De maneira análoga, no Brasil, a violência doméstica contra as crianças segue, atualmente, um sentido oposto às políticas de melhoria, criadas nos últimos anos (Dê exemplos), com o objetivo de minimizar a problemática. Dito isso, faz-se necessária a compreensão da complexidade da questão a partir de uma análise sobre algumas de suas causas, em proeminência, a insuficiência legislativa e a negligência governamental. (Muito bem. Apresentou a tese)
Em uma primeira abordagem, é inegável que a insuficiência de leis é uma das vertentes que explicitam a questão da violência doméstica contra as crianças. No livro, (Sem vírgula) Eichman em Jerusalém, a filósofa Hannah Arendt afirma que “quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada”. Diante disso, debater sobre violência doméstica infantil, visto que essa falha legislativa é o principal motivo de existir crianças que passam por esse tipo de abuso, e evidenciando consequências a falta de atenção dada a tal problemática. (Reestruture. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência governamental é outro fator a ser considerado, (Sem vírgula) por conta da escassez de projetos estatais que visam devidas assistências às vítimas. Afinal, quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada. Por essa razão, discutir sobre negligência estatal é alarmante, devido ao efeito negativo que cai sobre o corpo social. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Convém, portanto, que o Poder Executivo crie ações de melhoria acerca da violência doméstica contra crianças. Essa ação pode ser realizada por meio de um “pontapé" inicial de implementar - de forma definitiva- a criação de leis corretas e justas. O Poder Executivo, após a implementação, pode trazer especialistas da área contra a violência doméstica para ministrarem aulas e palestras conscientizadoras para a sociedade. Ademais, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve criar campanhas de conscientização e mostrar ao governo que essas ações são extremamente necessárias, visando a não amônia da problemática em questão. Dessa forma, os conflitos negativos, tangentes à violência doméstica contra as crianças (Vírgula) miniminize. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |