não é sofrida somente por mulheres, mas também por crianças. Casos onde as agressões (Vírgula) ou até mesmo assassinatos, podem ser causados, geralmente pelas pessoas mais proximas da criança, por exemplo, pai, mãe, babá, avô, avó, tio e etc. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Casos de agressão contra crianças aumentou no ano de 2020 (Apresente a fonte do dado apresentado), início da pandemia do covid-19, resultando em mortes violentas de mais de 213 crianças, entre 4 a 9 anos de idade. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Na maioria desses acontecimentos não é identificado registros de denúncias, pelo fato de existir intimidação e amedrontamento vindo da parte do agressor. (Argumentação limitada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para emplacar a diminuição dos casos de agressão contra crianças, devem induzir policiais, profissionais da educação e conselhos tutelares para que eles possam intervir. Familiares, amigos e vizinhos também podem ajudar denunciando pelo disque denúncia 181. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |