Atualidades Vestibular e Enem - Outubro de 2022

Eleições presidenciáveis, renúncia da primeira-ministra do Reino Unido e a lei marcial anunciada por Putin são alguns dos fatos marcantes do mês de outubro.
Por Érica Caetano

Imagem do presidente eleito Lula falando ao microfone
Lula foi eleito presidente da República
Crédito da Imagem: Yuri Murakami/ Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Não são só os conteúdos cobrados nos livros didáticos que fazem parte do repertório de estudos daqueles que se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo também auxilia bastante na preparação.

Pensando nisso, separamos os principais assuntos e acontecimentos do mês de outubro para facilitar os seus estudos.

No mês de outubro tivemos grandes acontecimentos que foram destaque na mídia, como a comoção nacional devido as eleições para presidente da República, a renuncia da primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, após 44 dias no cargo e  uma nova medida de controle militar anunciada por Vladimir Putin, presidente da Rússia. Confira!

Tópicos deste artigo

Brasil

Novo presidente da República

No mês de outubro foi eleito o novo presidente do Brasil . Eleito em segundo turno, as eleições foram realizadas nos dias 2 e 30 de outubro, 1º e 2º turno, respectivamente.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o novo presidente da República. Ele venceu o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), que pleiteava a reeleição. Esta é a primeira vez que um ex-presidente volta ao mais alto cargo do Executivo na história do Brasil e também a primeira vez em que um presidente não é reeleito.

Lula foi considerado eleito com 98,91% das urnas apuradas, após receber  60,34 milhões de votos, contra  58.206.354 votos de Bolsonaro. Foram registrados 5.700.443 votos brancos e nulos. A abstenção chegou a 20,90%.

Lula tem 77 anos, é natural de Garanhuns (PE) e concorreu pela coligação Brasil da Esperança. Foi presidente da República entre 2003 e 2010, e é casado com Rosângela Silva, Janja. Ele tem como vice-presidente o médico e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Entenda sobre o segundo turno nas eleições

Caminhoneiros ameaçam fazer greve, após vitória de Lula

Grupos de caminhoneiros começaram uma manifestação nas rodovias contra o resultado da eleição presidencial na noite de domingo, 30 de outubro. Dentre as moblizações e bloqueio de pistas, foram registrados atos em 18 estados.

Os trabalhadores da classe confirmam que lideranças da categoria convocaram mobilizações em todo o país, por insatisfação com o resultado das eleições. O ato dos caminhoneiros seria uma demonstração de protesto contra “abusos de poder do Supremo Tribunal Federal (STF)”, que está culminando com uma insatisfação “já acumulada”.

Manifestação seria efeito da revolta do que não veio a acontecer nos atos de 7 de setembro desse ano e do ano passado, e que agora, com uma eleição muito questionada e questionável, para eles, destacando a ausência de voto impresso, rechaçada pelo Congresso Federal. 

Ainda de acordo com o representante dos caminhoneiros, o movimento só seria desmobilizado se as eleições forem anuladas ou a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia também: Você sabe como funciona o sistema eleitoral brasileiro? 

Crescimento da hospitalização de bebês por desnutrição 

Estudo realizado pela Observa Infância, que é um órgão vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que o Brasil teve, em 2021, o maior número de internações de bebês de até um ano por desnutrição desde 2008.  

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou no ano passado uma média de oito internações de bebês, com menos de um ano, por dia que estavam em situação de desnutrição. Essa condição ocorre quando há deficiências de nutrientes significativas no organismo. 

Somente em 2021 foram contabilizadas, em números totais, 2.979 hospitalizações. Essa é a maior quantidade nos últimos 14 anos. São 113 internações por 100 mil nascimentos, o que representa 11% a mais do que 2008, que foi o primeiro ano a ser feito essa análise. 

Até 30 de agosto dete ano, o sistema público havia registrado 2.115 internações decorrentes de desnutrição. 

Leia também - A fome no Brasil: dados e consequências

Baixa adesão vacinal

Ainda falando de crianças, o mês de outubro também foi marcado pela preocupação de pediatras e sanitaristas, como o doutor Daniel Becker, sobre a baixa cobertura vacinal no Brasil.

As vacinas  possuem uma grande importância histórica para erradicação ou diminuição da incidência de muitas doenças graves, como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano. Consideradas um marco na história da saúde humana, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano.

Em queda no Brasil desde 2015 e sem atingir metas de vacinação, doenças erradicadas podem voltar
Crédito imagem: Shutterstock

Entretanto, há algo preocupando os órgãos sanitários do mundo todo. Trata-se da baixa cobertura vacinal que vem sendo registrada no Brasil, principalmente no que diz respeito a vacinação infantil. O país, que já foi referência para o mundo em relação a vacinas, hoje corre o risco de ter novamente doenças consideradas erradicadas.

