Atualidades Vestibular e Enem - agosto de 2022

Leitura da carta pela democracia, início do Censo 2022 e morte de Mikhail Gorbachev são alguns destaques
Por Silvia Tancredi

Leitura da carta pela democracia na faculdade de direito da USP
Leitura da carta pela democracia na faculdade de direito da USP
Crédito da Imagem: Agência Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de agosto de 2022.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as reportagens dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, além de artigos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Brasil

Carta pela democracia

A nova Carta pela Democracia foi lida no dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e em outras faculdades de direito situadas nos 27 estados e no Distrito Federal (DF). 

O documento foi confeccionado por juristas e contou com mais de 900 mil assinaturas de professores, alunos, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), banqueiros, candidatos à Presidência, artistas e membros da sociedade civil.    

Em um dos trechos do manifesto atual diz que:

"No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições."

Ainda no texto, afirma-se que o Brasil enfrenta um momento de imenso perigo para a normalidade da democracia, riscos às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições.

Veja também: Brasil Escola lança série de vídeos sobre as eleições                           

Inspirada na Carta pela Democracia de 1977, redigida pelo jurista Goffredo Silva Telles, e que na época era um texto de repúdio ao regime militar, a nova carta pediu respeito ao processo eleitoral, à separação dos Poderes e ao Estado Democrático de Direito.    

Ditadura Militar no Brasil é um assunto que cai com frequência em vestibulares e no Enem.

Varíola dos macacos

No dia 29 de agosto, o Brasil registrou a segunda morte pela varíola dos macacos, também conhecida como Monkeypox. A vítima foi um homem de 33 anos de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro.

A primeira morte da varíola dos macacos no Brasil foi registrada no dia 28 de julho, em Belo Horizonte (MG). No momento, foram constatados mais de 5 mil casos da doença no país.

O Ministério da Saúde incluiu a Monkeypox na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Sendo assim, as autoridades devem ser comunicadas sobre os novos casos da doença. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50 mil casos de varíola dos macacos foram registrados no mundo. A doença afeta principalmente a América do Norte e a Europa.

Coração Dom Pedro I   

Na foto, a solenidade de chegada do coração de Dom Pedro I (Crédito imagem: Estevam Costa-PR / Agência Senado)
Crédito da Imagem: Estevam Costa-PR / Agência Senado

O coração de Dom Pedro I, que é conservado em um recipiente de vidro há 187 anos, foi trazido ao Brasil no dia 22 de agosto a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB).

O órgão pode ser visto na exposição "Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I” que ocorre até o próximo domingo, 4 de setembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.     

Preservado na cidade de Porto, em Portugal, o coração de Dom Pedro I foi emprestado pelo governo português em razão das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, que ocorreu no 7 de setembro de 2022.

Saiba por que o coração de Dom Pedro I foi separado do seu corpo

Lei Maria da Penha                                 

A  Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, completou 16 anos no dia 7 de agosto. O projeto foi criado para prevenir e punir atos de violência física, verbal, moral, sexual e patrimonial contra a mulher. 

Conforme a Lei Maria da Penha, ao denunciarem esses casos, as vítimas contam com medida protetiva. 

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelam que, entre os meses de janeiro e agosto de 2022, 191 mil vítimas registraram solicitações. 

O tema Violência contra a mulher é abordado com frequência em vestibulares. O tema da redação do Enem 2015 foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Jorge Amado                              

Jorge Amado, um dos maiores escritores brasileiros, faria 110 anos no dia 10 de agosto. O artista nasceu na cidade de Itabuna, na Bahia. 

O escritor é considerado um dos expoentes da literatura regionalista no Brasil. Caracterizada pela linguagem simples, sua obra literária alia o lirismo à crítica social.

Algumas obras de Jorge Amado foram adaptadas para novelas, miniséries e filmes. Confira alguns livros:

  • Capitães de areia, romance (1937) 

  • Gabriela, cravo e canela, romance (1958)

  • Dona Flor e seus dois maridos, romance (1966)

  • Teresa Batista cansada de guerra, romance (1972)

Lei de cotas

A Lei de Cotas surgiu como tentativa de equiparar o acesso de pessoas negras e brancas ao ensino superior brasileiro.
Crédito da Imagem: Shutterstock

No dia 29 de agosto de 2022, a Lei de Cotas completou dez anos de criação. Sancionada em 2012, a Lei 12.711/2012 determina que 50% das vagas em universidades e institutos federais sejam destinadas para pessoas que estudaram em escolas públicas.

Dentro do universo de vagas reservadas a estudantes da rede pública, há chances separadas especificamente a Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e a pessoas com deficiência. 

Leia reportagem especial sobre os 10 anos da Lei de Cotas

Aumento das exportações

Levantamento da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) realizado com base nos dados do Governo Federal apontou que, no primeiro semestre, as exportações do Brasil aos países vizinhos sul-americanos tiveram superávit de US$ 6,2 bilhões.

O valor é considerado próximo ao que foi obtido em todo o ano passado.

Confira a diferença entre importação e exportação

Povos indígenas

No dia 9 de agosto, foram celebrados os 28 anos do Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo garantir condições de existência minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas também tem como foco despertar para o direito à autodeterminação das condições de vida e de cultura desse povo bem como a garantia aos Direitos Humanos.                        

Censo 2022

Censo 2022 é realizado depois de dois anos de atraso.
Crédito da Imagem: Divulgação / Acervo IBGE

A coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começou no dia 1º de agosto e deve seguir até novembro. Os recenseadores vão entrevistar um morador de cada domicílio brasileiro.

Veja abaixo alguns números do Censo 2022:

  • 183 mil recenseadores

  • 5.570 municípios brasileiros

  • 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões residenciais 

O Censo deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. A coleta também não foi feita em 2021, desta vez pela falta de orçamento. 

O Censo Demográfico foi criado para obter informações sobre as condições de vida da população em todos os municípios do Brasil. 

Saiba mais sobre o Censo no Brasil

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mundo                                         

Crise EUA e Taiwan 

O conflito entre os Estados Unidos (EUA) e Taiwan aumentou  no mês de agosto em razão da visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi.

Por causa dessa visita, China lançou exercícios militares no Estreito de Taiwan, que duraram cerca de uma semana, e também rompeu com diversos acordos bilaterais em várias áreas importantes, como comércio e segurança

No dia 31 de agosto, a visita de uma nova delegação de políticos norte-americanos a Taiwan, liderada pelo governador do Arizona, o republicano Doug Ducey, reacendeu a crise entre os EUA e China.

Woodstock

O icônico festival de música realizado na cidade de Bethel, nos Estados Unidos, completou 53 anos no dia 18 de agosto. O evento, lembrado como o maior festival de todos os tempos, marcou uma geração de jovens ligados aos ideais do movimento hippie e ao rock.

O Woodstock é um marco da contracultura, que nasceu como contestação dos jovens ao clima de rivalidade fomentado pela Guerra Fria. A Guerra do Vietnã tornou-se um dos principais alvos desse movimento. 

Hiroshima

No dia 6 de agosto de 1945, os EUA lançaram a primeira de duas bombas atômicas na cidade japonesa de Hiroshima, matando mais de 70.000 pessoas instantaneamente.

Uma segunda bomba ocorreu três dias depois sobre Nagasaki e matou mais 40.000. Os EUA continuam sendo o único país a usar uma bomba atômica na guerra. A guerra nuclear marcou o fim da Segunda Guerra Mundial e um capítulo devastador na história mundial.

Leia também: 5 fatos sobre a 2ª Guerra Mundial

Morte Gorbachev

Mikhail Gorbachev ex-líder soviético morreu no final de agosto
Crédito da Imagem: Shutterstock / GIACOMO MORINI

Mikhail Gorbachev, último líder à frente da União Soviética, morreu no dia 30 de agosto, aos 91 anos, na Rússia. O ex-líder sofria com uma doença cujo nome não foi informado.

Gorbachev é lembrado por ter promovido reformas conhecidas como glasnost e perestroika. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Morte de Al - Zawahiri

Al - Zawahiri, ex-líder da Al-Qaeda, foi morto pelos EUA no dia 1º de agosto, na varanda de um prédio em Cabul, capital do Afeganistão. O episódio intensificou a tensão entre o Talibã e o Ocidente.

Al-Qaeda é uma organização fundamentalista que surgiu na década de 1980 e se coloca como força na defesa do islamismo e dos muçulmanos contra seus inimigos.

Presidente do Quênia

William Ruto é o novo presidente do Quênia. O líder foi anunciado no dia 15 de agosto como o vencedor das eleições presidenciais. Houve conflito entre membros da comissão eleitoral e militares do país africano. Inclusive, foram registrados feridos. 

O país segue sofrendo por meses com alta nos preços dos alimentos e escândalos de corrupção.