døra - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 25/08/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Promulgada em 1988, a Constituição federal exerce um papel importante sobre os direitos sociais da população, inclusive para as crianças. Tal evidência é o Artigo 6 que demonstra a proteção à infância. Todavia, na sociedade hodierna, é comumente visto a alta dos casos de violência doméstica, cujos podem levar ao infanticídio. Nesse contexto, a negligência acerca do conhecimento infantil e a escassez de visibilidade sobre os tipos de abusos acometidos contra crianças são mazelas que devem ser mitigadas para reafirmar o bem-estar infantil. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, qualquer criança pode demonstrar comportamentos variados que são negligenciados ou omitidos, muitas vezes relacionados a hegemonia entre a família. Conforme o filósofo Michael Foucault dizia, as relações de poder estão em transformações ativas. Todavia, desde a Grécia Antiga, era comum cometer abusos contra crianças relacionados aos mitos e ao porte físico na época. Sob essa perspectiva, é evidente que, (Sem vírgula) o conhecimento deve ser valorizado para que haja formas de combater a violência doméstica, pois crianças com sabedoria podem ter mais chances de se protegerem de possíveis abusadores ao terem sido ensinadas sobre o que é errado desde o início, sem omissões por parte da família ou, até mesmo, das escolas. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os traumas são constantemente lembrados para aqueles que já sofreram alguma violação. Entretanto, artistas como Melanie Martinez, cantora e compositora renomada, lançou um álbum em 2016 intitulado como “Cry Baby”, que teve músicas como “Tag, you’re it”, música importante que fala sobre o assédio sexual contra crianças. Dessa forma, houve um aumento de discussões sobre as formas violentas de assédio, principalmente nas residências. Logo, é fundamental que haja mais visibilidade para assuntos que possam levantar pautas importantes acerca do combate contra a violência infanto-juvenil nas moradias. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, ainda há muita luta para reduzir os casos de violência doméstica, evitando assim o não cumprimento do Artigo 6 da Constituição federal de 1988. Logo, as escolas, conhecidas como instituições de ensino para crianças e adolescentes, devem realizar uma estratégia coesa para identificar sinais de crimes de violência doméstica, mediante conselhos de todo o corpo estudantil, com o fito de prevalecer o conhecimento, além de compartilhar a veracidade ao falar sobre a identificação de abuso. Além disso, os veículos midiáticos, importantes transmissores de informações, devem, ao recorrer às transmissões para a população, buscar conscientizar para que haja mais pessoas adeptas ao combate contra a violência doméstica, tendo assim visibilidade para prevalecer os direitos das crianças. Em síntese, haverá uma atenuação sobre a omissão diante das violências sofridas por menores de idade. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200