Como combater a violência doméstica contra crianças - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 07/08/2022

Status:

Corrigida
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Na obra literária intitulada "A Invenção De Hugo Cabret", é retratado o cotidiano de Hugo, um menino órfão que, supostamente, deveria ser cuidado por seu tutor (Vírgula) mas este, infelizmente, se perde em bebidas alcoólicas e negligencia o sobrinho, deixando-o sozinho à própria sorte. Para além da ficção, há milhares de casos de violência doméstica (Será que a contextualização retoma a ideia de violência doméstica? Reestruture) contra crianças no Brasil, um reflexo da passividade social e a desumanização da criança, bem como a romantização da família e a erotização precoce.

É fato afirmar que os laços sanguíneos são supervalorizados e romantizados na sociedade, criando-se a visão utópica de que toda família será amorosa e responsável com suas crianças. Porém, essa perspectiva não poderia estar mais longe da realidade, como afirmou o cantor estadunidense Michael Jackson, ao relatar as violências físicas e psicológicas que sofrera de seu próprio pai na infância, além de ter sido inserido no ambiente de trabalho quando ainda tinha somente cinco anos. Para Michael, as consequências de tais crimes perpetuaram por toda sua vida, resultando em problemas psicológicos e uma relação conturbada do artista com seu progenitor. Infelizmente, esse não é um caso isolado, visto que boa parte das violências domésticas contra crianças ocorrem dentro de seus próprios lares por pais ou demais familiares que se sentem no direito de violentar os corpos das crianças por crerem que os mesmos os pertencem, desumanizando a criança e a enxergando como um objeto. Além disso, a exploração infantil também contribui para tal desumanização da criança, uma vez que as privam de aproveitarem a primeira infância e as inserem em ambientes de trabalho para fins lucrativos sem se importar com os danos que isso acarretará na mente e corpo da criança.(Delimite e reestruture a discussão)

A violência contra crianças deve ser combatida por todos e, no entanto, não é o que acontece, visto que assim como a passividade social - o silêncio da sociedade sobre tais crimes -, a aversão à a crianças segue aumentando. Como é o caso do movimento nomeado de "Child-Free", que visa perpetuar virtualmente a ideia de que crianças não devem frequentar determinados locais públicos, publicamente posicionando a represália contra crianças e não havendo debates sobre tais pensamentos, contribuindo para a desumanização da criança que ocorre por parte da visão errônea que alguns adultos cultivam de crianças quando deixam de enxergá-las como crianças e passam a tratá-las como passíveis de serem julgadas de formas que não condizem com sua idade. Partindo desse princípio, esse pensamento é abordado no livro "Lolita", onde uma menor de idade é narrada sob o olhar de um homem de aproximadamente quarenta anos, que a vê como uma mulher adulta e assim sexualizando uma criança, iniciando uma erotização precoce e abrindo margem para crimes de pedofilia que contribuem para a desumanização da criança, uma vez que seus corpos e vontades não são respeitados e deixam de serem vistas como seres humanos detentores de direitos. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Diante de tal problemática, torna-se imprescindível a necessidade de combater a violência doméstica contra crianças. Dito isso, cabe ao governo a implementação de leis mais rigorosas com a finalidade de penalizar aqueles que cometerem qualquer tipo de violência contra crianças. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, responsável por todo o sistema educacional brasileiro, a criação de palestras educacionais nas escolas afim a fim de informar às crianças e adolescentes sobre como identificar abusos e combatê-los. Somente assim, manteremos a história de Hugo Cabret somente na ficção. ​​​​​​​(Apresente o meio)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a discussão. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200