No filme “Matilda” (Vírgula) a protagonista é uma criança que vive em uma família completamente desestruturada, na qual a negligência em vários aspectos, desde ficar sozinha até a violência psicológica (Melhore a construção de sentido). Fora da ficção,é notório o número crescente de crianças que sofre violência doméstica,isso se evidencia tanto pelos traumas mentais,quanto pelas agressões físicas que podem culminar em morte (Muito bem. Formulou a tese).Nesse sentido,faz-se necessário encontrar medidas que alertem as autoridades sobre essa prática aterrorizante e silenciosa.
Frente a este aspecto, cabe ressaltar que no artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), (Sem vírgula) traz a importância do respeito pela inviolabilidade da integridade física,moral e psíquica das crianças e adolescentes.Contudo,o que se percebe são danos gravíssimos sendo infligidos a essas pessoas vulneráveis,e muitas vezes invisíveis à sociedade,uma vez que os maiores abusadores estão dentro de suas casas,o qual acarreta assim, (Sem vírgula) o no silenciamento da vítima. Nesse viés,as consequências para os abusos psicológicos vivenciados durante a maturação pessoal, (Sem vírgula) são sentidas pelo resto da vida, a exemplo da baixa autoestima,a tristeza,a agressividade e até prejuízos no rendimento escolar (Melhore a apresentação dessa discussão).Logo, é imperativo que o poder estatal assegure uma fiscalização mais eficaz de suas leis e que promova punições severas aos infratores, para que não venha a repetir histórias como a da menina Isabella Nardoni.
(Boa estratégia coesiva) Além disso,vale lembrar que a violência contra a figura infantil remonta aos tempos da Antiguidade, visto que algumas cidades -como Esparta- sacrificavam as crianças deficientes ou as abandonaram para serem devoradas por lobos, por as considerarem que não aptas a serem guerreiros. De igual modo,anualmente,segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria(SBP),morrem em média 200 crianças com menos de quatro anos por agressão (Melhore a relação entre as discussões).Lamentavelmente,essa prática corriqueira é subnotificada pelas autoridades e quem deveria os proteger protegê-los,na verdade é quem mais os colocam em risco.É desolador, (Sem vírgula) verificar que o país signatário dos Direitos Humanos, (Sem vírgula) não zele pela integridade e bem-estar de seus pequenos cidadãos.
(Boa estratégia coesiva) É urgente,portanto,a busca pela identificação de sinais e fatores que levam aos maus-tratos das crianças. Diante disso,o governo no âmbito do Ministério da Educação -órgão responsável pela transmissão e capacitação dos profissionais de ensino,deve fomentar estratégias educacionais,como o dia da "Escuta aberta",através de palestras e oficinas sobre a temática de identificação da violência, com psicólogos e professores capacitados, para que os alunos se sintam seguros ao falar sobre os abusos sofridos. Espera-se,com isso,obter uma relação de confiança e respeito entre os profissionais e as crianças, como verificado no filme Matilda e o ciclo do silêncio seja, enfim, rompido. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |