Greve dos caminhoneiros no Enem e Vestibular

Professores de Geografia explicam a crise do transporte de cargas no Brasil e indicam como o problema pode ser abordado nos vestibulares e Enem.
Por Adriano Lesme

Caminhoneiros protestaram principalmente contra o preço do diesel*
Caminhoneiros protestaram principalmente contra o preço do diesel*
Crédito da Imagem: Shutterstock
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A greve dos caminhoneiros literalmente parou o Brasil em maio. Durante cerca de duas semanas, a greve foi o principal tema dos noticiários do país e, até hoje, suas consequências repercutem nos jornais, seja na TV, rádio, impresso ou internet. Diante deste cenário, é bem provável que o assunto apareça nos vestibulares e no Enem.

De acordo com o professor de Geografia do curso e colégio Oficina do Estudante, Bruno Saneti, o aluno precisa se ater ao fato de como a ação interfere no planejamento da malha de transporte para o futuro. “A greve dos caminhoneiros revelou outras faces da precariedade na administração. No total, a economia sofreu um revés de cerca de R$ 75 bilhões” - afirma o professor.

Bruno Saneti também destaca que o Brasil está dependente do uso de combustíveis fósseis na frota destinada ao fluxo de cargas. Na Rússia, por exemplo, há 43 mil Km de ferrovias eletrificadas, o que diminui a dependência pelo diesel ou outro combustível fóssil.

Falando em ferrovia, o professor de Geografia do Oficina do Estudante aponta que a expansão da malha de trilhos no país abriria caminho para geração de emprego e renda e, por isso, deve ser estimulada. “No entanto, as barreiras incluem o lobby dos congressistas em relação às empresas petroleiras”, ressalta Saneti. 

Ferrovia elétrica
Ferrovias elétricas diminuem a dependência do país por combustíveis fósseis
Crédito: JetKat / Shutterstock

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Como chegamos a esse ponto?

Para entender um pouco mais sobre a situação do transporte de cargas no Brasil e as consequências da greve dos caminhoneiros, o Brasil Escola conversou também com o professor de Geografia do QG do Enem, João Felipe Ribeiro. 

Como o Brasil ficou dependente dos caminhões para transporte de carga?

O Brasil, na verdade, foi um país de transporte ferroviário até meados do século XX e a partir daí há uma opção pelo transporte rodoviário, notadamente a partir do Governo JK. Havia alguns investimentos rodoviários anteriores, mas é a partir do JK que se consolida. Essa opção tem a ver com pressa, o famoso “50 anos em 5”, e era necessário integrar o território brasileiro. 

A rodovia acaba sendo uma opção pior para a gente porque as distâncias no Brasil são grandes e o volume de cargas a serem transportadas também é grande, então, o ideal é que fosse ferrovia ou hidrovia. 

As ferrovias que existiam antes no Brasil não integravam o território porque o objetivo delas não era fazer integração, era ligar área de produção até um porto. Assim, na necessidade de integrar o território, optou-se pela rodovia porque era mais barato e rápido para fazer. Sem contar que o JK estava trazendo multinacionais do setor automobilístico para cá, então optar pela rodovia ajudaria essas empresas na venda de automóveis e, consequentemente, faria economia crescer mais rápido.

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Atualmente, as rodovias são quase 60% do transporte de carga do Brasil. As ferrovias vêm depois, chegando na casa dos 25%, em seguida hidrovia e, depois, um pouquinho de dutos e transporte aéreo.

Quais as ferrovias mais importantes do Brasil?

As ferrovias mais importantes do Brasil em ação atual são para levar minério. A principal delas é a Estrada de Ferro Carajás, que tem quase 900 km e vai do sudeste do Pará até o porto de São Luiz. A Estrada de Ferro Vitória a Minas também é importante. O Brasil, mesmo na fase rodoviarista, fez ferrovias importantes para levar minério porque a atividade de transporte de minério exige uma capacidade de carga muito alta. 

Agora, quem tem o potencial de ser a principal ferrovia do Brasil é a Ferrovia Norte-Sul porque é uma espécie de espinha dorsal no território brasileiro. No projeto, ela vai ligar Belém até o Rio Grande do Sul. O problema todo é a lentidão. Para se ter uma ideia, ela começou a ser feita no Governo Sarney, isso tem 30 anos, e hoje ela ainda não está pronta. Atualmente, ela liga o estado do Maranhão, a Estrada de Ferro Carajás até Goiás, mas mesmo assim está com problemas para funcionamento, pois a obra foi feita com má qualidade. Há problemas na brita, nas pedras que sustentam os dormentes e os trilhos, mas ela tem o potencial de ser a principal ferrovia brasileira.

Transporte de cargas no Enem

O Enem já teve questões envolvendo transportes no Brasil, inclusive na prova do ano passado. Foi uma questão relativamente difícil porque cobra o conhecimento do equívoco do sistema de transporte de cargas no país, que leva de caminhão produtos de baixo valor agregado, como a soja.

Questão do Enem 2017 sobre o transporte de cargas no Brasil

Correção comentada da questão: De acordo com o texto, os gargalos de escoamento de produção fazem com que os pontos fiquem sobrecarregados e, como consequência, ocorram problemas relacionados à entrega de produtos e longas filas nos portos. Dessa forma, a construção de novos terminais atracadouros auxilia no escoamento da produção e fornece nova alternativa para resolução do problema logístico.

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Crédito da foto: Antonio Scorza / Shutterstock