Atualidades Vestibular e Enem - Janeiro de 2022

Crescimento da variante Ômicron no Brasil e no mundo, e tensão entre Rússia e Ucrânia foram os principais assuntos do mês.
Por Adriano Lesme

Vacinação de crianças começou em janeiro no Brasil
Vacinação de crianças começou em janeiro no Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O primeiro mês do ano foi marcado por uma guerra iminente entre a Rússia e a Ucrânica, no leste europeu, além de uma grande erupção de um vulcão na Oceania. Aqui no Brasil, começou a vacinação de crianças enquanto a variante Ômicron se espalha.

Para saber mais detalhes dessas e outras notícias, clique nos hiperlinks. Você será redirecionado para textos do Brasil Escola e páginas dos portais UOL, Folha, G1, BBC, Correio Braziliense, Carta Capital, entre outros.

Vacinação de crianças no Brasil

O Brasil iniciou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos em janeiro, após uma queda de braço entre cientistas, representados principalmente pela Anvisa, e o Governo Federal,. Um garoto indígena de 8 anos foi a primeira criança vacinada no Brasil, no dia 14 de janeiro.

Até o momento, cerca de 2,5 milhões de crianças foram vacinadas no Brasil, todas com o imunizante da Pfizer. No entanto, mais de 1 milhão está no estado de São Paulo. Em outros locais, como na cidade do Rio de Janeiro, faltam doses. A partir de fevereiro, a Coronavac também será aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Vacina 100% nacional

No início de janeiro, a Anvisa aprovou o registro de um insumo para a fabricação da AstraZenica no Brasil. Atualmente, o insumo é importado da China ou Índia pela Fiocruz, que produz a vacina. Com a fabricação do insumo no país, o Brasil terá uma vacina 100% nacional.

Ômicron e recorde de casos

Mas janeiro não teve apenas boas notícias em relação à pandemia. A variante Ômicron se espalhou pelo país, que registrou recorde diário de contaminação pela Covid-19. No dia 26 de janeiro, o Brasil registrou 224 mil casos de coronavírus, o maior número desde outubro de 2021. Apesar do aumento, o número de mortes é menor em relação ao pico da pandemia no país, provando que as vacinas também funcionam contra a variante.

O aumento das contaminações fez o Carnaval de rua ser cancelado nas duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro. A temporada de cruzeiros no Brasil também foi suspensa até o dia 18 de fevereiro por conta de surtos de contaminação em navios.

Além da Covid-19, houve uma epidemia de gripe (vírus influenza) nas primeiras semanas de janeiro. Muitas pessoas contraíram covid e gripe ao mesmo tempo, o que recebeu o nome de flurona.

Apagão de dados no Ministério da Saúde

A falta de dados sobre a vacinação de brasileiros nos sites do Ministério da Saúde perdurou em janeiro, após o ataque hacker no início de dezembro. A indisponibilidade do sistema impediu que municípios registrassem quantidade de contaminados, internações e mortes pela Covid-19 e outras doenças, além do número de vacinados.

Por causa do atraso na reestabilização dos dados, deputados pediram ao Supremo Tribunal Federal a investigação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Eles alegam que o apagão de dados e/ou a demora para normalizar o sistema seria uma estratégia do Governo para minimizar a realidade da pandemia.

Maior inflação desde 2015

A inflação de 2021 foi a maior desde 2015. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 10,06% no ano passado, bem acima da meta de 3,75% definida no final de 2020 pelo Conselho Monetário Nacional.

Entenda o que é inflação

O segmento de transportes foi o principal responsável pela alta, em especial os combustíveis. A gasolina teve alta de 47,49%, enquanto o etanol, 62,23%. Em seguida estão os setores de habitação, alimentação e bebidas.

A inflação e o desemprego devem agravar a fome no Brasil. Mais da metade da população tem dificuldade em comprar alimentos, e 19 milhões passam fome, segundo a pesquisa "Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil”.

Chuvas em Minas Gerais

Minas Gerais foi bastante castigado pelas chuvas em janeiro, ocasionadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul e pelo fenômeno “La Niña”. Situação semelhante ao que ocorreu na Bahia em dezembro de 2021.

As fortes chuvas deixaram 138 cidades mineiras em situação de emergência. Na cidade turística de Capitólio, uma rocha se desprendeu e atingiu duas lanchas no Lago de Furnas. Dez pessoas morreram, todos da mesma embarcação, e mais de 30 ficaram feridas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Mundo

Tensão entre Rússia e Ucrânia

A Rússia está movimentando tropas na fronteira com a Ucrânia, aumentando a tensão entre os países. Os Estados Unidos acusam a Rússia de planejar uma invasão à Ucrânia, território que fazia parte da antiga União Soviética.

Cerca de 100 mil solados russos aguardam ordens do presidente Vladimir Putin. Enquanto isso, Estados Unidos e União Europeia tentam evitar o conflito com ameaças de sanções econômicas em caso de invasão.

A Rússia quer ampliar sua zona de influência na Europa e aproveitar a crise política na Ucrânia para anexar parte do país ao seu território. Há oito anos, a Rússia já anexou a península da Crimeia. Putin também tem receio que a Ucrânia entre na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), passando a armazenar mísseis e tropas dessa aliança que é liderada pelos Estados Unidos.

Os gasodutos da Rússia, grande fornecedora de energia da Europa, passam pela Ucrânia, o que torna o território importante economicamente. Além disso, muitos russos – e até alguns ucranianos – defendem que Rússia e Ucrânia são um “único povo” e apoiam a anexação.

Vulcão em Tonga

Uma enorme erupção vulcânica ocorreu perto de Tonga, na Oceania. Segundo especialistas, foi a maior erupção em mais de 30 anos. As nuvens de gás e vapor atingiram 20 quilômetros de altura e foram vistas do espaço por satélites.

Entenda o que são vulcões

Como consequência da erupção, tsunamis foram registrados a milhares de quilômetros de Tonga, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Japão e até no Peru, onde duas pessoas morreram afogadas. Doze dias após a grande erupção, um terremoto atingiu a região e também gerou ondas gigantes.

Incêndio em Nova York

Um incêndio em um prédio residencial em Nova York matou 19 pessoas, sendo nove crianças. Mais de 60 pessoas ficaram feridas após o fogo atingir vários apartamentos. Foi o maior incêndio na cidade em mais de 30 anos.

Leia também: O Grande Incêndio em Londres

As investigações descobriram que um aquecedor elétrico provocou o incêndio em um apartamento. Minutos depois, todo o prédio de 19 andares foi tomado pela fumaça. As vítimas morreram intoxicadas.

Recorde de casos de covid no mundo

Assim como no Brasil, vários outros países estão registrando recordes diários de contaminação pelo coronavírus. No dia 20 de janeiro, foram registrados 4,2 milhões de casos no planeta, um recorde. Apenas nos Estados Unidos foram contabilizados quase 1 milhão de casos no dia. Em segundo lugar estava a França, com 436 mil. O Brasil foi o sexto país no dia.

Falando na França, uma nova variante da SARS-CoV-2 foi descoberta no país. A variante foi batizada de IHU e deriva de outra, a B.1.640, detectada no fim de setembro de 2021 na República do Congo.