A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, (Sem vírgula) quanto à questão da violência sofrida pelas crianças. Diante dessa perspectiva, nota-se a consolidação de um grave problema, em virtude de subnotificação dos casos e associação das agressão agressões à pobreza. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, evidencia-se que muitos casos se tornam "invisíveis" devido à falsa crença em que laços sanguíneos garantem a segurança das crianças. Além disso, é retratado na obra "One piece" (Vírgula) de Eiichiro Oda, o personagem Sanji que durante sua infância sofreu abusos e agressões constantes por parte de seus irmãos e seu pai. Fora da ficção, a sociedade contemporânea não difere da obra, onde até os familiares podem ser agressivos. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a ilusão de que a violência está relacionada com a pobreza dificulta a solução do problema, segundo a integrante do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária, Edinalva Severo, casos que acontecem em classes mais baixas (Melhore a progressão de ideias) acredita-se que há mais chances de punição. Em contra partida contrapartida, as pessoas de classes altas contratam advogados, em alguns casos para incriminar o denunciante, causando medo e dificultando a intervenção. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, se faz faz-se necessária uma ação por parte do Estatuto da Criança e do Adolescente em parceria com o governo federal, adotar medidas como: promover campanhas educativas sobre direitos humanos bem como divulgar os canais de denúncia. Ademais capacitar profissionais da educação e o Concelho Conselho Tutular Tutelar para identificar situações de violência. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |