Atualidades Vestibular e Enem - outubro de 2020

Números recordes do coronavírus e de queimadas no Pantanal, ataques na França e prêmios Nobel foram alguns destaques do mês
Por Silvia Tancredi

Crédito: cadu.rolim / Shutterstock.com
Crédito: cadu.rolim / Shutterstock.com
Crédito da Imagem: cadu.rolim / Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos temas que foram destaque no mês de outubro de 2020.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as reportagens dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, além de artigos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Brasil

Queimadas no Pantanal

Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, apontou que outubro registrou o pior cenário de queimadas no Pantanal, na região Centro-Oeste, desde que o órgão passou a acompanhar as chamas dos biomas brasileiros, em 1998. 

Segundo o INPE, de janeiro a outubro deste ano foram contabilizadas 21.084 queimadas, o que indica aumento de 165% em relação ao ano passado, quando houve 7.939 focos de incêndios. Os acontecimentos resultaram na perda de 4.167.000 hectares do Pantanal, o que representa 28% do bioma. Corumbá (MS) é o município da região com maiores pontos de queimadas (7.985). 

Saiba mais sobre as queimadas no Pantanal

Coronavírus

Alguns acontecimentos em relação à pandemia da Covid-19 marcaram o mês de outubro. Confira:

-19/10: O presidente Jair Bolsonaro disse que a vacinação contra a Covid-19 não será obrigatória no Brasil. Segundo o político, primeiro a vacina precisa ser aprovada pelo Ministério da Saúde e validada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Depois, será distribuída gratuitamente, mas não obrigará a população a usá-la.

-20/10 : O Governo Federal, por meio do ministro da saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que a União compraria 46 milhões de doses da CoronaVac, que é a vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan (SP) produzida em parceria com a empresa chinesa Sinovac.

-21/10: Nesse dia, Bolsonaro disse que os processos de compra de qualquer vacina contra a covid-19 estavam descartados. O presidente ressaltou que não compraria "vacina vinda da China".

-30/10- Especialistas avisaram que o Brasil continua estável na primeira onda de coronavírus e que não há previsão de queda ou aumento significativo do número de casos a curto prazo. Os profissionais indicaram que "o caso do Brasil é único no mundo e intriga infectologistas, epidemiologistas e estatísticos. No final da tarde desta sexta-feira, 30 de outubro, há 5,5 milhões de casos de infecção pela Covid-19 no Brasil e 159.104 casos fatais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso Robinho

O jogador de futebol Robinho ficou em evidência negativa no mês de outubro. Condenado por estupro na Itália, Robinho foi contratado pelo Santos, time que o revelou. A contratação causou revolta de torcedores, principalmente mulheres. Por causa da repercussão, o Santos cancelou o contrato que já havia assinado com o jogador.

Robinho se diz inocente e ainda teceu críticas ao movimento feminista. Segundo ele: "Infelizmente existe esse movimento feminista. Muitas mulheres às vezes não são nem mulheres, para falar o português claro". Robinho foi condenado a nove anos de prisão na Itália por ter estuprado, junto com 5 amigos, uma mulher albanesa que estava embriagada. O episódio ocorreu em 2013, em Milão.

Veja mais detalhes: feminismo no Brasil

Nos últimos anos, as discussões sobre a violência contra a mulher no Brasil e a importância do movimento feminista têm aumentando na imprensa e sociedade. No Enem 2015, o tema da redação foi "a persistência da violência contra a mulher".

Mundo

Prêmio Nobel

A Academia Real das Ciências da Suécia e o Comitê Nobel da Noruega divulgaram os ganhadores dos cinco prêmios Nobel. Confira abaixo:

05/10 - Prêmio Nobel de Medicina
Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice pela descoberta do vírus da hepatite C

06/10 - Prêmio Nobel de Física
Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez por descobertas sobre buracos negros.

07/10 - Prêmio Nobel de Química
Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna, pelo desenvolvimento do Crispr, método de edição do genoma

08/10 - Prêmio Nobel de Literatura
Louise Glück, poeta americana

09/10 - Prêmio Nobel da Paz
Programa Mundial de Alimentos (PMA), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) situada em Roma, na Itália.

