Atualidades Vestibular e Enem - Dezembro de 2022

O terceiro título da Argentina na Copa do Mundo do Catar, o impeachment do presidente do Peru e a nevasca histórica nos Estados Unidos são alguns dos fatos que marcaram o mês de dezembro
Por Lucas Afonso

Taça da Copa do Mundo ao fundo bandeira da Argentina
Argentina conquistou o tricampeonato na Copa do Catar. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Assuntos da atualidade podem ser cobrados em provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, bem como em vestibulares.

Neste mês, chegou ao fim a Copa do Mundo realizada no Catar que teve como campeã a Argentina. Na China, os casos de covid-19 aumentaram de forma exponencial após o fim das restrições. E por aqui, no mesmo dia da diplomação do presidente eleito Lula, o prédio da Polícia Federal sofreu tentativa de invasão e atos de vandalismo ocorreram nas ruas de Brasília. 

Confira os principais fatos do mês de dezembro que movimentaram os noticiários e provocaram debates sociais. Para se aprofundar nos assuntos, clique nos hiperlinks e acesse a notícias e artigos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Mundo

Copa do Mundo do Catar

A Copa do Mundo do Catar foi realizada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. A seleção campeã foi a Argentina que disputou a final, no Estádio Lusail, contra a França. Após o empate de 3 a 3, os países se enfrentaram nos pênaltis.

A última vez que os argentinos levaram a taça mundial para a casa foi em 1986, esse é o terceiro título do país sul-americano

Estádio 974 em Doha, no Catar. [2]

A seleção brasileira se despediu do torneio nas quartas de final após a derrota contra a Croácia nos pênaltis no dia 5 de dezembro.

O gol mais bonito dessa Copa foi feito pelo atleta brasileiro de Nova Venécia (ES), Richarlison, sendo o voleio marcado contra a Sérvia na primeira partida. 

Protestos na Copa

O evento esportivo foi marcado por protestos e manifestações, principalmente na primeira fase, a etapa dos grupos. 

Entre as pautas dos protestos estavam: o racismo, o respeito à comunidade LGBTQIA+, o direito e liberdade de mulheres e a iraniana Mahsa Amini que morreu após ser presa por não usar o hijab corretamente. 

Veja também: professores comentam como a Copa do Mundo do Catar pode ser cobrada no Enem e vestibulares

Nevasca histórica nos Estados Unidos

Os últimos dias do ano nos Estados Unidos foram marcados pela tempestade de inverno mais intensa das últimas décadas no país.

Até o dia 29 de dezembro foram contabilizadas pelas autoridades um total de 61 vítimas fatais. 

A nevasca provocou o cancelamento de cerca de 15 mil voos. Autoridades a chamaram de 'tempestade do século'.

Leia também: como se forma, os tipos e as consequências da neve

Impeachment do presidente do Peru

O presidente do Peru, Pedro Castillo, afirmou em pronunciamento no dia 7 de dezembro que iria instituir governo de exceção e dissolver o congresso de forma temporária na intenção de restabelecer estado de direito e a democracia no país. Na ocasião, ele anunciou toque de recolher e disse que iria convocar novas eleições.

Presidente do Peru de chapéu branco
Pedro Castillo, ex-presidente do Peru impeachmado em dezembro de 2022. [ ]

No entanto, nesse mesmo dia, o Congresso do Peru aprovou impeachment do presidente. Foram 101 votos a favor da cassação, 6 contra e 10 abstenções. Castillo foi detido pela Polícia Federal peruana. 

A vice-presidente Dina Boluarte assumiu o cargo ainda no dia 7. 

Saiba mais: o que é estado de exceção?

Vulcão na Guatemala

Um dos vulcões mais ativos de toda a América Central, o Vulcão de Fogo da Guatemala, entrou em erupção no dia 11 de dezembro.

Em 2018, este vulcão provocou a morte de 215 pessoas no país americano. O vulcão possui 3.763 metros de altura e fica localizado a 35 quilômetros da Cidade da Guatemala. 

Aumento de casos de covid na China

Os casos de covid-19 na China saltaram após a política de covid zero no país. A média de novos casos chegou a ultrapassar os 40 mil, número que nunca havia sido atingido desde o início da pandemia no território chinês. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A explosão de casos provocou superlotação em hospitais e aumento do número de mortes decorrentes da doença.

Descoberta de novos minerais

Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, identificaram dois mineirais inéditos a partir de um meteorito de 15 toneladas.

Os pesquisadores receberam uma amostra de 70 gramas da rocha espacial que caiu na Somália em 2020. 

Os minerais foram batizados de 'elaliita' e 'elkinstatonita'. A pesquisa ainda pretende responder sobre o que os minerais podem dizer das condições de formação do meteorito. 

Saiba mais: o que são, os tipos e a importância dos recursos mineirais

Brasil

Diplomação de Lula

A diplomação do presidente eleito no dia 30 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), foi realizada no dia 12 de dezembro.

Lula foi eleito com 60,3 milhões de votos no 2º turno nas Eleições 2022. [4]

A solenidade marcou o fim do processo eleitoral. Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizou a entrega do diploma à chapa.

Essa diplomação certifica que a Justiça Eleitoral brasileira realizou a apuração das urnas, como também analisou as contas dos partidos, e atestou a veracidade das eleições. O procediemento confirmou que os candidatos estão aptos a assumir os cargos. 

A posse presidencial do presidente Lula foi realizada na tarde do último domingo (1). 

Veja também: o que marcou o Governo Lula (2003 a 2010)

Ataques à Polícia Federal, em Brasília

A noite da diplomação de Lula, no dia 12, foi marcada por atos de vandalismo e a tentativa de invadir o prédio da Polícia Federal (PF), em Brasília.

Os ataques começaram por volta das 19h30 após a prisão temporária do indígena José Acácio Tserere Xavante, apoiador de Jair Bolsonaro. Tserere é investigado por participar de atos antidemocráticos.

Carros e ônibus foram incendiados por grupos radicais. No dia 26 de dezembro, a PF abriu inquérito para investigar as ações dos bolsonaristas. 

Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou no final de dezembro uma prévia da população brasileira de acordo com o Censo 2022.

A estimativa aponta que o Brasil possui 207,8 milhões de pessoas. O dado segue um modelo estatístico do órgão. O Censo deste ano já havia completado o trabalho em 83,9% da população até 25 de dezembro. 

As atividades continuam no mês de janeiro de 2023.

Leia: a importância do IBGE para o planejamento

Chuvas fortes

No mês de dezembro várias regiões brasileiras receberam grande volume de água, algumas acima da média esperada para o mês. Minas Gerais e o Rio de Janeiro são alguns dos estados que foram impactados pelas tempestadas decorrentes de fortes chuvas.

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre as enchentes no Brasil:

Tremor em Minas Gerais

Na madrugada da quarta-feira, 28 de dezembro, a cidade de Sete Lagos (MG) sofreu um terremoto de magnitude 2,8 na escala Richter. A medição foi feita pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

Esse é o terceiro tremor mais forte que o município registrou em 2022. Foram mais de 50 tremores no estado de Minas Gerais este ano.

Confira: o que é um terremoto?

Casos de covid

A média de mortes decorrentes da covid-19 chegou a 148 no Brasil, a maior em quatro meses no mês de dezembro de 2022.

Já os novos casos chegaram a ultrapassar os 40 mil em um único dia neste mês.

 

Créditos das imagens:

[1] fifg | Shuttestock

[2] SLSK Photography | Shutterstock

[3] Salma Bashir Motiwala | Shuttestock

[4] Yuri Murakami / Shutterstock