A falta de segurança - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 14/08/2022

Status:

Corrigida
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Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, é garantido a segurança e o bem-estar aos jovens brasileiros. No entanto, nota-se que o número de violência, especialmente a doméstica, contra esse grupo aumenta cada vez mais (A ideia de criança precisa estar mais evidente). É possível constatar que, (Sem vírgula) o que impede o combate a violência doméstica são dois aspectos: a falta de denúncia e a falta de punição.

Destaca-se, primeiramente, que é a falta de denúncia o principal fator que dificulta o combate a violência doméstica contra as crianças brasileiras. Sendo que, pela incapacidade da vítima de denunciar, ela se torna dependente de seus responsáveis legais para realizar a acusação. Todavia, a denúncia não é realizada por causa do agressor que, na maioria das vezes, é um dos responsáveis pela vítima e devido ao círculo familiar da criança que não aprendeu a reconhecer os sintomas da agressão. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, como não há denúncias, não há uma devida punição contra os agressores. Isto permite que o número de casos de violência doméstica contra crianças cresça e que não haja nenhuma mudança no âmbito social brasileiro. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, esses dois aspectos evitam a real exterminação desse problema tão grave no país. Portanto, para combater a violência doméstica contra crianças cabe ao Ministério dos Direitos Humanos, (Sem vírgula) criar campanhas, através das redes midiáticas, que alertem a sociedade sobre os sintomas da agressão, facilitando a denúncia. Também, cabe ao governo federal criar leis mais rígidas que permitam a punição dos agressores. Assim, o Brasil poderá garantir a segurança às suas crianças. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200