Atualidades Vestibular e Enem - maio de 2023

Entre os destaques do mês, estão atos de racismo sofridos pelo jogador Vini Jr. e fim da emergência mundial da covid-19
Por Silvia Tancredi

Jogador Vini Jr é um homem negro e está correndo no campo de futebol
Natural de São Gonçalo (RJ), Vini Jr. está atualmente jogando pelo Real Madrid, time do futebol espanhol. [1]
Crédito da Imagem: Reprodução Twitter / Fifa World Cup
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de maio de 2023.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as nossas reportagens e artigos e matérias dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, etc.

Tópicos deste artigo

Brasil 

Racismo sofrido por Vini Jr.

O principal destaque do mês envolveu o jogador de futebol brasileiro negro Vini Jr., que atua na Espanha. Membro do time Real Madrid, o esportista sofreu ataques racistas durante uma partida que ocorreu no dia 22 de maio. Entre os diversos insultos emitidos por alguns torcedores, estava a palavra "macaco". O árbitro resolveu paralisar o jogo durante alguns minutos e solicitou que as pessoas parassem de gritar.

Além disso, sete espanhois foram detidos acusados de terem levado um boneco preto que vestia uma camiseta com o número 20, usada por Vini, e simular um enforcamento. Os homens foram soltos, mas estão proibidos de se aproximarem do jogador e de estádios. 

No mesmo dia, à noite, Vini Jr. manifestou-se por meio de uma rede sociail:

“O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga (campeonato espanhol de futebol)? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana?”, desabafou Vini Jr.

O episódio rendeu alguns desdobramentos, no Brasil e no mundo. Confira abaixo os principais.

=>No mesmo dia do jogo, as luzes do Cristo Redentor foram apagadas durante uma hora em solidariedade a Vini Jr. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

=>O Governo Federal, por meio dos ministérios de Direitos Humanos e do Esporte, manifestou sua indignação pelo ocorrido envolvendo o jogador brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou da Federação Internacional de Futebol (Fifa), da La Liga e das ligas de futebol de todos os demais países providências contra o “racismo e o fascismo”. 

=>A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do alto comissário para os Direitos Humanos, Volker Türk, condenou os ataques racistas sofridos por Vini Jr. afirmando que as ofensas são um “lembrete gritante” da prevalência do racismo no esporte. “Apelo aos organizadores de eventos desportivos para que tenham estratégias de prevenção e combate ao racismo”, disse.

=>No dia seguinte ao jogo no qual Vini Jr. foi xingado, todos os jogadores do time dele usaram a camiseta número 20 para mostrar solidariedade ao brasileiro. Na arquibancada, foi levantado um cartaz em apoiando-o e salvas de palmas foram emitidas. Vini Jr. agradeceu pelas mensagens por meio de sua rede social.

Reprodução/Twitter

Racismo no Brasil

Frequentemente, episódios de racismo são divulgados na mídia. Neste mês, houve um caso que gerou repercussão e que ocorreu em Goiânia (GO), quando uma senhora entrou em uma loja de roupas e exigiu ser atendida por uma vendedora que não fosse "de cor".

Outro exemplo que pode ser lembrado é outra loja de roupas, desta vez situada em um shopping de Fortaleza (CE), que criou um código de alerta para entrada de consumidores negros. 

O tema racismo é importante e pode ser cobrado em vestibulares e no Enem, especialmente neste ano no qual são comemorarados os 135 anos da Lei Áurea no Brasil (veja abaixo).

De acordo com a disciplina Sociologia, a definição de racismo é esta:

"O racismo é uma forma de preconceito e discriminação baseada num termo controverso, que sociologicamente é revisto e do qual a genética também inicia uma revisão: a raça. "

Vídeo sobre racismo estrutural 

135 anos da Lei Áurea

No 13 de maio, completaram-se 135 anos da criação da Lei Áurea, que marcou a abolição da escravatura no Brasil. A lei foi assinada em 1888 pela princesa Isabel. Dados apontam que, na ocasião, mais de 700 mil escravos receberam liberdade.

Segundo a história do Brasil, a abolição da escravatura foi resultado da luta realizada pelo movimento abolicionista, pela sociedade civil e pelos escravos durante as décadas de 1870 e 1880.

Leia também: 13 de maio: a importância das práticas antirracistas nas escolas

80 anos da CLT

No dia 1º de maio, comemoraram-se os 80 anos da criação da Consolidação das Leis de Trabalho – ou das Leis Trabalhistas (CLT). O decreto-lei foi criado no ano de 1943, durante o governo de Getúlio Vargas

A legislação trabalhista CLT possuía 922 artigos e foi assinada por Getúlio Vargas e por seu ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Alexandre Marcondes Machado Filho.

Saiba mais sobre a CLT na Era Vargas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Índices de desemprego

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no dia 18 de maio apontaram dois índices relacionados ao desemprego no primeiro semestre deste ano:

  • O desemprego entre as mulheres ficou em 10,8%, enquanto entre os homens o índice foi de apenas 7,2%.

  • O desemprego foi maior entre as pessoas que se autodeclaravam pretas (11,3%) e pardas (10,1%). O índice de brancos foi de 6,8%.

Desmatamento

Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), coletados a partir do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), mostraram que o desmatamento no bioma Cerrado, entre os meses de janeiro e abril, é o maior registrado nos últimos cinco anos (2.133 km² de área desmatada).

Por outro lado, o desmatamento na  Amazônia Legal, também entre os mesmos meses, teve queda (1.132,45 km²), o que representa 41% a menos do que o mesmo período no ano passado.

Conheça os biomas brasileiros e suas características

Dengue, Zika e chikungunya

Os mosquitos do gênero Aedes são os vetores da chikungunya, uma doença viral.
Os mosquitos do gênero Aedes são os vetores da chikungunya, uma doença viral.

O Ministério da Saúde lançou no dia 4 de maio uma campanha nacional de combate a três arboviroses: dengue, zika e chikungunya em razão do aumento de casos registrados no Brasil.

O objetivo da campanhar é alertar para sinais, sintomas, prevenção e controle das doenças, transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito, em particular o Aedes aegypti, popularmente conhecido como pernilongo rajado em razão das listras brancas nas pernas.

Estude as doenças consideradas arboviroses:

  • Dengue - doença que se caracteriza por febre alta que se inicia de maneira abrupta, dores no corpo, dor de cabeça e surgimento de manchas vermelhas pelo corpo.

  • Zika - doença viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes. Ela apresenta sintomas parecidos com os da dengue, porém mais brandos.

  • Chikungunya - doença viral que provoca, entre outros sintomas, febre e dores nas articulações

Gripe aviária

No dia 22 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. Conforme o ministério, esse estado tem validade de 180 dias.

O Instituto Butantan, em São Paulo, começou a desenvolver uma vacina contra a gripe aviária. Segundo o instituto, os testes estão sendo realizados com cepas vacinais que foram cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o primeiro lote já está pronto para o início dos testes pré-clínicos, ou seja, testes em laboratório.

Saiba tudo sobre a gripe aviária

Campanha direitos das Pessoas com Deficiência

No dia 4 de maio, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) lançou uma campanha nacional de luta pelos direitos das pessoas com deficiência, com o tema Defensoria Pública: em ação pela inclusão.

A iniciativa tem como objetivo promover a educação em direitos humanos e servir como instrumento contra o capacitismo, definido como a discriminação e o preconceito contra pessoas com deficiência, por entender que são inferiores ou incapazes.

Mundo

Presidente Lula e Maduro. [2]
Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil.

Encontro de presidentes da América do Sul

No dia 30 de maio, foi realizado, no Brasil, o encontro de presidentes da América do Sul. O objetivo do evento foi retomar as relações entre os países.

Participaram do encontro o presidende Lula e os presidentes dos seguintes países:

  • Argentina

  • Bolívia

  • Chile

  • Colômbia

  • Equador

  • Guiana

  • Paraguai

  • Suriname

  • Uruguai

  • Venezuela

No final do encontro, os presidentes emitiram uma carta em que reafirmam valores comuns e concordam em aprofundar discussões sobre a criação ou restabelecimento de algum mecanismo de cooperação que envolva todos os países da região.

Lula e Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao Brasil um dia antes do encontro dos presidentes para se reunir com Lula. Esse encontro marcou a retomada das relações entre os dois países.

Lula defendeu a volta do contato entre os países. Segundo o presidente, para combater o crime organizado, o narcotráfico e para preparar a defesa fronteiriça é preciso ter Forças Armadas coesas, trabalhando juntas e se preparando para garantir a soberania dos países.

Maduro afirmou que as relações entre o Brasil e a Venezuela nunca deveriam ter se encerrado. O presidente da Venezuela disse que ambos os países pretendem estabelecer um novo protocolo de defesa e combate aos crimes fronteiriços.

Leia também:

=> Crise na Venezuela

=> Imigração Venezuelana para o Brasil

=> Relações entre Venezuela e Colômbia

Fim emergência mundial da Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no dia 5 de maio, o fim da emergência mundial da Covid-19. A OMS fez o anúncio após a 15ª reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI). 

Há mais de três anos, no dia 11 de março de 2020, a OMS declarava a pandemia da Covid-19. 

A organização alerta que essa oficialização encerra o fim da situação de emergência da doença, mas não a Covid-19 em si. Nesse sentido, a OMS reforçou a importância das nações fortalecerem o sistema de imunização contra a infecção. 

Coroação de Charles III

No dia 6 de maio, Charles III foi coroado rei do trono britânico,  na Abadia de Westminster, local onde ocorrem as coroações britânicas desde o século XI. O presidente Lula participou do evento.

A coroação do rei Charles simbolizou a ascenção dele ao trono britânico. Mas, vale lembrar que, no dia 8 de setembro do ano passado, quando faleceu a mãe de Charles, a rainha Elizabeth II, o então príncipe Charles já havia ascendido ao trono.

A última coroação do trono britânico foi realizada há 70 anos. Em 1952, a rainha Elizabeth II assumiu o trono e a coroação dela ocorreu no ano seguinte.

Saiba o que estudar sobre a família real

Terremotos

No mês de maio, foram registrados dois terremotos no mundo. Veja abaixo detalhes:

  • 17 de maio, na Guatemala: com magnitude 6,4, terremoto teve como epicentro o departamento de Totonicapán, a 78km da capital guatemalteca e também foi sentido a 100 km leste da capital do México

  • 26 de maio, no Japão: o terremoto teve magnitude de 6,2 e o epicentro foi perto da prefeitura de Chiba, a leste de Tóquio, a uma profundidade de 50 km.

Mpox

A OMS declarou que a Mpox (ou varíola dos macacos) não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional.

Em julho de 2022, a entidade decretou o status de emergência em razão do surto da doença em diversos países. Mais de 87 mil casos e 140 mortes foram reportadas em 111 países. 

Estude o que é Mpox ou varíola dos macacos

Dia mundial do Lúpus

O Dia Mundial do Lúpus foi comemorado no dia 10 de maio. A data tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença a fim de fomentar o debate da importância do diagnóstico, tratamento e melhora nos serviços de saúde.

Créditos das imagens:

[1] Reprodução Twitter / Fifa World Cup

[2] Marcelo Camargo / Agência Brasil