De acordo com o artigo 227 da Constituição federal de 1988, diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à segurança, dentre outros. Contudo, o cumprimento da carta magma não está sendo feito no que diz respeito à criança, visto que, (Sem vírgula) os casos de violência doméstica contra elas vêm crescendo. Isso ocorre, (Sem vírgula) devido à negligência governamental e ao silêncio da sociedade em relação à proteção contra os indefesos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, vale destacar a questão governamental para combater este mal. De acordo com o filósofo Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Paralelamente, é notório que, (Sem vírgula) as às agressões feitas às crianças e adolescentes,(Sem vírgula) entram em detrimento da máxima do pensador, haja vista que apesar da Lei número 8.069 garantir a proteção integral à criança, os casos vêm aumentando, ou seja, há lacunas que permitem a prática das agressões às vítimas. Evidencia-se a regulamentação das leis, para o combate do problema. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é indiscutível o silêncio da sociedade diante da problemática. Martin Luther King dizia: "O que me preocupa não é grito dos maus, mas o silêncio dos bons". O silenciamento por parte da população, (Sem vírgula) causa empecilhos para a solução do problema pela falta de percepção dos sinais, nos quais os indivíduos apresentam como: as mudanças repentinas de comportamento de crianças e adolescentes, tristeza profunda, dores, entre outros. Cabe, (Sem vírgula) interromper as cadeias do silêncio como forma de combate ao impasse. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos em parceria com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), (Sem vírgula) devem propor campanhas educativas nas escolas e comunidades, por meio, (Sem vírgula) de palestras com especialistas com a função de alertar os pais e à população acerca da importância das denúncias a serem feitas em casos de violência doméstica infantil. Ademais, propagandas nos canais das mídias sociais deverão serem feitas para reforçar a conscientização. Espera-se com essa ação o fim da violência doméstica cumprindo a máxima de Mahatma Gandhi: "A não violência é a mais poderosa que todos os armamentos do mundo".
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |