Atualidades Vestibular e Enem - dezembro de 2021

O mês de dezembro foi marcado pelas fortes chuvas no extremo sul da Bahia e por novos casos da variante Ômicron no Brasil.
Por Érica Caetano

Cidades inteiras ficaram alagadas no sul da Bahia
Cidades inteiras ficaram alagadas no sul da Bahia
Crédito da Imagem: Divulgação / Governo da Bahia
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No mês de dezembro, os alagamentos causados pelas fortes chuvas no sul do estado da Bahia e os novos casos da nova variante do coronavírus Ômicron tiveram destaque. 

Você pode conferir mais detalhes sobre os assuntos clicando nos hiperlinks para noticias de portais como UOL, Folha, G1, BBC, DW, CNN, Agência Brasil e outros, além de textos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Brasil

Enchentes sul da Bahia

As fortes chuvas que têm caído no sul do estado da Bahia desde o início do mês de dezembro têm deixado um rastro de destruição, com mais de 20 mortes, milhares de desabrigados e cidades inteiras alagadas. Já são mais de 200 pessoas feridas.

Tudo teve início devido a um ciclone extratropical que se formou no oceano Atlântico e que desde então vem provocando fortes chuvas na região. Pelo menos 29 municípios decretaram situação de emergência e outras três de calamidade.

Diferença entre furacão, tornado e ciclone

O governo estadual estima que a tragédia já tenha afetado mais de 400 mil pessoas. Deslizamentos de terra bloqueraram estradas e cheias de rios deixaram municípios inteiros debaixo d'água.

Celebridades, como os youtubers Felipe Neto e Whindersson Nunes, têm mobilizado as redes sociais para conseguir doações que possam ajudar os municípios do extremo sul da Bahia afetados. Apesar da situação, o Governo Federal recusou ajuda humanitária da Argentina

Pretos, pardos e mulheres ganham menos

Uma enorme diferença salarial continua separando pretos e pardos dos brancos no Brasil. Foi o que apontou o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no início do mês de dezembro.

Você sabe o que é segregação racial? 

De acordo com os dados, a média de ganhos de pretos e pardos equivale a 57,7% da renda de brancos. Os dados foram levantados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), entre 2012 e 2020.

A mesma pesquisa do IBGE ainda apontou que mesmo com a luta pela igualdade salarial, as mulheres ainda estão em desvantagem e recebem 78% do que os homens ganham. A diferença entre o que ganha um homem e uma mulher é de mais de 20%. Os valores se referem ao rendimento médio real por mês, já considerada a inflação do período.

Site do Ministério da Saúde hackeado

O site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker no início do mês e ficou inacessível. Segundo a mensagem publicada no endereço, “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”. Todos os portais da pasta, como o “ConecteSUS” e o “Portal Covid” também foram afetados e ficaram sem possibilidade de acesso.

Leia também: O que é hacker?

O aplicativo ConecteSUS, que emite o chamado Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19, voltou a funcionar depois de 13 dias fora do ar. O sistema, contudo, ainda apresenta instabilidade.

O ataque hacker fez o Governo Federal adiar a exigência de comprovante de vacina para viajantes do exterior. Atualmente, Anvisa e Governo Federal divergem sobre o chamado "passaporte vacinal".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vacina para crianças e ataques à Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A dose para esse público deve ser menor do que a aplicada em maiores de 12 anos. Mas o Brasil ainda não tem essas doses ajustadas. 

Após a autorização, servidores da Anvisa passaram a receber ameaças pela internet de pessoas contrárias a vacinação. Alguns se identificaram como apoiadores do presidente Bolsonaro, que se manifestou contra a vacinação infantil. Em uma live, Bolsonaro afirmou que divulgaria os nomes dos técnicos responsáveis pela aprovação. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar as ameaças.

PIB cai pelo segundo trimestre seguido

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda pelo segundo trimestre consecutivo, e o Brasil entrou em recessão técnica. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, a queda foi de 0,1% em relação ao segundo trimestre.

Saiba mais sobre o PIB

Réus condenados por incêndio na boate Kiss

Os quadro réus no julgamento da tragédia na boate Kiss, em Santa maria (RS), que deixou 242 mortos em um incêndio em janeiro de 2013, foram condenados por homicídio simples, com dolo eventual.

Após dez dias de julgamento, o júri em Porto Alegre sentenciou os quatro acusados: dois sócios da boate e dois membros da banda que se apresentava naquela noite a 22 anos de prisão.

Senado aprova indicação de André Mendonça ao STF

O Senado Federal aprovou a indicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro, de André Mendonça, para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele se tornou o segundo ministro indicado por Bolsonaro para assumir vaga no STF. O primeiro foi Kássio Nunes.

Novos casos da variante Ômicron no Brasil

No finalzinho de novembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a nova cepa do coronavírus chamada B.1.1.529 e conhecida como Ômicron  já estava no Brasil.  Agora, o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde indica que foram confirmados mais de 100 casos no Brasil da nova variante do coronavírus.

Apesar de muito cedo, há evidências crescentes de que a infecção por essa variante representa um risco menor de hospitalização. Além disso, estudos apontam que pessoas com duas doses da vacina permanecem protegidas contra hospitalização, mesmo que tenham perdido parte de sua proteção contra infecções.

Isso provavelmente ocorre porque a maioria das vacinas fornece uma resposta celular que não é afetada por essa variante.Também há dados que mostram que uma terceira dose de vacinas de RNA mensageiro tem uma potente capacidade de neutralização da ômicron.

Mundo

Recorde diário de casos de Covid-19

Pela primeira vez, o mundo registrou mais de 1 milhão de casos de Covid-19 em 24 horas. Contudo, o aumento do número de casos não é proporcional ao total de mortes. De acordo com a plataforma Our World in Data, a média móvel foi de 6,4 mil mortes, a menor desde outubro do ano passado.

Novo chanceler da Alemanha

Dois meses e meio depois das eleições na Alemanha, o social-democrata Olaf Scholz foi eleito chanceler. Isso significa o retorno da centro-esquerda ao poder após 16 anos do governo da conservadora Angela Merkel. Foram 395 votos a favor de Scholz. Angela Merkel recebeu honras militares em sua despedida do cargo que ocupou ao longo de 16 anos.

Acidente com imigrantes deixa 54 mortos no México

No início de dezembro, um acidente em uma estrada de Chiapas, no México, deixou 54 mortos. Os feridos chegaram a 105 e, segundo a imprensa local, ao menos três pessoas ficaram em estado grave no hospital. Na véspera, uma carreta na qual eles viajavam clandestinamente se chocou contra um muro e tombou.

Segundo a Defesa Civil, entre os feridos, há cidadãos de ao menos cinco países da América do Sul e Central, sendo 20 deles menores de idade, de 3 a 17 anos.

Novo presidente do Chile

O candidato da coalizão de esquerda, Gabriel Boric, de apenas 35 anos, foi eleito o mais jovem presidente da história do Chile. Em disputa polarizada, representante da esquerda e ex-líder estudantil venceu o ultradireitista José Antonio Kast.

Tornados nos EUA

Uma série devastadora de tornados atingiu seis estados americanos, matando mais de 70 pessoas e deixando um rastro de casas, fábricas e armazéns destruídos ao longo de mais de 320 quilômetros.

Por que os Estados Unidos são tão atingidos por furacões e tornados?