Atualidades Vestibular e Enem - julho de 2019

Reforma da previdência, crise no sistema prisional e eventos esportivos são alguns destaques do mês.
Por Silvia Tancredi

Reforma da Previdência foi aprovada em 1ª votação na Câmara
Reforma da Previdência foi aprovada em 1ª votação na Câmara
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos temas que foram destaque no mês de julho de 2019.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as reportagens dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, além de artigos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Brasil

Reforma da previdência

O texto principal da Reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados no dia 10 de julho. Contudo, foram realizadas algumas alterações em relação ao relatório. Confira as quatro principais:

    • Redução de 20 para 15 anos o tempo mínimo de contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para que homens que já estão no mercado possam se aposentar. 
    • Mulheres agora terão 100% da aposentadoria com 35 anos de contribuição e não mais 40. 
    • Policiais federais poderão se aposentar, agora, com idade mínima de 53 anos para homens e 52 para mulheres.
    • A idade mínima para aposentadoria para professores baixou de 58 para 55 anos para homens e de 55 para 52 anos para mulheres.

Hackers

Quatro hackers foram presos no dia 23 de julho por meio da operação chamada Spoofing. Ele são suspeitos de terem invado celulares de várias autoridades, entre as quais  o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. 

Conforme esta reportagem, "as mensagens mostram o então juiz sugerindo testemunhas, dando pistas sobre futuras decisões e aconselhando membros do Ministério Público Federal, entre eles o procurador".

Crise prisional

No dia 29 de julho ocorreu uma rebelião no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará. O episódio teve como consequência a morte de 62 presos, sendo que quatro foram mortos durante o transporte para outro presídio. Os presos foram mortos decapitados ou por asfixia. Esta reportagem mostra que dois agentes prisionais foram mantidos reféns, mas liberados após negociação.

crise no sistema penitenciário é um dos temas que podem ser abordados em redações de vestibulares. Ao menos quatro grandes rebeliões aconteceram no Brasil no período de um ano.

AIDS

De acordo com dados da UNAids, a agência da ONU especializada na epidemia, o Brasil registrou aumento no número de novas infecções por HIV entre os anos de 2010 e 2018, diferente da média mundial, que apresenta queda. 

Ataque de garimpeiros contra aldeia

No dia 27 de julho, um grupo de garimpeiros invadiu a aldeia de Waiãpi, em Pedra Branca do Amapari, no Amapá, intensificando os confrontos que têm ocorrido no local nos últimos meses. Para conter os ânimos, foram convocadas a Polícia Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Uma liderança morreu.

O clima de tensão foi registrado justamente em um período no qual o presidente Jair Bolsonaro propõe liberar a exploração mineral em terras indígenas brasileiras e em meio à expansão do garimpo ilegal por vários desses territórios.

Barragem na Bahia

No dia 12 de julho, cerca de 40% da área urbana da cidade Coronel João Sá, na Bahia, foi inundada por causa de uma falha em um barragem. Por causa disso, 350 famílias ficaram desabrigadas. Segundo esta reportagem, enquanto o governo local dise que houve transbordamento, o Ministério do Desenvolvimento Regional acredita que tenha havia um rompimento

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desmatamento 

No início do mês, saíram reportagens destacando que o desmatamento na parte brasileira da floresta amazônica cresceu em junho, em comparação ao mesmo período no ano passado. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento totalizou 920 quilômetros quadrados.

Saiba como é a composição da Floresta Amazônica

Desmatamento
Desmatamento na Amazônia preocupa ambientalistas

Os dados do Inpe foram criticados por Jair Bolsonaro, mesmo sendo obtidos via satélites. Segundo o presidente, os dados sobre desmatamento prejudicam o Brasil. Bolsonaro acusou o presidente do Inpe de trabalhar a serviço de ONGs e que irá divulgar novos dados sobre o desmatamento. Levantamento feito pela Folha mostrou que as multas ambientais caíram no Governo Bolsonaro.

Enem Digital

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, no início do mês, que parte da aplicação do Enem será digital a partir de 2020. O órgão destacou que será um projeto piloto, mas a expectativa é que as provas passem a ser totalmente digitais até 2026.

Confira as vantagens do Enem Digital

E, no dia 26 de julho, foram contalibizados cem dias para o Enem 2019. O Brasil Escola preparou um especial, mostrando tudo o que ainda dá tempo de fazer antes das provas.

Veja especial 100 dias para o Enem 2019

Mundo

Aquecimento do planeta

Pequisa divulgada no dia 25 de julho apontou que o aquecimento global contalibizado hoje em dia é maior, em velocidade e extensão, do qualquer outro evento climático registrado nos últimos 2 mil anos.

Saiba quais são as causas e os efeitos do aquecimento global

Guerra Civil no Sudão 

Protesto contra massacre no Sudão
População protesta contra massacre no Sudão
Crédito: Jer123 / Shutterstock.com

O Governo do Sudão informou que, como consequência de protestos realizados em junho, 87 pessoas foram mortas. Contudo, a oposição afirma que houve muito mais mortos. Os protestos têm acontecido com intensidade desde 2013. Os participantes reivindicam implantação de regime democrático. 

Ataque do Boko Haram

No dia 27 de julho, 65 pessoas foram encontradas mortas depois de um ataque de homens armados do grupo Boko Haram em um povoado perto da capital regional Maiguduri, na Nigéria.

O Boko Haram é um grupo terrorista surgido na Nigéria que, muitas vezes, é denominado como “grupo radical islâmico”, pois as suas ações correspondem ao fundamentalismo religioso de combate à influência ocidental e de implantação radical da lei islâmica, a sharia. O nome Boko Haram significa “a educação não islâmica é pecado” ou “a educação ocidental é pecado” na língua Hausa, um idioma bastante falado no norte do território nigeriano.

Copa América e Pan

A Seleção Brasileira de futebol foi campeã da Copa América 2019. O evento ocorreu entre os dias 14 de junho e 7 de julho, em algumas cidades do Brasil. 

Veja a história da Copa América

Outro evento esportivo de amplitude mundial está acontecendo na América Latina: os jogos Pan-Americanos começaram no dia 26 de julho e seguem até 11 de agosto, em Lima, capital do Peru. Até o momento, o Brasil ganhou 36 medalhas, sendo 11 de ouro.