De Durkheim até Arendt - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 07/08/2022

Status:

Corrigida
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O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura o direito à vida e à saúde para esse público. Porém, é mais que claro que esse ideal não encontra sua literalidade na realidade brasileira hodierna. Nesse sentido, é valido dizer que o fato desse nefasto problema (Precisa estar mais explícito) ter um caráter cíclico, e a insuficiência educacional, no que tange a formação ética do indivíduo, são fatores motivadores desse revés. Assim, é necessário pensar formas de combate à violência doméstica contra o público infantil.

Nessa perspectiva, é mister entender que essa caótica conjuntura tem uma natureza circular. Segundo a teoria do "Fato social", desenvolvida pelo sociólogo Emile Durkheim, o caráter do indivíduo é moldado a partir do meio social no qual ele está imerso. A partir disso, infere-se que, se uma criança viver em um ambiente violento, ela irá assimilar valores tóxicos, e reproduzi-los como tais. Dessa forma, o paradigma da violência doméstica perdura. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a incapacidade do homem em exercer sua moral também é um sustentáculo do problema. Conforme a filósofa alemã Hanna Arendt, em uma sociedade na qual o exercício da moral não é feito, o mal é banalizado, e, por conseguinte, perpetuado. Sob esse viés, a falta de formação ética das pessoas no âmbito educacional corrobora para a manutenção do empecilho. Por isso, pensar formas de aprimorar a educação é vital.(Abordagem limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário cogitar soluções para essa problemática conjuntura. Cabe ao Ministério da Educação implantar programas educacionais nas escolas, por meio da disponibilização de verbas pelo governo federal, a fim de não só prover o público infantil com uma formação ética sólida, como também incentivar os alunos que sofrem algum tipo de violência dentro de suas casas a denunciar tal injúria. Dessa maneira, será possível prover os direitos à vida e à saúde para as pessoas dessa faixa etária, já assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200