Na animação japonesa "one piece", mostra o passado do personagem Sanji, no qual sofreu durante sua infância violência física e psicológica por parte da sua família. Fora da ficção, a obra está ligada ao cenário brasileiro, uma vez que a violência doméstica contra crianças é um problema presente no país. (Truncamento) Em virtude de que a maioria dos pais acham que bater é uma forma de educar, juntamente com a falta de denúncia a esse comportamento.
Nesse sentido, tem-se a agressão como forma de educar como peça dessa problemática. Para solidificar tal ideia é oportuno retornar os estudos do naturalista Lamarck, no qual aponta que os indivíduos são fortemente influenciados pelo meio no qual vivem. Dessa forma esse infeliz cenário se dá a partir de indivíduos que cresceram e foram criados por meio da violência. (Truncamento) Que por conseguinte faz com que essas pessoas acreditem que essa é a forma certa de criar uma criança, logo enquanto esse comportamento existir difícil será a resolução da questão. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a isso, tem-se a falta de denúncias como um catalizador para esse impasse. Nesse sentido o sociólogo Zygmunt Bauman, (Sem vírgula) fala de como algumas instituições perderam suas funções configurando-se como "zumbis". Logo é notável que os cidadãos acham isso algo banal e não denunciam. Portanto é preciso mudar a mentalidade da população em relação a esse assunto. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Observa-se, pois (Vírgula) que a violência doméstica contra crianças é um série problema a ser solucionado. Posto isso é preciso que o Estado por meio do Ministério da Educação (Vírgula) o (MEC), deve desenvolver ações como foco no desenvolvimento crítico dos indivíduos, juntamente com a ajuda da mídia com propagandas que alertem a importância de denúncias. Dessa forma garantindo a segurança para várias crianças. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |