A Violência Doméstica Infantil Não Deve Ser Banalizada - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 03/08/2022

Status:

Corrigida
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A música ''Família'', interpretada pelo cantor Fábio Júnior, exprime que ''a família é uma fonte de amor inesgotável''. Contudo, o fato de agressões contra crianças serem também praticadas em ambiente familiar demonstra que essa definição não caracteriza todas as famílias residentes no Brasil contemporâneo. Ao buscar-se fatores que expliquem tal violência, o preconceito de que a agressão é a melhor maneira dos pais disciplinarem os filhos, o qual se perpetua em virtude da não constatação e punição da maioria dos casos de violência doméstica infantil, torna-se nítido. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, é evidente que o uso da força, desde os primórdios (Evite esse tipo de construção) do Brasil, como método disciplinador, tornou-se popular. Para exemplificar essa questão, torna-se oportuno trazer à tona o conto ''A Negrinha'', escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1920. Nesse conto, uma criança negra, mesmo após a abolição, é tratada como uma escrava, sofrendo agressões quando desagradava a personagem dona Inácia. Apesar de ser ficcional, a ''Negrinha'' não apenas representa as crianças do período colonial, mas também caracteriza uma parcela da população infantil contemporânea, que sofre com uma forma de violência justificada pelo seu suposto objetivo educativo (Essa ideia precisa ser explorada com mais produtividade).

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe destacar que a inexistência de denúncias de todos os casos de maus-tratos contra crianças gera a falsa sensação de que os familiares podem, sem nenhuma consequência, fazer da força um meio de lidar com os conflitos do cotidiano. Por isso, os profissionais das escolas de educação básica devem tentar identificar crianças que sofram agressões e notificar esses casos às autoridades responsáveis. De acordo com a escritora norte-americana Lionel Shriver, ''tudo que a violência faz é ensinar à criança que a força é um método aceitável de obter o que se quer''. Assim, os professores precisam manter um diálogo investigativo com os alunos que tenham um comportamento agressivo, bem como com os seus pais, já que eles podem, através dos seus atos, estar refletindo a maneira como são tratados por seus familiares. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o combate à violência doméstica contra crianças pode ser empreendido, efetivamente, a partir da consideração dos fatores supracitados. Dessa forma, é preciso que o Ministério da Educação oriente os profissionais do ensino sobre os métodos para identificar as crianças vítimas de maus-tratos, por meio de cursos de capacitação, disponibilizados através de uma plataforma virtual, com o objetivo de possibilitar a denúncia contra os agressores. Por consequência, os pais serão obrigados a abandonar o método retrógado de se utilizar a força para disciplinar os filhos, e todas as crianças brasileiras passarão a fazer parte de famílias que sejam apenas fontes de amor, como evidenciado na música de Fábio Júnior. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200