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Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 18/08/2022

Status:

Corrigida
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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a violência doméstica contra as crianças apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto do silenciamento social (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Primeiramente, é importante pontuar que a violência doméstica contra as crianças deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos (Dê exemplos) que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, “O Estado é responsável pelo bem-estar da população”, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, o governo pouco ou nada se faz perante os casos de violência doméstica contra as criança, no qual as leis que regem as crianças são fracas e insuficientes e os agressores, por muitas vezes, acabam por não serem punidos, contribuindo assim para o fortalecimento do caos. Desse modo, faz-se necessário a reformulação dessa postura estatal perante as leis que protegem as crianças e os adolescentes.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar o silenciamento social como promotor da problemática. Partindo desse pressuposto, muitos casos de violência doméstica contra as crianças poderiam ser solucionados – e até mesmo evitados homicídios de crianças e adolescentes - caso alguns familiares e demais testemunhas buscassem denunciar os agressores, sobretudo por possuírem medo ou até mesmo concordarem com o ato de agressão, achando ser uma forma de “punição educativa” para a criança, que muitas vezes essas agressões são através de xingamentos, humilhações, chantagens emocionais entre outos (Melhore a apresentação dessa ideia). Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o silenciamento social contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militar a violência doméstica contra as crianças necessita-se, urgentemente, que os municípios de todos o país invistam no fortalecimento das leis que regem as crianças, criando meios que averigúem o seu funcionamento e sua eficiência, buscando sempre sua melhoria para que possam ajudar o máximo de crianças e adolescentes. Concomitantemente a isso, o Ministério da Educação deve criar uma disciplina escolar que reflita sobre o comportamento humano, com a condução de psicólogos especializados no tratamento de crianças e adolescentes, para que assim possam identificar e tratar as vítimas de agressão, a fim de minimizar os impactos psicossociais da violência doméstica contra as crianças e adolescentes, contruindo assim, para a Utopia de More. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200