No tempo em que a escravidão predominava no Brasil, os filhos dos escravos eram obrigados à a trabalhar desde cedo; também sofriam com torturas e maus-tratos por parte de seus proprietários. Atualmente, a violência contra crianças tem acontecido dentro de casa por aqueles que deviam protegê-las, a família. Isso ocorre devido à associação da agressão física como uma forma de educar e a falta de punição para esses agressores. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, esses abusos fazem com que esses pequeninos carreguem traumas psicológicos e físicos permanentemente. Isso quando não têm sua vida ceifada, como no caso de Henry Borel, agredido pelo padrasto, o que resultou em sua morte. Visto que essas barbáries acontecem em ambientes domésticos seu combate é demorado e difícil de realizar, pois por medo de serem "castigados" eles não pedem ajuda, ficando à mercê desses malfeitores. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a legislação é branda e não pune devidamente esses agressores, dando a sensação de impunidade e consequentemente levando à a casos como o de Henry a se repetirem. Por exemplo, há algum tempo um menino foi encontrado pela polícia preso em um barril em sua casa, e com fome se alimentava de suas fezes, feitas ali mesmo. Ao fim de que acabar com essas crueldades contra crianças se torna cada vez mais importante e necessário. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para resolver essa problemática, é necessária a criação de leis mais severas e aplicação delas através do Poder Legislativo. Como também cabe ao governo garantir o Estatuto da Criança e do Adolescente e capacitar o Conselho Tutelar, policiais e educadores para identificar sinais de agressão, tanto físicos e psicológicos, através de palestras com psicólogos especialistas na área, para que a segurança infantil seja garantida e eficaz. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |