Atualidades Vestibular e Enem - julho de 2021

Protestos em Cuba e Olimpíadas de Tóquio 2020 foram os eventos mais marcantes do mês
Por Silvia Tancredi

Hashtags como "#CubaLibre" e #SOSCuba" tomaram conta das redes sociais em julho
Hashtags como "#CubaLibre" e #SOSCuba" tomaram conta das redes sociais em julho
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de julho de 2021.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as reportagens dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, além de artigos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Brasil

Pandemia

O número de casos e de mortes em decorrência do coronavírus segue em queda no Brasil. Especialistas da área da saúde acreditam que a redução se deve ao aumento da população vacinada. Em julho, a maioria dos estados diminuiu a faixa etária para 30 anos ou menos para que mais brasileiros possam se imunizar. 

Outro dado é que, no dia 13 de julho, a Imperial College de Londres apontou que a taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil caiu para 0,88. Esse numero é o mais baixo desde novembro de 2020.

Confira outras informações sobre o coronavírus no Brasil e no mundo que foram divulgadas em julho:

Incêndio na Cinemateca

Um galpão da Cinemateca Brasileira, situado na Vila Leopoldina, em São Paulo, foi atingido por um incêndio no início da noite do dia 29 de julho. O fogo iniciou quando uma empresa terceirizada fazia manutenção do ar condicionado. O Ministério Público Federal (MPF) alertou, há nove dias, que o local tinha risco de sofrer incêndio. 

Em 2020, o galpão já havia sido danificado por causa de um alagamento. Em 2016, outro galpão da Cinemateca, localizado na Vila Mariana, também em São Paulo, foi incendiado. Na ocasião, aproximadamente 500 obras e mil rolos de filmes da década de 1940 foram destruídos.

A Cinemateca tem como objetivo preservar e difundir a produção audiovisual brasileira. Para isso, conta com o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros, entre outros.

Leia também: cultura em redações de vestibulares e Enem

Programa Sinal Vermelho

O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos, no dia 29 de julho, a Lei 14.188, de 2021, que cria o programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e Familiar. O programa Sinal Vermelho indica que a letra X escrita na mão da mulher, preferencialmente na cor vermelha, seja um sinal de denúncia de situação de violência contra a mulher.

Neste mês, vídeos que divulgaram o cantor DJ Ivis agredindo a ex-mulher, Pamella Holanda, chocaram a população. A Polícia Civil indiciou o artista por lesão corporal, ameaça e injúria. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou pedido de liberdade de Ivis.

Estátua Borba Gato

Estátua de Borba Gato situa-se na Zona Sul de São Paulo

No dia 24 de julho, manifestantes incendiaram a estátua do bandeirante Manuel Borba Gato, localizada na Zona Sul de São Paulo. O grupo era contra a homenagem a Gato por meio da estátua e protestava contra a violência que o bandeirante adotava em suas expedições. O episódio suscitou reações nas redes sociais, especialmente de repúdio.

Gato foi um bandeirante que participou das expedições que adentraram o sertão brasileiro em busca de metais preciosos e mão de obra escravizada. Ele foi responsável pela morte do administrador-geral de minas Rodrigo de Castelo Branco.

Confira a história de Borba Gato

Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) apontou, no dia 2 de julho, que a área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal durante o 1º semestre de 2021 foi a maior em seis anos. Segundo o órgão, o estado do Pará foi o mais afetado, representando mais de um terço de toda a área.

Outro dado do INPE mostrou que as regiões da Amazônia afetadas por queimadas e desmatamento estão levando a floresta toda a emitir mais carbono do que consegue absorver — são 0,29 bilhão de toneladas de carbono emitidos por ano para a atmosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Novo Enem

No dia 14 de julho, o Ministério da Educação (MEC) apresentou o cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio. A estimativa da pasta é adaptar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao novo modelo em 2024.

De acordo com o cronograma, a implementação dos referenciais curriculares do Novo Ensino Médio ocorrerá em 2022, para alunos do primeiro ano; em 2023, para primeiro e segundo anos; e em 2024, para todas as séries do ensino médio.

Volta às aulas

O ministro da educação, Milton Ribeiro, defendeu, no dia 20 de julho, o retorno às aulas em todo o país, mediante adoção de medidas de proteção como álcool em gel, distanciamento social e uso de máscaras. No entanto, por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual; os municípios, na rede municipal.  

Mundo

Protestos em Cuba

No dia 11 de julho, Cuba foi palco de um dos maiores protestos da população nos últimos 62 anos, desde que a Revolução Cubana em 1959. As manifestações iniciaram na manhã do dia 11 de julho, quando milhares de cubanos se reuniram nas ruas contra o governo do presidente Miguel Díaz-Canel. 

Os protestos foram transmitidos ao vivo por meio das redes sociais. Em pouco tempo, cubanos de várias regiões do país também decidiram protestar. O descontentamento da população com o governo ganhou adesão de artistas, famosos, jornalistas e , influencers. Hashtags tomaram força nas redes, tais como #SOSCuba, #SOSMatanzas e #SalvemosCuba.

Saiba os principais motivos dos protestos em Cuba

Olímpíadas de Tóquio 2020

As Olimpíadas de Tóquio 2020 começaram oficialmente no dia 23 de julho. As competições foram adiadas em um ano por causa da pandemia do coronavírus Covid-19.

A cerimônia de abertura ganhou a atenção do mundo por meio de coreografia com drones formando figuras no céu da cidade-sede e um enorme globo, simbolizando a Terra. Na ocasião, o Japão homenageou os profissionais da saúde e fez um minuto de silêncio pelas vítimas do coronavírus.

Bruninho (campeão do vôlei) e Ketleyn Quadros (campeã do judô) representaram o Brasil no desfile. Até o dia 30 de julho, o Brasil colecionava as seguintes medalhas:

  • Medalha de ouro: Ítalo Ferreira (surf)
  • Medalhas de prata: Rayssa Leal (skate) e Kelvin Hoefler (skate)
  • Medalhas de bronze: Mayra Aguiar (judô), Rebeca Andrade (ginástica), Daniel Cargnin (judô) e Fernando Scheffer (natação)
Ítalo Ferreira ganhou a primeira medalha de ouro, no Surf, para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Assassinato do presidente do Haiti

O presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi assassinado no dia 4 de julho, em sua casa. A polícia do país divulgou que, pelo menos, 26 colombianos e 2 americanos de origem haitiana participaram do crime. Desse total, seis são ex-militares. O primeiro-ministro interino disse que esse foi um "ato odioso, desumano e bárbaro".

Saiba também: como foi a independência do Haiti

Chuvas na Europa

Fortes chuvas atingiram a Europa Central, devastando principalmente a Alemanha e a Bélgica. Pelo menos 165 pessoas morreram e mais de 1,3 mil ficaram desaparecidos.  A imensa quantidade de água atingiu cidades com inundações, alagamentos e destruição de casas. O episódio foi considerado a maior tragédia alemã em 59 anos.

Voo no espaço

Jeff Bezos, fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, viajou a bordo do foguete New Shepard, da empresa Blue Origin, para uma volta espacial. Este foi o 1º voo civil sem piloto ao espaço e durou 10 minutos. 

Bezos viajou com seu irmão, Mark Bezos, com a pionera da aviação Wally Frank, de 82 anos, e com um jovem holandês de 18 anos que comprou a passagem.

Novo presidente do Peru

Pedro Castillo assumiu a presidência do Peru no dia 28 de julho/Crédito: WikiMedia Commons

No dia 19 de julho, o Juizado Nacional Eleitoral (JNE) declarou Pedro Castillo como o novo presidente do Peru de forma oficial. O professor e líder sindical, que é do partido de esquerda Peru Livre, tomou posse no dia 28 de julho, dia do bicentenário da independência peruana.

As eleições do segundo turno do Peru foram realizadas no dia 6 de junho. Castillo concorria com Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão por dois massacres nos quais esquadrões da morte integrados por militares assassinaram opositores.

Keiko Fujimori contestava a aleição, embora os números mostrassem uma pequena vantagem do candidato da esquerda. Castillo venceu no interior do país e teve grande rejeição na capital peruana, Lima. O novo presidente promete um país sem corrupção e afirmou que almeja a criação de uma nova Assembleia Constituinte.

Constituição Chilena 

No dia 3 de julho, a professora e linguista Elisa Loncón tornou-se a presidente da comissão que redigirá a nova constituição chilena. O feito é considerado histórico uma vez que Loncón é representante da etnia indígena mapuche, a principal do país.

Veja detalhes sobre a nova constituição do Chile