Em um país como o Brasil, no qual vemos índices altos de natalidade a cada ano que se passa, um fator preocupante que vem sendo invisibilizado e se tornando cada vez mais comum é a taxa crescente de crianças sendo violentadas e mortas de forma cruel, de modo que se opõe diretamente contra os direitos humanos e principalmente aos artigos e diretrizes do ECA (Desenvolva a sigla). (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Evite um parágrafo frasal)
Dados apontam que fatores sociais e por vezes a romantização da pobreza transmitida por muitos veículos comunicativos trazem um olhar de casos padronizados aos espectadores, que fazem com que esses tipos de ações pareçam ser comuns e normais perante a população brasileira, dando assim, (Sem vírgula) extrema relevância e indignação somente em casos vindos de classes médias e altas, quando na verdade tais atrocidades devem ser vistas com muita atenção e cuidado, visto que uma parcela considerável das violências que afetam crianças na primeira infância começam dentro de casa, vindo dos responsáveis e sendo notados por profissionais da educação durante a fase de alfabetização, através de comportamentos incomuns das crianças que passam por agressões físicas e psicológicas. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente traga inúmeras seções e advertências para esse tipo de conduta, todavia, sabemos que para combater a violência doméstica contra as crianças, (Sem vírgula) é preciso que muito mais que artigos e campanhas seja feito.(Abordagem limitada. Evite um parágrafo frasal)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Dessa forma, medidas cabivéis que auxiliam no combate deste problema seria investindo no aprimoramento do ensino e instrução dos profissionais da educação, assistência social e esfera cívil (policiais) a como lidar e intervir melhor nesses casos, com a ajuda de órgãos governamentais, visando sempre o bem-estar e saúde dos pequenos, os quais tristemente são vítimas e se encontram precocemente vulneráveis a essas agressões, por vezes morrendo sem ter para onde ou quem recorrer. (Evite um parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Ter uma boa base de afeto, amor, acolhimento, inclusão, educação e ensino é a chave para que os altos índices de natalidade no país continuem crescendo e estruturando a sociedade de modo positivo, sem que haja inúmeras outras crianças que quando chegam na fase de alfabetização infantil,(Melhore a construção dessa ideia) tornam-se mais um número na estatística de violência e óbitos que cercam essa faixa etária.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |