Segundo dados da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), são registrados no Brasil, por hora, cerca de cinco casos de agressão a menores. Desse modo, para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes, é preciso perceber que a violência doméstica infantil também está relacionada a questões culturais e à desinformação, sendo também a violação dos direitos infantis. (Muito bem. Formulou a tese)
Indubitavelmente, as violações dos direitos infantis não são somente as de agressões físicas e psicológicas, mas também o abandono do menor, a exploração de trabalho e a negação à educação. No entanto, a fase da infância e adolescência são períodos da formação de um indivíduo e o afeto da família juntamente com a frequência escolar são cruciais para o seu desenvolvimento saudável (Reestruture essa ideia). Deste modo, os atos violentos infantis e a ausência familiar podem causar sequelas psicológicas irreversíveis.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, uma das principais causas dos agravamentos desses problemas são, (Sem vírgula) a falta de informação e a negligência. Sobretudo, a melhor forma de coibir a agressão e garantir esses direitos é denunciando, porém, muitas vezes, a vítima não sabe como agir e a quem recorrer diante dessa situação, ou até mesmo as pessoas que presenciam tais atos criminosos não denuncia e acabam sendo coniventes com esse tipo de violência, que acaba se perpetuando. Por conseguinte, é necessário a existência de suportes sociais que atendam essas vítimas. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, tais como: a melhora da educação, uma geração em ascensão e com uma boa educação moral e ética, (Sem vírgula) não irá praticar violência na rua e tampouco em casa. Inserir psicólogos nas escolas e em lugares de trabalho proporcionaria um diálogo, orientação e expressão do que se passa na vida das crianças e dos responsáveis, estes, (Sem vírgula) podendo recorrer a cura da doença, além disso uso da mídia como meio conscientizador e o principal, a denúncia. Segundo Immanuel Kant: "O homem é aquilo que a educação faz dele." (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |