A violência causada no dia a dia contra as crianças dentro dos seus lares - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 23/08/2022

Status:

Corrigida
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No dia a dia vemos e ouvimos relatos de diversos tipos de violência infantil, entre esses tipos de violências está a violência doméstica contra a criança. Esse tipo de violência é muito frequente nos dias de hoje e é apresentada de várias maneiras, seja física, psicológica, sexual e até mesmo a negligência, esses tipos de violências ocorrem em diversos setores na sociedade, até mesmo na justiça (estado), simplesmente pelo fato de a criança não ser ouvida e observada pelas pessoas ao redor e pelo fato de presenciarem a violência e não tomarem atitudes para denunciar o ato. (Melhore a contextualização do tema)

Notamos que crianças passam por muitos casos de violências domésticas e que muitas das vezes através da negligência esses casos ficam sem solução e isso ocorre na maioria das vezes, esses tipos de violências levam sempre a consequências terríveis para essas crianças, desde pequenas lesões corporais até um trauma psicológico. Em muitos casos são por apanharem, serem gritados, xingados, ameaçados, torturados, também por serem privados de suas alimentações e nos piores casos violentados sexualmente. Acabamos não notando mudanças no comportamento da criança. (Reestruture essa discussão. Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo a Unicef (Vírgula) nos últimos 5 anos, cerca de 35 mil crianças foram mortas de forma violenta no Brasil (Melhore a coesão textual) as 35 mil mortes violentas de pessoas até 19 anos identificadas entre 2016 e 2020, mais de 31 mil tinham entre 15 e 19 anos. A violência letal, nos estados com dados disponíveis para a série histórica, teve um pico entre 2016 e 2017, e vem caindo, porém o número de crianças de até 4 anos vítimas de violência letal aumenta. E nos últimos 4 anos, cerca de 180 mil meninas e meninos foram violentados sexualmente no país. A violência contra a criança acontece, principalmente, em casa. (Reestruture e explore com produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com a Constituição federal e com o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) foram formuladas leis que têm o dever de serem cumpridas para proteger essas crianças dos atos de violências, assim alguns dos artigos como 227/CF e o artigo 5º do ECA (Vírgula) os quais dizem que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, entre outros direitos, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, opressão ou omissão aos seus direitos fundamentais. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma o que se deve ser feito é uma reformulação de mais rigor nas leis da Constituição federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que a justiça assim como o Estado explane mais as leis para a sociedade, para que se tenha cumprimento das mesmas. Entendendo (Vírgula) assim, que tanto as violências físicas, verbais e sexuais quanto a negligência se torna um crime direto passivo de pena entre dois meses a 12 anos de detenção e multa, podendo ter a pena aumentada de um sexto a um terço por tratar-se de crianças, adolescentes e jovens conforme previsão da Lei n. 9.455/1997. (Apresente todos os elementos da proposta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Reestruture e explore as ideias com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200