A série norte-americana "The Boys", exibida pela plataforma Prime Vídeo, apresenta uma ficção em que a sociedade é falsamente protegida e diviniza seus dissimulados super-heróis. Em determinado episódio (Vírgula) Billy Bruto, personagem que deseja mostrar ao mundo todo o falso caráter dos "supers", relembra a sua infância com desprezo, na qual seu pai o espancava, sua violência foi tamanha que Bruto optou por fugir de casa, abandonando seu irmão que após algum tempo cometeu suicídio. Paralelamente a trama, encontra-se a realidade brasileira em que o embate em como combater a violência doméstica contra crianças se faz presente, impactando a vida de muitos jovens. Nesse sentido, é válida a análise a cerca dos fatores que influenciam a questão, dando ênfase o arcadismo familiar e a inobservância social. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, o arcadismo familiar é o principal responsável pela existência da problemática. Segundo o sociólogo Pierre Bordieu, as famílias tendem a incorporar as estruturas sociais de sua época, por conta disso não sabem lidar com determinadas situações. Desse modo, indivíduos ainda possuem enraizados em suas mentes ideais utilizados por seus antepassados, na maioria das vezes iludidos por sua infância, não sabem diferenciar criação de traumas de formas de educação e fazem uso da violência para punir e "educar" seus filhos (Melhore a construção dessa ideia), não atentando-se a brutalidade, gatilhos psicológicos e sofrimento que acarretam a seus primogênitos, portanto, necessita-se uma mudança de pensamento que retire esse ideal arcaico da consciência familiar.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a inobservância social cristaliza a existência da problemática. A palavra cidadão tem origem latina, e traz com ela diversos significados do que é ser cidadão, além de todos os direitos, carrega também deveres que necessitam ser acatados pelos cidadãos brasileiros. Um dever de ordem moral e coletiva, (Sem vírgula) é o de denunciar casos de violência contra crianças e jovens. (Truncamento) Pois, durante o ano de 2020 (Vírgula) foram mortas 213 crianças de até 9 anos de idade segundo a UNICEF (Fundo Das Nações Unidas Para a Infância). Nesse sentido, observa-se a importância da denúncia, que durante a pandemia foi, em grande parte, impossibilitada pela falta de contato das crianças com a escola, amigos e outros familiares. Logo, ressalta-se a importância do estímulo a consciência coletiva e a compaixão ao que próximo que pode mudar o destino de uma criança. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para garantir o combate a violência doméstica contra crianças no Brasil, urge que o MEC (Desenvolva a sigla), órgão responsável pelas políticas públicas educacionais, em parceria com escolas (Vírgula) conscientize a população por meio de palestras destinadas aos pais e realizadas por psicólogos infantis. Além disso, cabe à mídia promover o estímulo a denúncia por meio de campanhas televisivas que influenciem tanto as crianças relatarem sua situação, quantos à àqueles que a presenciam mas permanecem omissos., (Uso inadequado da pontuação) tais ações devem ser realizadas com o intuito de conscientizar a população sobre as formas de combate a violência doméstica contra crianças. Dessa maneira, diferentemente de Billy Bruto, não haverão mais crianças que sofrem ao relembrar de sua infância no Brasil.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |