Atualidades Vestibular e Enem - setembro de 2018

Incêndio no Museu Nacional, furacão Florence e crise na Argentina são assuntos que marcaram os noticiários no mês
Por Silvia Tancredi

Incêndio do Museu Nacional foi um dos principais assuntos de setembro
Incêndio do Museu Nacional foi um dos principais assuntos de setembro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além dos conteúdos tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos temas que foram destaque no mês de setembro de 2018.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as reportagens dos portais Folha de São Paulo e UOL, além de artigos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Brasil

Museu Nacional

Setembro começou com uma grande tragédia: um incêndio destruiu 90% do Museu Nacional, situado no Rio de Janeiro, justamente depois de pouco mais de três meses de o espaço completar 200 anos de existência.

Grande parte do acervo (cerca de 2 milhões de objetos) foi perdido durante a acidente. Documentos, registros históricos, fósseis, múmias, obras de arte foram para o espaço. 

Ainda não foi descoberto o motivo do incêndio, mas a Polícia Federal está investigando se o acontecimento foi criminoso ou não. O que sabe é que o 
local tinha problemas de manutenção e não havia detectores de fumaça.

O Museu Nacional já foi residência da família real e sede da 1ª Assembleia Constituinte do Brasil. O espaço cultural é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

No dia 28 de setembro, saiu uma portaria no Diário Oficial da União informando as atribuições do Ministério da Educação (MEC) e da (URFJ) nas ações emergenciais de restauração do patrimônio e do acervo do Museu Nacional.

Campanha Sarampo e Poliomelite

A campanha contra Poliomielite e Sarampo começou no início de agosto e estava prevista para terminar em meados de setembro. Contudo, por não ter atingido a meta de vacinar 95% das crianças, a campanha foi prorrogada até 29 de setembro.

Segundo o Ministério da Saúde, foram constatados 1.579 casos de sarampo no país, sendo 1.232 apenas no Estado do Amazonas. Reportagem mostra que, em menos de dois meses, houve um aumento de 133% nos casos de sarampo no Brasil.

Saiba mais sobre o surto de Sarampo no Brasil

Setembro Amarelo 

Iniciada em 2015, a campanha que ocorreu no mês de setembro tem como objetivo a prevenção brasileira ao suicídio. Reportagem mostra que, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo; no Brasil, 30 pessoas tiram a própria vida por dia.

Atentado a Bolsonaro

O candidato a presidência Jair Bolsonaro levou facada em 6 de setembro

O candidato a presidência da república Jair Bolsonaro (PSL) levou uma facada na barriga em um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro. Um homem, identificado como Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante. O político passou por cirurgias, teve que se alimentar por sonda, mas, no dia 28 de setembro, foi anunciado que teria alta.

O inquérito da Polícia Federal mostrou que Adélio Bispo agiu sozinho e por motivações políticas. Dias antes do atentado, em um comício no Acre, o candidato Bolsonaro convocou eleitorados a "fuzilar a petralhada".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja: A formação acadêmica dos candidatos a presidente

Novo presidente do STF;

O ministro Dias Toffoli assumiu no dia 13 de setembro a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão máximo do poder judiciário brasileiro. Toffoli integra o STF desde outubro de 2009. Atuou como advogado-geral da União e foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes dele, a ministra Carmem Lúcia era a presidente. 

Veja como funciona o STF

Importunação sexual

O presidente do Brasil em exercício, o ministro do STF, Dias Toffoli, sancionou no dia 24 de agosto lei que torna crime a importunação sexual, com pena prevista de um a cinco anos de prisão.

Mundo

Crise na Argentina

Desde que assumiu a presidência da Argentina há quase três anos, Mauricio Macri não vivenciava uma crise tamanha. O país passa por desvalorização histórica do peso em relação ao dólar. Para tentar reverter o quadro, o país formou acordo com o  Fundo Monetário Internacional (FMI) para adiantar o repasse de um pacote de ajuda

No dia 25 de setembro, a Argentina passou por uma greve geral. Pessoas lotaram bancos, mercados e, especialmente, postos de gasolina. Confira fotos da greve argentina.

A país latinoamericano é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Atualmente, é o terceiro maior comprador de produtos brasileiros, principalmente de veículos.

Veja como a crise argentina pode afetar o Brasil

Furacão Florence

Furacão Florence, na costa sudeste dos EUA

O furacão Florence, na costa sudeste dos Estados Unidos, foi uma das tempestades mais intensas a atingir a região em décadas. Foram registradas ao menos 15 mortes. Confira fotos do furacão Florence.

Saiba como se formam os furacões

Japão

O Japão foi atingido, no dia 4 de setembro, pelo tufão Jebi, considerado o mais forte dos últimos 25 anos na região. Foram divulgados alertas de evacuação para mais de um milhão de pessoas e o cancelamento de centenas de voos em razão das chuvas e ventos fortes.

No dia 28 de setembro, outro tufão, o Trami, se dirigia para o sul do Japão, com previsão de atingir as principais ilhas do arquipélago, já afetadas pelas intensas chuvas de verão.

Ainda no Japão, terremoto deixou 16 mortos e 300 desaparecidos na Ilha de Hokkaido, ao norte do país. Quase 3 milhões de residências ficaram sem eletricidade.

Confira a diferença entre tufão e furacão

Indonésia

No final de setembro, um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter, seguido de um tsunami, causou a morte de mais de 800 pessoas na Indonésia. O terremoto causou um tsunami com ondas gigantes que se dirigiram para a costa com velocidade de mais de 800 km/h, arrastando casas, carros e árvores.

Entenda a escala Richter