Max Weber, expoente sociólogo, definiu "Instituições Sociais", meio responsável por manter a união da sociedade. Ademais, caracterizou a família, primeira instituição, como causa da formação social do indivíduo. Entretanto, no Brasil, a violência doméstica contra crianças vai em desacordo com o pensamento destacado, na medida em que ela não permite a concretização das funções da organização primária defendida por Weber, como a integração na sociedade, em virtude da negligência dos pais e do Estado para a construção do corpo social. (Muito bem. Formulou a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Dessa forma, em primeira análise, casos como o de Henry Borel e de Isabella Nardoni, e a negligência de seus pais, não podem ser vistos como acontecimentos isolados. (Melhore a progressão de ideias) Por analogia, a omissão das obrigações legais pelos responsáveis no convívio familiar é um empecilho para a superação do abuso doméstico contra crianças, na medida em que afeta na formação social desses. Logo, é necessário combater esse grave problema para que não ocorra eventos como o de Borel e de Nardoni.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os menores de 18 anos são sujeitos de direitos e garantias específicas, como a proteção. Todavia, casos como o de Henry e de Isabella evidenciam a negligência do Estado para manter a sobrevivência desses indivíduos, que são vulneráveis perante à violência no ambiente familiar. Desse modo, o agravamento desse cenário transforma a manutenção da vida algo inalcançável às vítimas. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível medidas para a atenuação dessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação, responsável pela gestão da educação do Brasil, propor palestras de conscientização nas escolas para a identificação da violência doméstica contra as crianças e como delatá-la, por meio da ampliação do currículo escolar, a fim de garantir a sobrevivência a esses menores. Dessa maneira, a função da instituições sociais de Weber será possível para a construção da sociedade. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |