Em “As Mulheres de Tijucopapo”, da autora Marilene Felinto, a garota Rísia é espancada pelo pai após chegar em casa depois de andar de bicicleta com um garoto, o que o pai considera um desrespeito. Hodiernamente, a violência contra as crianças ainda é um desafio a ser lidado e que necessita de ações para o seu combate. Nesse sentido, a educação escolar para que as crianças saibam denunciar, assim como novas políticas de estado são um caminho para a mitigação do problema. (Formule a tese)
Precipuamente, é fundamental notar que a educação tem papel fundamental para que a criança reconheça os abusos e possa denunciar. Segundo a autora brasileira Vanessa Passos, o silenciamento dos oprimidos é resultado da imposição social ao qual foram submetidos, pois na realidade, ninguém nasce calado. Dessa forma, é necessário que as crianças sejam educadas na escola para reconhecer atos de violência que ponham em risco sua vida e, consequentemente, denunciar esses maus-tratos a fim de lidarem com menos danos. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em seguida, faz-se necessário a atuação governamental em prol da proteção de crianças e adolescentes. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, as três esferas do governo têm o dever de atuar na promoção de educação e amparo a essas crianças. Porém, não é o que se observa, visto que os casos de violência infantil só aumentaram ao longo do tempo com a pandemia. Com efeito, infere-se a continuidade do desrespeito aos diretos e cuidados infantis. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, medidas devem ser tomadas para que haja a amenização dessa situação preocupante a qual as crianças são expostas. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) – órgão responsável pela garantia dos direitos da família – deve, por meio de políticas públicas, garantir a fala das crianças violentadas e tomar medidas cabíveis a partir disso. (Truncamento) Através de conversas periódicas entre a criança e a psicóloga escolar deve-se proporcionar um ambiente tranquilo onde a criança possa falar e denunciar. Dessa maneira, poderá se facilitar a punição dos violentadores e o acolhimento à criança. (Proposta completa. Muito bem)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |