A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5° o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro, inclusive as crianças. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a violência doméstica infantil, dificultando (Vírgula) desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorevem esse quadro. (Formule a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o crime contra crianças. Nesse sentido, essa conjuntura (Vírgula)seguindo as ideias do filósofo contratualista John Lock, configura-se como violação do "contrato social" visto que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a segurança infantil, o que infelizmente é evidente no país. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a falta de fiscalização como impulsionador para a violência contra os menores no Brasil. Segundo dados do Estatuto da Criança e do Adolescente (Vírgula) em 2022, 5 em cada 10 crianças sofrem de alguma forma de crime, como por exemplo: sexual , violência e até morte. Diante de tal exposto, logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é indispensável que o Ministério de Defesa, por intermédio das Forças Armadas (Vírgula) cumpra um mutirão de propagação dos cuidados as crianças a fim de mostrar que qualquer crime será punido com severidade. Paralelamente é imperativo um departamento de fiscalização aos órgãos de proteção que estão em função. Assim, se consolidará uma sociedade mais responsável na segurança infantil onde o Estado desempenhará corretamente seu "contrato social" tal como afirma Jonh Lock. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |