Atualidades

É sempre importante se manter atento aos acontecimentos da atualidade, pois eles podem ser cobrados em diferentes vestibulares e no Enem.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Ler revistas, jornais e textos do Brasil Escola pelo celular são formas de estudar sobre os acontecimentos da atualidade.

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Atualidades são os assuntos que estão em evidência nos últimos tempos, seja no Brasil, seja no exterior. É muito comum que vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobrem de seus participantes conhecimentos específicos sobre assuntos e acontecimentos atuais. Em virtude disso e para facilitar seus estudos, o Vestibular Brasil Escola criou um canal específico para abordar assuntos relacionados à atualidade.

Conhecer as atualidades é importante para que você consiga um bom desempenho no Enem e em outros vestibulares, aumentando sua possibilidade de acertos e contribuindo para melhorar sua redação. Além disso, ampliarmos o conhecimento sobre a atualidade é útil para nossa formação enquanto cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento de nossa capacidade crítica.

Leia também: Quais são os tipos de redação que mais caem nos vestibulares?

Tópicos deste artigo

O que abordaremos na seção de Atualidades?

Na seção de Atualidades, será publicado, mensalmente, um texto resumindo os principais acontecimentos do mês, tanto no Brasil como no mundo. Além disso, eventualmente, serão publicados textos específicos abordando assuntos que estejam em evidência ou que sejam relevantes para os alunos e demais pessoas. Por isso, fique de olho na nossa seção!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que é importante estudar atualidades?

O estudo das atualidades é muito importante para que você garanta um bom desempenho nas provas de humanas, tanto no Enem como em outros vestibulares. Além das questões de múltipla escolha, é importante considerar que as provas, geralmente, cobram temas atuais em suas propostas de redação.

A importância de estudar atualidades, no entanto, não se resume à realização de uma prova. É interessante considerar que, enquanto cidadãos, nós precisamos estar bem informados a respeito dos fatos para, assim, mantermos nosso pensamento crítico e nossa capacidade de interpretação alta. Isso é papel de todo cidadão: informar-se, debater sobre os acontecimentos e posicionar-se a respeito daquilo que acontece.

Por isso que, além de estudar e acompanhar os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, é importante também discuti-los com amigos e pessoas próximas. Assim, você poderá agregar novas perspectivas e análises ao conhecimento já adquirido.

Atualidades no Enem

Para você entender melhor como assuntos atuais são usados no Enem, abaixo estão alguns exemplos extraídos de provas anteriores.

Exemplo 1 – Questão retirada da prova do Enem de 2022

Colegas, na mente e no coração do povo, a Crimeia sempre foi uma porção inseparável da Rússia. Essa firme convicção se baseia na verdade e na justiça e foi passada de geração em geração, ao longo do tempo, sob quaisquer circunstâncias, apesar de todas as drásticas mudanças que nosso país atravessou durante todo o século XX.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 jul. 2014.

Considerando a dinâmica geopolítica subjacente ao texto, a justificativa utilizada por Vladimir Putin, em 2014, para anexação dessa península apela para o argumento de que

A) as populações com idioma comum devem estar submetidas à mesma autoridade estatal.

B) o imperialismo soviético havia se acomodado às pretensões das potências vizinhas.

C) os organismos transnacionais são incapazes de solucionar disputas territoriais.

D) a integração regional supõe a livre circulação de pessoas e mercadorias.

E) a expulsão das forças navais ocidentais garantiria a soberania nacional.

Resolução e comentário:

Alternativa A

Essa questão da prova de 2022 trouxe um tema que estava muito em evidência naquele ano e que deve permanecer no exame por alguns anos ainda. O tema em questão é a rivalidade entre Ucrânia e Rússia, que levou à guerra entre os dois países, iniciada em fevereiro de 2022, quando a Rússia lançou um ataque contra seu país vizinho, a Ucrânia.

As tensões entre Rússia e Ucrânia são antigas e remetem, no curto prazo, a 2013, quando o presidente ucraniano Viktor Yanukovich foi deposto por uma série de protestos populares. A derrubada de Yanukovich se deu porque a população ficou insatisfeita quando o presidente interrompeu uma aproximação da Ucrânia com a União Europeia.

Essa aproximação da Ucrânia com o Ocidente não era bem-vista pela Rússia, que pressionou o governo ucraniano para que as negociações se encerrassem. A derrubada do presidente ucraniano e a tensão entre os dois países fizeram com que Vladimir Putin, presidente russo, autorizasse a invasão da Crimeia, uma península que pertencia à Ucrânia, embora tivesse uma enorme população etnicamente russa.

Além disso, a região de Donbass, no leste da Ucrânia, se rebelou, declarando sua separação do território ucraniano, dando início a uma guerra civil em 2014. A rebelião foi secretamente apoiada por Putin, no que foi entendido como uma ação desse presidente para futuramente anexar a região ao território russo.

A situação entre os dois países seguiu delicada, e, quando o governo ucraniano, sob a presidência de Volodimir Zelensky, decidiu que a Ucrânia aderiria à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a tensão aumentou exponencialmente. A retórica do governo russo se tornou mais agressiva, questionando até a legitimidade histórica do povo ucraniano.

O conflito se iniciou em fevereiro de 2023 e segue em curso, sendo o causador de, aproximadamente, 15 mil mortes. A Guerra entre Rússia e Ucrânia segue como um assunto de grande repercussão e que influencia o nosso país de diversas maneiras, seja nas relações diplomáticas, seja no comércio exterior.

No que se refere ao tema, o discurso de Putin procura dar alguma legitimidade étnica e histórica à invasão da Crimeia — explicação rechaçada veementemente pela comunidade internacional. Sendo assim, a alternativa que melhor se encaixa e que responde corretamente a questão é a alternativa A.

Exemplo 2 – Questão retirada da prova do Enem de 2017

Palestinos agruparam-se em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao ar livre em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos formal, de um Estado palestino. Depois da aprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com bandeiras palestinas, soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaço e dançaram pelas ruas. Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização.

Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos. Disponível em: http://folha.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

A mencionada resolução da ONU referendou:

A) a delimitação institucional das fronteiras territoriais.

B) o aumento da qualidade de vida da população local.

C) a implementação do tratado de paz com os israelenses.

D) o apoio da comunidade internacional à demanda nacional.

E) a equiparação da condição política com a dos demais países.

Resolução e comentário:

Alternativa D

Essa questão, retirada da prova de 2017, faz menção ao conflito entre palestinos e israelenses. Esse é um assunto importante dentro do campo das atualidades, pois traz, frequentemente, novos desdobramentos em virtude da relação complexa e hostil existente entre palestinos e israelenses. Em 2023, por exemplo, inúmeros ataques israelenses contra locais habitados por palestinos aconteceram.

Os ataques e os bombardeios de Israel contra Gaza e outras regiões habitadas por palestinos são comuns, e muitas comunidades palestinas na Cisjordânia são alvos de ataques (pogrom) que buscam eliminar a população desses locais para permitir o estabelecimento de colonos israelenses. Muitos cientistas políticos classificam as ações de Israel contra palestinos como um regime de apartheid.

No caso da questão citada, o assunto abordado foi o reconhecimento dado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Estado palestino como observador não membro da ONU. Esse fato foi considerado muito importante, pois os palestinos acreditavam que a decisão era um passo no caminho do reconhecimento internacional da Palestina como nação.

A resposta correta é a alternativa D, que faz menção ao fato de que a decisão transparecia o apoio da comunidade internacional (138 votos a favor e 9 votos contra) à demanda nacional de os palestinos tornarem-se observadores da ONU. Saber a respeito da criação do Estado de Israel é muito importante para entender a questão que existe entre palestinos e israelenses.

Acesse também: Principais dicas para o Enem

Exemplo 3 – Proposta de redação da prova do Enem de 2022

A relação com as questões da atualidade também ocorre nas propostas de redação. Um exemplo ocorreu na prova de 2022, que teve o seguinte tema: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Comentário:

A prova questionava os desafios que existem acerca da valorização dos povos tradicionais de nosso país. Esse também é um assunto regular na mídia brasileira, uma vez que a luta dos indígenas pelo reconhecimento de suas terras acontece todos os dias. Isso porque os povos tradicionais lutam pela demarcação de suas terras — um direito constitucional que não é respeitado —, além de lutarem pela preservação do meio ambiente e contra o avanço indiscriminado do agronegócio, que contribui para a degradação da fauna e flora de nosso país.

Os debates envolvendo os povos indígenas de nosso país geraram, por exemplo, no ano de 2023, uma enorme repercussão em torno do projeto de lei conhecido como Marco Temporal, uma tese que determina que os povos indígenas só têm direito às terras que ocupavam em 5 de outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada. Esse projeto gerou inúmeros protestos de indígenas e de grupos defensores dos direitos desses povos.

Fontes

INEP. Exame Nacional do Ensino Médio 2017. Inep, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2017/2017_PV_impresso_D1_CD1.pdf.

INEP. Exame Nacional do Ensino Médio 2021. Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2021_PV_impresso_D1_CD1.pdf.

INEP. Exame Nacional do Ensino Médio 2022. Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2022_PV_impresso_D1_CD1.pdf.

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Artigos de Atualidades


Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Fevereiro de 2024
Fique por dentro dos acontecimentos e assuntos de fevereiro de 2024. Temas atuais podem cair no...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - janeiro de 2024
Confira as principais atualidades de janeiro de 2024. Vacinação em massa contra dengue, programa...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - dezembro de 2023
Você acompanhou tudo que aconteceu neste mês? Confira a lista das notícias mais relevantes de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Novembro de 2023
Confira os principais acontecimentos do mês de novembro de 2023. Calor extremo no Brasil e as...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - outubro de 2023
Confira as principais atualidades de outubro de 2023. Ataque a Israel pelo Hamas, crescimento de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Setembro de 2023
Confira os principais assuntos de setembro de 2023 que podem ser abordados em provas do Enem e de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - agosto de 2023
Veja as principais notícias do mês de agosto. Entre os destaques, estão o aumento de países...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - julho de 2023
Confira os principais assuntos da atualidade de julho de 2023. Entre os destaques, estão a reforma...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Junho de 2023
Fique por dentro dos principais acontecimentos de junho de 2023 que podem ser cobrados nas provas...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - maio de 2023
Atualidades Vestibular e Enem - maio de 2023. Entre os destaques estão racismo sofrido por jogador...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Abril de 2023
Fique por dentro das atualidades que aconteceram no mês de abril de 2023 que podem cair em provas...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - março de 2023
Março teve como destaques discussão de temas como violência contra a mulher e etarismo....
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - fevereiro de 2023
Fique por dentro dos principais acontecimentos do mês de fevereiro de 2023. Temas atuais costumam...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - janeiro de 2023
Veja os principais temas da atualidade de janeiro de 2023. Entre eles, estão atos terroristas em...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Dezembro de 2022
Fique por dentro dos principais fatos do mês de dezembro de 2022. Temas e assuntos da atualidade...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Novembro de 2022
Fique por dentro dos principais acontecimentos do mês de novembro de 2022. Temas atuais costumam...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Outubro de 2022
Fique por dentro dos principais acontecimentos do mês de outubro de 2022. Temas atuais costumam...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Setembro de 2022
Fique por dentro dos principais acontecimentos do mês de setembro de 2022. Temas atuais costumam...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - agosto de 2022
Temas da atualidade costumam cair em vestibulares e no Enem. Em agosto, alguns destaques são...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Nova carta pela democracia da Faculdade de Direito da USP
Entenda do que se trata a nova carta pela democracia, lida nesta quinta-feira, na Faculdade de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - julho de 2022
Casos de varíola dos macacos no Brasil causa preocupação na Organização Mundial de Saúde...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - junho de 2022
Fique por dentro dos assuntos que foram notícia em junho de 2022 e chegue mais preparado e...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Maio de 2022
Saiba o que aconteceu de importante no mês de maio. Entre os destaques, as fortes chuvas no estado...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Abril de 2022
Novos desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia e o fim da emergência sanitária da...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - março de 2022
Queda de avião na China, desdobramentos da Guerra da Rússia contra a Ucrânia e queda do quarto...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Os impactos ambientais da guerra entre Rússia e Ucrânia
Em meio a destruição de cidades e mortes de soldados e civis, uma outra preocupação surge com a...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades fevereiro 2022 - Enem e Vestibulares
Saiba o que foi notícia no Brasil e no mundo no mês de fevereiro de 2022 aqui no Atualidades do...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
100 anos da Semana de Arte Moderna
Este mês a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, completa 100...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Tensão entre Rússia e Ucrânia
Entenda a atual tensão entre Rússia e Ucrânia. Conheça as origens do conflito e como ele afeta...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Janeiro de 2022
Saiba o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em janeiro de 2022 e chegue preparado...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - dezembro de 2021
Saiba o que aconteceu de importante no mês de dezembro. Entre os destaques, os alagamentos...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - novembro de 2021
Saiba o que aconteceu de importante em novembro. Entre os destaques, estão o surgimento da nova...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades outubro – Enem e Vestibulares
Veja o que foi notícia no mês de outubro e saia na frente nas provas de vestibulares e no Enem...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Como as crises energética e hídrica podem cair no Enem e vestibulares?
Entenda as crises energética e hídrica no Brasil e como os assuntos podem cair no Enem e nos...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - setembro de 2021
Saiba o que aconteceu de importante no mês de setembro. Entre os destaques, as manifestações...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Marco Temporal para Demarcação de Terras Indígenas
Entenda o que é o Marco Temporal para Demarcação de Terras Indígenas, quem são os lados...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - agosto de 2021
Confira os assuntos que foram notícia em agosto de 2021 e chegue informado nas provas de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Entenda a triste realidade do Haiti
Saiba mais sobre a realidade do país Haiti contextualizando os estudos com possíveis temas que...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
A volta do Talibã ao poder no Afeganistão
Acesse para entender por que o Talibã retomou o poder do Afeganistão depois de 20 anos. Veja como...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Privatização dos Correios
Entenda o projeto de Lei que prevê a privatização dos Correios. Veja também argumentos contra e...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Incêndios na Europa e discussões climáticas em 2021
Parte da região Sul da Europa sofre grande onda de calor nos últimos dias. Como consequência,...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - julho de 2021
Saiba o que aconteceu de importante em julho. Entre os destaques, estão os Protestos em Cuba e as...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Protestos de Cuba
Saiba mais sobre os protestos em Cuba, que começaram no dia 11 de julho. Veja os motivos das...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - junho de 2021
É comum que o Enem e vestibulares cobrem assuntos da atualidade. Veja o que foi notícia em junho...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Maio de 2021
Veja as principais informações sobre os acontecimentos do mês de maio. Conflitos na Faixa de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Nova Constituição do Chile
Os chilenos já escolheram os membros da nova Convenção Constitucional, por meio de eleições...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Conflitos entre Israel e palestinos em 2021
Entenda a origem e consequências dos recentes conflitos envolvendo israelenses e palestinos em...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - abril de 2021
Saiba o que aconteceu de importante no mês de abril. Entre os destaques, está o aumento na...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - março de 2021
Saiba o que aconteceu de importante em março. Entre os destaques, está o aumento na quantidade de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Dez anos de Guerra Civil Síria
Clique neste link para saber mais detalhes da Guerra Civil Síria. Entenda como esse conflito...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - fevereiro de 2021
Em fevereiro de 2021, a alegria do Carnaval foi substituída pelo desespero do agravamento da...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Golpe Militar em Mianmar
Clique para entender um pouco do que se passa em Mianmar, país do Sudoeste Asiático que passou...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Janeiro de 2021
Veja o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em Janeiro de 2021 e fique preparado...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - dezembro de 2020
O mundo deu a largada na vacinação em massa contra a Covid-19 no mês de dezembro de 2020. Veja...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Novembro de 2020
Veja as principais informações sobre os acontecimentos do mês de novembro. Dados da pandemia,...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - outubro de 2020
Veja detalhes sobre os acontecimentos de outubro, como números recordes do coronavírus e de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - setembro de 2020
Setembro foi um mês que o Meio Ambiente esteve em evidência por conta das queimadas e incêndios...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Queimadas no Pantanal: causas e impactos no meio ambiente
Saiba como o Enem e vestibulares podem cobrar assuntos relacionados às queimadas no Pantanal....
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - agosto de 2020
Veja o que foi notícia no Brasil e no mundo em agosto de 2020 e chegue preparado para as provas...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Julho de 2020
Veja o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em Julho de 2020 e fique preparado nas...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Junho de 2020
Fenômenos naturais no Brasil e no mundo e avanço do coronavírus foram os principais...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - maio de 2020
Números de infectados e mortos pelo coronavírus cresceram no Brasil em maio a ponto de o país...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - abril de 2020
Veja o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em abril de 2020 e fique preparado nas...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - março de 2020
Confira o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em março de 2020 e chegue...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - fevereiro de 2020
Os motins de policiais, principalmente no Ceará, além da confirmação dos dois primeiros casos...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Como o coronavírus pode ser cobrado em vestibulares e Enem
Clique aqui, descubra como o coronavírus pode ser cobrado em vestibulares e Enem e amplie seus...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem – Janeiro de 2020
Saiba os assuntos mais importantes que rolaram em janeiro de 2020 e chegue preparado para o...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - dezembro de 2019
Confira o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em dezembro de 2019. Prepare-se...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - novembro de 2019
Confira o que de mais importante aconteceu em novembro de 2019 no Brasil e no mundo aqui no...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - outubro de 2019
Confira o que de mais importante aconteceu em outubro de 2019 no Brasil e no mundo. Vazamento de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Enem e Vestibulares - setembro de 2019
Saiba o que foi notícia no Brasil e no Mundo no mês de setembro de 2019 aqui no Atualidades...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Desmatamento e queimadas na Amazônia
Entenda o que está acontecendo com a Amazônia e todo o contexto das queimadas, desmatamentos e...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem – Agosto de 2019
Saiba os assuntos mais importantes que rolaram em agosto de 2019 e chegue preparado para o...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - julho de 2019
Confira o que de mais importante aconteceu em julho de 2019 e chegue preparado nas questões de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
100 anos do Tratado de Versalhes
Os 100 anos do Tratado de Versalhes pode aparecer em questões de vestibular e Enem. Entenda o...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - junho de 2019
Veja o que de mais importante aconteceu em junho de 2019 no Brasil e no mundo e prepare-se para as...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - maio de 2019
Confira o que de mais importante aconteceu em maio de 2019 no Brasil e no mundo e prepare-se para...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
10 fatos históricos que serão lembrados em 2019
Marcos históricos costumam ser cobrados em provas de vestibulares e no Exame Nacional do Ensino...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Enem e Vestibulares – Abril de 2019
Saiba quais foram as principais notícias no Brasil e no Mundo em abril de 2019. Se prepare para o...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Enem e Vestibulares – março de 2019
Saiba o que foi notícia no Brasil e no Mundo no mês de março de 2019. Saia na frente no Enem e...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - fevereiro de 2019
Além dos conteúdos tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Rompimento de barragem em Brumadinho
A barragem de rejeitos de minérios de ferro da mina do Córrego do Feijão, também da mineradora...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem – Janeiro de 2019
Clique e se informe sobre os assuntos que foram notícias no Brasil e no mundo em janeiro de 2019....
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades vestibulares e Enem - dezembro de 2018
Clique e se informe sobre os assuntos que foram notícias no Brasil e no mundo em dezembro de 2018....
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Clique neste link para acessar este texto a respeito dos 70 anos da Declaração Universal dos...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades vestibulares e Enem - novembro de 2018
Saiba o que aconteceu no Brasil e no mundo neste mês de novembro no canal Atualidades do Brasil...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades vestibulares e Enem - outubro de 2018
Saiba o que aconteceu no Brasil e no mundo neste mês de outubro no canal Atualidades do Brasil...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - setembro de 2018
Veja os temas que foram notícias em setembro de 2018 e podem aparecer no Enem e em vestibulares no...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Os casos recentes de feminicídios no Brasil
O feminicídio é um crime que tem se repetido e apresenta crescimento no Brasil. O assassinato de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Agosto de 2018
Veja as notícias mais importantes de agosto de 2018 e chegue preparado para a prova de Atualidades...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Crise na economia e política da Venezuela
Acesse este texto do Vestibular Brasil Escola para entender a crise política e econômica que...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Daniel Ortega e a crise na Nicarágua
Clique neste link e tenha acesso a um texto sobre a crise na Nicarágua. Veja, neste texto, como se...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Surto de Sarampo no Brasil
Entenda o atual surto de sarampo no Brasil clicando aqui. Neste texto falaremos a respeito do que...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem – Julho 2018
Saiba o que foi notícia no Brasil e no mundo em junho de 2018 acessando o Atualidades do Brasil...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Junho de 2018
Saiba o que foi notícia no Brasil e no mundo em junho de 2018 acessando o Atualidades do Brasil...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Greve dos caminhoneiros no Enem e Vestibular
Clique aqui e saiba como a greve dos caminhoneiros pode ser abordada no Enem e vestibulares....
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - maio de 2018
Veja os temas que foram notícias em maio de 2018 e podem aparecer no Enem e em vestibulares no...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
50 anos da Primavera de Praga
Saiba o que foi a Primavera de Praga, que aconteceu na Checoslováquia durante oito meses em 1968....
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
130 anos da abolição da escravatura no Brasil
Clique neste texto para saber mais sobre os 130 anos da abolição da escravatura no Brasil. Veja...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
50 anos do Movimento Maio de 68
Em 2018 comemora-se os 50 anos dos protestos de maio de 1968, e a matéria é uma das que...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Abril de 2018
Confira o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em abril de 2018 e chegue preparado...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Guerra civil síria e ataque contra armas químicas
Aprenda mais sobre a guerra civil síria e entenda as causas que levaram ao início desse conflito....
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
50 anos da morte de Martin Luther King Jr.
Há exatamente 50 anos, Martin Luther King Jr. (1929-1968) era assinado. Conheça sua história e...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - março de 2018
Confira o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em março de 2018 e chegue...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
50 anos do AI-5 e a intervenção militar no Rio de Janeiro
Professor relaciona os 50 anos do AI-5 com a intervenção militar no Rio de Janeiro. Assuntos...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - fevereiro de 2018
Confira os acontecimentos que marcaram o segundo mês de 2018, como a Intervenção Militar no Rio...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - Janeiro de 2018
Confira os fatos que marcaram o Brasil e o mundo em Janeiro de 2018 e prepare-se para o vestibular...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Aspectos atuais sobre a febre amarela
Conheça mais sobre a febre amarela, seu agente etiológico, seus sintomas e entenda a diferença...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - novembro de 2017
Confira assuntos que foram destaque nos noticiários do mês de novembro no Brasil e no mundo
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem – Outubro de 2017
Confira o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em outubro de 2017 e chegue bem...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Movimento separatista da Catalunha
Informe-se sobre o plebiscito realizado na Catalunha e conheça a história do movimento...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem – setembro de 2017
Confira o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em setembro de 2017 e chegue bem...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem – agosto de 2017
Confira o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo em agosto de 2017 e chegue bem...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Manifestação em Charlottesville e a questão racial nos Estados Unidos
Entenda as causas da manifestação organizada pelos supremacistas e neonazistas da extrema-direita...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Confira as atualidades de julho que podem cair no Enem 2017 e Vestibular
De reforma trabalhista aprovada a míssil intercontinental lançado pela Coreia do Norte, confira...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
7 atualidades para o Enem 2017 e vestibular
Confira os principais temas de atualidades que podem cair no Enem 2017 e nos vestibulares para 2018.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atualidades Vestibular e Enem - junho 2017
Confira o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo no mês de junho de 2017 e saia bem...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Guerra civil na Síria
Clique aqui e entenda como se iniciou a guerra civil na Síria, os seus desdobramentos e os...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Centenário da Revolução Russa (1917)
Saiba por que o centenário da Revolução Russa é importante e entenda como esse fato ...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Suspensão da Venezuela do Mercosul
Uma série de questões técnicas, políticas e econômicas ocasionaram a suspensão da Venezuela...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Morte de Fidel Castro
Confira algumas dicas para questões de vestibular e Enem sobre Fidel Castro, que pode ter os fatos...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
AIDS na atualidade: Tratamento e Cura
Compreenda o quadro da AIDS na atualidade e aprenda mais sobre essa doença sexualmente...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Impeachment de Dilma Rousseff
Entenda o Impeachment de Dilma Rousseff e veja também algumas dicas de como esse fato pode...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Saída do Reino Unido da União Europeia
Saiba o que foi o Brexit, isto é, a saída do Reino Unido da União Europeia, e entenda por que...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Direita e Esquerda
Saiba quais são os principais pontos de discussão sobre os termos Direita e Esquerda e que...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Vírus Zika e o grande surto de microcefalia
Entenda a relação entre o vírus Zika e o grande surto de microcefalia que afetou o Brasil em...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Desastre ambiental em Mariana (MG)
Saiba mais sobre o desastre ambiental em Mariana (MG) causado pelos rejeitos de mineração da...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Atentados de 13 de novembro em Paris
Fique sabendo o que foram os Atentados de 13 de novembro em Paris e que conexão estes atentados...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Crise da Grécia no Vestibular e Enem
Entenda a crise econômica da Grécia, sua relação com a União Europeia e como o assunto pode...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Crise dos refugiados na Europa
Entenda a crise dos refugiados na Europa, isto é, por que está ocorrendo a onda migratória de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Iminência de crise econômica na China
Entenda as questões que envolvem a iminência de crise econômica na China a partir de 2015.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
70 anos do ataque nuclear no Japão
Saiba mais sobre o lançamento das bombas atômicas no Japão, em 1945, fato que, em 2015,...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Tornados em Santa Catarina
Entenda o caso dos tornados em Santa Catarina e descubra por que esse estado brasileiro é tão...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Debate sobre a terceirização do trabalho
Entenda o que é a terceirização do trabalho e quais são as principais questões e polêmica...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Aspectos atuais e relevantes sobre a Dengue
Amplie seus conhecimentos sobre a dengue, uma doença responsável por um grande número de mortes...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Reaproximação entre Cuba e Estados Unidos
Saiba mais sobre as possíveis consequências da reaproximação entre Cuba e Estados Unidos e como...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
O avanço do Estado Islâmico e a tensão no Oriente Médio
Fique sabendo do avanço do Estado Islâmico e da tensão que esse grupo jihadista tem desencadeado...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Os 50 anos do Golpe Militar no Brasil
Os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, completados em 2014, exigem que se conheça o contexto em...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Comemoração dos 25 anos da Queda do Muro de Berlim
Entenda por que se comemorará os 25 anos da Queda do Muro de Berlim e como e por quais motivos...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Meteoros Perseidas
Em agosto deste ano ocorreu a fascinante chuva de meteoros Perseidas. Clique aqui e entenda melhor...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
O grande surto de ebola
Entenda um pouco mais a respeito do grande surto de ebola de 2014 e conheça algumas...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Protestos na Venezuela e Revolução Bolivariana
Conheça as principais características da Revolução Bolivariana, iniciada por Hugo Chávez, na...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Conflitos e protestos na Ucrânia
Conheça algumas características dos protestos na Ucrânia e seus possíveis desdobramentos.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Ariel Sharon e a Questão Palestina
Saiba mais sobre Ariel Sharon e sua relação com a Questão Palestina.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Nelson Mandela e seu legado na África do Sul
Conheça algumas passagens da vida de Mandela e seu legado na África do Sul.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Leilões do Pré-Sal
O debate acerca dos leilões do pré-sal e as perspectivas sobre esse tema no vestibular.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Conflitos na Síria e intervenção dos EUA
Saiba mais sobre o conflito na Síria e como ele pode ser tratado nos vestibulares.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Manifestações populares no Brasil
Saiba mais sobre as manifestações populares na história do Brasil e a possibilidade de que elas...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
O plebiscito sobre Reforma Política
Na atual conjuntura política brasileira, o plebiscito sobre a reforma política no Brasil pode se...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Margaret Thatcher, entre a adoração e o ódio
A morte de Margaret Thatcher desperta as polêmicas de seu governo e o debate sobre a atualidade...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Novamente o conflito entre as Coreias
Aparecendo novamente nos noticiários, o conflito entre as Coreias reacende o medo nuclear, havendo...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Yoani Sánchez no Brasil e a liberdade de expressão
A visita de Yoani Sánchez ao Brasil no início de 2013 é um possível tema para se debater a...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Renúncia de Bento XVI e os vestibulares de 2013
A renúncia de Bento XVI envolve poder e denúncias de pedofilia e prostituição, o que pode...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
A Comissão da Verdade no vestibular
Saiba como o tema “Comissão da Verdade” pode surgir no vestibular desse ano.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
RIO + 20: qual o legado, afinal?
Conferência das Nações Unidas realizada em junho no Rio de Janeiro deve ser cobrada em questões...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
O movimento “Yosoy132”: a chamada “Primavera Mexicana”
Protesto dos estudantes no México contra o Partido Revolucionário Institucional pode ser tema de...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Os processos de Nacionalização dos Hidrocarbonetos e de Empresas na América Latina
Estatização de empresas de petróleo, gás natural e energia tem se tornado prática de alguns...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
A construção da Usina de Belo Monte
Vestibulandos precisam se informar sobre a localização e os aspectos positivos e negativos da...
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Olimpíadas e Copa do Mundo – prováveis temas para redação
Eventos são prováveis temas para redação, uma vez que se revelam como assuntos atuais.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: quais as mudanças?
Novas regras serão obrigatórias nos vestibulares a partir de 2012.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Energia Nuclear e Vulcões nas provas de Física
Aqui você encontra as principais dicas da Física cobrada nos vestibulares.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
As superbactérias em questões do vestibular
As superbactérias são um conteúdo possível de ser explorado em vestibulares.
Jovem estudando atualidades para os vestibulares e para o Enem.
Vulcões e caos aéreo nas Provas dos Vestibulares
O caos aéreo causado pelas cinzas dos vulcões pode suscitar questões de Química nos...