Na série Anne With an “E”, é retratada uma cena em que um professor bate em um de seus alunos, Cole, como forma de discipliná-lo. De maneira análoga à série, no Brasil, a violência contra as crianças se faz pertinente. Tal problemática ocorre pelo contexto histórico e pela ausência de denúncias. (Abordagem tangencial)
Em primeira análise, é importante destacar a relação histórica da forma de educação. A Lei Menino Bernardo promove uma educação sem base violenta e garante os direitos da criança. Apesar disso, muitos pais e familiares, ainda, acreditam que, para que se possa educar uma criança, é preciso usar de algum tipo de violência. Tendo isso em vista, mudar essa percepção é, extremamente, importante para a segurança de todas as crianças. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a ausência de denúncias sobre os casos de violência contra as crianças colabora para a permanência da problemática. Assim, é importante apresentar o levantamento de dados, feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o qual mostra que 60% dos casos de violência infantil acontece no ambiente domiciliar. Sendo assim, muitos casos são omitidos e crianças, infelizmente, são silenciadas pelos seus familiares. Portanto, medidas devem ser tomadas, a fim de acabar com o silenciamento das vítimas. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, torna-se necessário que, para erradicar a problemática apresentada, medidas devem ser tomadas. Cabe, portanto, ao governo federal - principal responsável pela implementação de leis - inserir psicólogos nas redes educacionais, por meio da criação de leis que visem sua a contratação, a fim de incentivar as crianças a denunciarem os casos de violência. Somente assim, o acontecimento da série Anne With an “E” não representará a realidade brasileira. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Mantenha os aspecto positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |