[Sem título] - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 24/08/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O movimento naturalista, no Brasil, foi caracterizado pela denúncia, até então silenciada, das minorias, como os homossexuais e escravizados da época. Paralelamente, ao observar a sociedade brasileira contemporânea, percebe-se que tais denúncias se restringem à literatura, uma vez que os casos de violência contra as crianças no âmbito doméstico vêm crescendo, todavia, negligenciado pela população e o governo. Dessa forma, é preciso discutir o que motiva tal problemática, a fim de que essa mazela seja combatida. (Formule a tese)

Com efeito, é nítido que o silenciamento civil corrobora a agressão aos menores. Isso ocorre porque na medida em que as pessoas mostram-se indiferentes ao problema, o quadro cresce subitamente, ora pela ausência de compaixão, ora pelo medo da denúncia, uma vez que as crianças não se sentem confortáveis para tratar do assunto, o que exige ainda mais cautela. Nesse viés, como é mostrado na obra "Abaporu", de Tarsila do Amaral, a preocupação social é formar indivíduos aptos ao trabalho, não a criticidade, analogamente, a despreocupação da sociedade frente a uma questão de suma importância para o desenvolvimento da nação é, de fato, uma prova concreta do nefasto senso crítico, sobretudo empático (Melhore a apresentação dessa ideia). Logo, enquanto os indivíduos não reconhecerem a relevância do "agir", os entraves relativos à vida plena durante a infância continuarão em vigor.

(Boa estratégia coesiva) Subsequente, convém pontuar a nefasta atuação estatal como outro fator propulsor do óbice. Tal questão está relacionada à falta de políticas públicas adequadas - por exemplo, o devido cumprimento das punições inclusas nas legislações -, o que colabora com o crescente índice de hostilidade aos pequenos (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Acerca disso, o escritor Stan Lee, na sua obra "Homem Aranha", desenvolveu o princípio de Peter Parker, segundo o qual grandes poderes exigem maiores responsabilidades, todavia, tal princípio é corrompido ao passo que o Estado, instância máxima de poder, não concretiza o exposto na Carta Magna, a garantia do direito à vida, ao lazer, principalmente, quando se trata de menores, os quais deveriam estar sobre uma devida prudência.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é crucial que as agressões às crianças em seus lares seja mitigada. Para tanto, urge que sejam criadas ONGs (Organizações Não Governamentais). Tal ação deve ocorrer por meio da iniciativa social, inclusive com o apoio da administração pública, nos municípios, a partir do acompanhamento escolar e promoção de diálogos abertos com os gestores e pais, com o fito de ampliar os canais de denúncia e identificar possíveis casos. Além disso, faz-se imperativo que o Poder Judiciário, em nome da justiça, cumpra os mandatos de detenção conforme ditado pelo legislativo. Espera-se, com tal medida, que essa mazela presente, infelizmente, na sociedade seja extinguida. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200