Na saga Harry Potter (Vírgula) o personagem Harry sofre violência de seu primo e tios tanto verbal e até física (Paralelismo), por ser uma criança isso se enquadra em um grande problema enfrentado nos dias atuais, a violência doméstica em crianças, um caso preocupante pois a falta de denúncias e o mal-estar tanto físico e mental da criança acaba se prejudicando. (Evite um parágrafo frasal)
´´Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada´´. Hanna Arendt retrata nessa frase, levando em conta o caso das crianças, a falta de denúncias que silenciadas as pessoas não percebem o mal da agressão, visto que o site ´´Lunetas´´ mostra como há uma ilusão em denúncias por associação de pobreza com violência, acarretando em crianças vítimas de uma sociedade onde a violência é silenciada. (Restruture)
(Melhore estratégia coesiva) Vale lembrar que a criança pode vir a crescer com traumas e hematomas na sua vida pela violências sofridas, pois uma criança quase nunca consegue denunciar a violência cometida e sem ajuda ocasiona em traumas pelo resto de sua vida, chegando até mesmo a desenvolver ansiedade, depressão, pânico, e vários outros problemas psicológicos. (Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto da alta violência doméstica em crianças, os governos estaduais devem expor mais o tema na sociedade (Vírgula) sendo em escolas ou lugares públicos (Vírgula) por meio de cartazes e palestras a fim de esclarecer a importância de denunciar esses casos, sendo esperado que a sociedade se atente mais em ajudar as crianças vítimas da violência doméstica. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |