Além da Constituição federal de 1988, o Estatuto da criança e do Adolescente (ECA ) deve assegurar o bem-estar físico e emocional de todas as crianças e adolescentes. Porém, no Brasil, o número de violência doméstica contra crianças vem sendo elevado. Nessa conjuntura, é válido discutir ações com o intuito de amenizar a problemática que é causada falta de preparação para maternidade e paternidade e situações de carência econômica. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que nem todos os pais têm preparação psicológica para cuidar de uma criança. Segundo dados estatísticos, em 2019, dos nascimentos no Brasil,19.330 foram de mães até 14 anos. Assim, sendo evidente que a maioria não tem preparação para cuidar de crianças (Reveja a construção dessa ideia).
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o Brasil é um país subsenvolvido, assim, a maioria das pessoas são de baixa renda (Isso é um critério para ser violento?). Nessa conjuntura, obviamente as pessoas têm dificuldades para sustentar a criança ou adolescente, com isso, vem o estresse e o responsável acaba se descontrolando e agredindo a criança. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Em relevância aos argumentos apresentados, são essenciais medidas para a reversão do estigma, como a criação de órgãos gorvernamentais com o intuito de supervisionar todas as crianças, seja em casa ou na escola, através de conversas com a criança ou observando o comportamento da criança. Em relação ao cuidador das crianças, cabe ao governo ofecerer palestras ou tratamento psicológicos com o objetivo de conscientizá-los. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |