Na atualidade casos de agressões no ambiente doméstico são noticiados diariamente, comumente tendo mulheres como vítimas. Contudo a violência doméstica não se restringe apenas a elas, muitas crianças sofrem cotidianamente com violência tanto verbal quanto física. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Entre 2016 e 2020 cerca de 1070 crianças foram mortas agressivamente em um ambiente que deveria fornecer proteção e afeto. Esses casos não são noticiados ou são raramente expostos devido à ilusão passada de que o laço familiar impede qualquer tipo qualquer tipo de violência e pelo enraizamento de que o único modo de se educar uma criança é através de palmadas e castigos severos. Outra situação erroneamente associada a essas agressões são de que elas somente ocorrem em periferias, o que não é verdade já que casos como Henry Borel e Isabella Nardoni desmentem isso (Melhore a apresentação dessa discussão). As consequências das agressões não são somente físicas e nem duram somente até as marcas desparecem, em suma elas afetam essas pessoas até a vida adulta, pesquisas demonstram que agressões na infância traumatizam as vítimas, deixando-as com ansiedades, depressão, antissociais e com medo de contato físico. (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) O governo federal juntamente do Ministério Da Cidadania têm a obrigação de se fazer cumprir o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo assim fazem-se necessárias campanhas em escolas, com foco em salas de aula, com a finalidade de conscientizar pais e alunos de que a violência contra crianças em âmbito doméstico, que acontece com frequência, é crime e não deve ser confundida com um método educacional. (Evite um paragráfo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |