Violência doméstica infantil - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 08/08/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em "Jane Eyre", obra da inglesa Charlotte Bronttë, a personagem Jane sofre violência física e psicológica por parte dos seus familiares, além de ser completamente ignorada pela, a figura de autoridade. Fora da ficção, essa obra está totalmente ligada ao cenário atual brasileiro, mesmo décadas depois da sua publicação, como pode se notar a partir do alto índice de brasileiros que sofrem violência doméstica infantil. Nessa perspectiva, convém analisar as causas desse revés, como a negligência governamental e o aspecto social. (Muito bem. Formulou a tese) 

Sob esse viés, é importante salientar a postura insatisfatória do governo para o combate da violência infantil em seus lares. (Truncamento) Pois, segundo a Constituição federal de 1988, é dever do Estado garantir a todos os direitos sociais (Vírgula) dentre eles, à segurança e ao bem-estar. No entanto, a frequente falta de políticas públicas (Dê exemplos), principalmente em regiões menos abastadas, faz com que agrave esse problema social, consequentemente reforçar os traumas na fase adulta dessas vítimas, tal como a personagem do livro passou na infância, reforçando ainda mais a importância das autoridades para acabar com essa situação, expondo a apatia da regência, que omite o seu dever. Dessa forma, não é justo que a máquina pública protagonize na categoria de segregação do país. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Tem se, além disso, a relevância do aspecto social no revés. De acordo a filósofa alemã Hannah Arendt, o exercício da cidadania se dá quando os indivíduos se mobilizam contra eventos negativos recorrentes no espaço público. De maneira análoga, esse exercício encontra-se inativo no povo brasileiro, pois vista que a nação não se comove com o fato 58% das denúncias, (Sem vírgula) são referentes a alguma categoria de violência contra crianças e adolescentes, conforme a Ouvidoria Nacional dos direitos humanos. (Truncamento) Sendo inadmissível em uma nação que se consagra plenamente desenvolvida, que esse desafio continue se reverberando.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário mitigar a violência doméstica infantil. Para isso, O Ministério da Justiça, órgão responsável por a aplicação das leis, com o Conselho Tutelar que tem a função de ajudar crianças e adolescentes em situação de agressão, criar algum sinal ou símbolo que caracterize para ajudar a denunciar em locais públicos, assim ajudará na segurança das vítimas. Além disso, é dever da mídia, no seu papel social, conscientizar e ajudar politicamente a adoção de uma postura com mais empatia, mostrar a real situação que essas vítimas passam, através de propaganda em meios digitais, dessa maneira irá combater esse desafio. Posto isso, será superado a violência doméstica infantil, é​​​​​​​ e não viveremos em um Brasil análogo ao (trama) "Jane Eyre".

Comentários do corretor


Explore a discussão com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200