Atualidades Vestibular e Enem - Maio de 2022

O mês de maio foi marcado pelas fortes chuvas no estado de Pernambuco e pelo ataque a escola primária no Texas (EUA).
Por Érica Caetano

Pelo menos 19 crianças e dois professores morreram após um atirador fazer diversos disparos na Robb Elementary School, no Texas (EUA)
Crianças e professores morreram após um atirador fazer diversos disparos em escola, no Texas
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No mês de maio, as fortes chuvas no estado de Pernambuco e o ataque a escola no Texas tiveram destaque nos noticiários. Fique por dentro para chegar preparado nas provas de vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Você pode conferir mais detalhes sobre os assuntos clicando nos hiperlinks para noticias de portais como UOL, Folha, G1, BBC, DW, CNN, Agência Brasil e outros, além de textos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Mundo

Ataque com arma de fogo a escola primária no Texas

Pelo menos 19 crianças e dois professores morreram após um atirador fazer diversos disparos na Robb Elementary School, uma escola localizada na cidade de Uvalde, no Texas (EUA). As vítimas chegaram a ser socorridas a um hospital local, mas não resistiram aos ferimentos.

Múltiplos feridos foram atendidos em duas unidades de saúde da região. O criminoso, um rapaz de 18 anos que estudava no colégio, foi morto durante a ação. O crime teve início por volta das 11h (horário local), dois dias antes do encerramento das aulas no distrito, que celebraria a formatura deste ano na semana seguinte ao ataque. 

O presidente americano Joe Biden pediu, em pronunciamento feito na Casa Branca, o enfrentamento ao lobby pró-armas do país.

Onda de calor extremo na Índia

A forte onda de calor que atinge a Índia matou pelo menos 25 pessoas por insolação desde o fim de março em Maharashtra, estado cuja capital é Mumbai. O número é o mais alto dos últimos cinco anos e considera-se provável que haja mais vítimas em outras partes do país, à medida que as temperaturas têm ultrapassado os 40°C, numa época em que não costuma fazer tanto calor na Índia.

EUA e Europa batem marca de mortes por Covid-19

Os EUA superam marca de um milhão de mortes por Covid-19. O país detém o recorde mundial de vítimas fatais na pandemia. Presidente Joe Biden pede que norte-americanos sigam 'vigilantes'.

Segundo Organização Mundial da Saúde, a Europa chegou à marca de 2 milhões de mortos por Covid-19. A OMS informou que, 2.002.058 de pessoas morreram por conta da doença na Europa, e 218.225.294 casos foram registrados.

O Reino Unido e Itália lideram ranking de mortos, e França, de casos. União Europeia anunciou este mês que vai derrubar obrigação de uso de máscara em aviões.

Primeira imagem do buraco negro

Um time internacional de astrônomos divulgou a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, conhecido como Sagitário A*. A imagem foi obtida a partir de uma rede de oito radiotelescópios espalhados pelo mundo, incluindo o Alma, no Chile.

A foto não é do buraco negro em si, já que o que se vê é a sua sombra rodeada por uma estrutura anelar brilhante formada por gás.

Saiba o que são os buracos negros

Finlândia e Suécia solicitam formalmente adesão à Otan

A Finlândia e a Suécia solicitaram formalmente a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma decisão motivada pela invasão da Ucrância pela Rússia e que encerra décadas de não alinhamento militar. 

Países eram neutros por questões geográficas e culturais, mas devem abandonar modelo caso ingressem à aliança militar ocidental. Rússia promete fortes retaliações.

Entenda como funciona a Otan

Presidente da Ucrância faz aparição surpresa na abertura do Festival de Cannes 

O presidente da Ucrância, Volodimir Zelenski, fez uma aparição surpresa na abertura da 75ª edição do Festival de Cannes, onde discursou sobre a relação entre ficção e realidade, bem como o poder do cinema em defender a liberdade.

Por vídeo de Kiev, ele pediu que os cineastas não se calem diante da invasão russa da Ucrânia e enfrentem os ditadores, assim como Chaplin fez com Hitler.

A volta do Fórum de Davos 

Após dois anos de interrupção devido a à pandemia, começou no mês de maio a 51ª edição presidencial do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suiça, em um momento de incerteza em razão da guerra na Ucrânia e de suas consequências nos âmbitos geopoliticos, financeiros e alimentar.

A Rússia foi banida do evento após invadir a Ucrância. Por outro lado, a Ucrânia deve ser o centro das atenções.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Brasil

Fortes chuvas em Pernambuco

Fortes chuvas que atingiram a região metropolitana do Recife por mais de cinco dias deixaram 106 mortos até o momento e vários desaparecidos. A região foi palco de deslizamentos de terra em morros, transbordamentos de rios e grandes torrentes de lama.

Mais de 6 mil pessoas estão desabrigadas. O impacto dos temporais levou nove municípios a decretarem situação de emergência.

Especialistas apontam a falta de planejamento urbano como a principal causa dos deslizamentos que mataram mais de uma centena de pessoas. Muitos bairros no Recife surgiram de invasões em morros, áreas de risco.

Deslizamento em Recife
Mais de 100 pessoas morreram após fortes chuvas em Pernambuco
Crédito: TV Brasil

Amazônia tem recorde de desmatamento

Amazônia Legal teve recorde de alertas de desmatamento em abril deste ano. Os dados foram atualizados e divulgados no início deste mês. É o pior índice para o mês na história do monitoramento feito pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), que começou em 2015 e passou a registrar dados do primeiro semestre a partir de 2016.

Brasil perde trabalhadores com carteira assinada

O emprego com carteira assinada tem perdido protagonismo e espaço no mercado de trabalho brasileiro. A participação desta modalidade no total da população ocupada no setor privado ficou em 38,1% no 1º trimestre de 2022 e segue bem distante do pico de 43% alcançado em 2014.

Mesmo com o aumento do número de brasileiros com emprego formal nos últimos meses, o percentual dos ocupados com carteira assinada permanece abaixo do patamar pré-pandemia (38,7%).

Inflação quase dobra no país em um ano

A inflação acumulada em 12 meses no Brasil chegou a 12,13% no mês passado, segundo dados do IBGE. A taxa praticamente dobrou, já que neste mesmo período no ano passo a inflação anual era de 6,76%. O IPCA foi de 1,06%, mais de três vezes maior que a do mesmo período de 2021 (0,31%) e a maior taxa para o mês nos últimos 26 anos, desde abril de 1996. A alta foi impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis.

Rio de Janeiro registra 40 chacinas em um ano 

Em apenas um ano de gestão do governador Cláudio Castro no Estado do Rio de Janeiro, foram registradas 182 mortes em 40 chacinas. As pesquisas na área de segurança pública consideram como chacina todas as ações com ao menos três mortes.

Levando em conta o massacre com ao menos 23 pessoas mortas, ocorrido em 24 de maio em uma ação policial na Vila Cruzeiro, o governo Castro acumula duas das três maiores chacinas em operações policiais da história do Rio, aponta estudo. A outra ação ocorreu em maio de 2021, na favela do Jacarezinho, quando 28 pessoas morreram - essa chacina é considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro.

Bolsonaro se encontra com Musk 

O fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro para discutir conectividade e outros projetos na Amazônia. O bilionário viajou ao Brasil para lançar no país uma rede de satélites que conecta lugares remotos.

Ignorando o sistema de controle já existente, que indicou alta do desmatamento, governo afirma que Musk pode ajudar no monitoramento da floresta.