Saiba mais sobre o prêmio Nobel

Coronavírus

A pandemia do coronavírus também segue na maioria dos países. No final da tarde desta sexta-feira (30), foram contabilizados mais de 45 milhões de casos em todo o mundo. O número de mortes já passa de 1,1 milhão. 

Veja alguns acontecimentos do mês:

-24/10: Esse dia registrou recorde de casos confirmados do coronavírus: 468.409 novas infecções em 24 horas, desde o início da pandemia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a nova onda de Covid-19 na Europa contribuiu para esse número. Países como a França, Bélgica e Alemanha devem adotar novo lockdown. 

-26/10: Nesse dia, a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, ambos na Inglaterra, informaram que a vacina contra o coronavírus que estão produzindo revelou forte resposta imune" em idosos durante testes de fase 2 feitos no Reino Unido.

Confira também: 5 mitos sobre as vacinas

-30/10: Autoridades de Moscou disseram que moradores da cidade poderão ser vacinados contra a Covid-19 a partir de novembro, caso grandes volumes de doses sejam entregues até essa data. 

Ataques na França

No dia 16 de outubro, na França, o professor de história e geografia de um colégio em Conflans-Sainte-Honorine, Samuel Paty, foi decapitado por um radical islâmico. O crime ocorreu porque, durante uma aula sobre liberdade de expressão, o professor mostrou duas caricaturas do profeta Maomé.

O episódio chocou os franceses e suscitou discussões acerca da publicação de conteúdos sobre ódio nas redes sociais e os limites da liberdade de expressão na internet. 

Outro ponto relacionado ao crime é que, atualmente, ocorre na França o julgamento de supostos cúmplices do atentado, em 2015, contra o jornal satírico Charlie Hebdo, que havia publicado as caricaturas de Maomé.

Três pessoas morreram por meio de ataques a faca no dia 29 de outubro, na Basílica de Notre-Dame em Nice, no sul da França. Entre as vítimas, estava uma brasileira. O suspeito de cometer o atentado é um homem de 21 anos, que foi preso pela Polícia. O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o ataque como um "ato terrorista islâmico".

Leia também: quais são os principais grupos terroristas do mundo na atualidade

Buraco negro

No dia 12 de outubro, foi liberada pesquisa na qual telescópios do Observatório Europeu do Sul, em Garching, na Alemanha, registraram quando uma estrela foi "engolida" por um buraco negro supermassivo. Segundo a pequisa, no local a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar. 

Água na Lua

No dia 26 de outubro, a agência espacial norte-americana Nasa divulgou a descoberta de água no lado iluminado da superfície da Lua. Até o momento, cientistas somente tinha visto água no estado sólido e em regiões escuras da Lua.

Veja também: fatos que comprovam a chegada do homem à Lua

Eleições EUA 

As eleições presidenciais dos Estados Unidos (EUA) estão marcadas para o dia 3 de novembro, mas, em outubro, Donald Trump (republicano), atual presidente e candidato à releição, e Joe Biden (democrata) realizaram dois debates. O primeiro encontro foi marcado por ataques pessoais e xingamentos. Já no segundo debate os políticos mostraram divergências em relação à pandemia do coronavíruas e à questão racial

No dia 2 de outubro, Trump foi diagnosticado com Covid-19, mas teve sintomas leves. Os EUA são o país com mais casos da doença no mundo, passando de 9 milhões de infectados e mais de 232 mil mortes.

Leia também: como são feitas as eleições presenciais nos Estados Unidos

Chile 

No dia 25 de outubro, a maioria dos eleitores decidiu, por meio de plebiscito, que o Chile terá uma nova Constituição. Com isso, os chilenos esperam que antiga constituição, da época do ditador Augusto Pinochet, seja extinta.

Confira detalhes sobre a ditadura de Pinochet no Chile

Terremoto grave

No dia 30 de outubro, a ilha Samos, na Grécia, e a cidade de Izmir, na Turquia, foram atingidas por um terremoto. A Autoridade de Combate a Desastres e Emergências (AFAD) da Turquia informou que o abalo foi de 6.6 na escala Richter, sendo considerado um terremoto grave. Seis mortes foram confirmadas e mais de 250 pessoas ficaram feridas. 

Saiba mais: os terremotos e seus efeitos