A realidade é que a cobertura vacinal está em queda no Brasil desde 2015. Sem atingir as metas de vacinação, o país pode voltar a enfrentar surtos de doenças que já haviam sido eliminadas, como a poliomielite.

Um alerta veio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), que listou o Brasil entre os 12 países com alto risco de surto de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, e que teve seu último caso registrado no Brasil em 1989.

Leia mais: Surto de sarampo no Brasil - informações sobre esse acontecimento

Leia também: a importância da vacinação

Casos de racismo entre famosos

No mês de outubro também foi destaque nos noticiários, mais uma vez, casos de artistas que sofreram o crime de racismo. O primeiro deles foi o cantor e compositor Seu Jorge, que foi alvo de vaias e xingamentos racistas durante show realizado em um clube gaúcho, em Porto Alegre.

Dias depois do ocorrido, em São Paulo, o humorista e músico Eddy Junior denunciou uma vizinha, que havia deferido xingamentos racistas a ele na entrada do elevador do prédio onde moram.Sempre que esta pauta repercute, muito se fala sobre racismo e injúria racial. Mas qual a diferença entre elas?

A questão principal que diferencia o crime de injúria racial e o racismo é a quem é direcionada a ofensa. Se a ofensa é dirigida para uma pessoa ou um grupo determinado de pessoas, em que seja possível destacar essas pessoas, é injúria racial.

Quando se tem um número extenso de pessoas sem a possibilidade de individualizar o responsável, se a prática de tal ofensa é feita para toda uma coletividade, tem-se o crime de racismo.

O crime de injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Falando de forma resumida, refere-se principalmente a situações que envolvem a honra de um indivíduo específico, geralmente por meio do uso de palavras preconceituosas.

Confira: Cotas raciais

Confira também: Direitos Humanos: o que são, artigos e como surgiram

Interdição Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado do Paraná, foram interditadas no mês de outubro. Consideradas o maior conjunto de quedas d’água do mundo e uma das Sete Maravilhas da Natureza, elas foram fechadas após novo recorde na vazão de águas registrado, que chegou a 13,7 milhões de litros.

Em decorrência deste aumento do volume de água, as passarelas e mirantes próximos às quedas foram interditadas do lado brasileiro e também do lado argentino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça as Sete Maravilhas do Mundo Moderno e Mundo Antigo!

Racionais MC's terá documentário na Netflix

A Netflix anunciou no último dia 19 o documentário "Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo"que será lançado na plataforma de streaming no dia 16 de novembro. A direção do filme é de Juliana Vicente. 

A produção apresentará o surgimento e a popularização do Racinais MC's, integrado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. O grupo é considerado o mais influente no cenário do rap nacional. O documentário conta com cenas inéditas registradas ao longo dos mais de 30 anos de carreira do grupo de músicos. 

O álbum intitulado "Sobrevivendo no Inferno" do Racionais MC's, de 1997, integra a lista de obras obrigatórias do Vestibular 2023 da Universidade de Campinas (Unicamp). O disco fez história ao atingir a marca de mais de 1,5 milhão de cópias vendidas. 

Casos de Covid-19 registram aumento no Brasil

O Brasil registrou aumento no número de casos de Covid-19 no mês de outubro. No último sábado (29), 11 novas mortes pela doença foram confirmadas nas últimas 24 horas, totalizando 688.143 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias foi de 68, com variação de +67% em relação aos últimos 7 dias, fazendo com que a média móvel esteja em alta pelo quarto dia seguido.

Confira: Segunda onda de covid-19 no Brasil

Mundo

Argentina adota novas moedas diante da atual crise econômica

O Ministério da Economia da Argentina adotou no mês de outubro novas duas versões do dólar, o 'dólar Coldplay' e o 'dólar Catar'. Com as duas moedas que entraram em vigor, o país soma 15 cotações diferentes para o dólar americano

A iniciativa é uma estratégia para enfrentar a forte crise econômica pela qual a Argentina passa. O objetivo é assegurar as reservas internacionais da moeda americana no país, ao evitar a saída do dólar e incentivar sua entrada. 

Leia também: Aspectos econômicos da Argentina

Saiba mais: O que é a inflação, suas causas e como reduzi-la

Lei marcial é anunciada por Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou em 19 de outubro, a instauração da lei marcial em quatro regiões da Ucrânia que foram anexadas recentemente: Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk.

A lei marcial permite o controle administrativo dessas regiões pelos militares russos. A medida altera a regulamentação do país, uma vez que as leis civis deixam de ser priorizadas em detrimento das militares. Essa lei costuma ser acionada em períodos de conflitos como é o caso da guerra entre a Rússia e a Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin | Crédito imagem: Sasa Dzambic Photography / Shutterstock

No último dia 12 de outubro, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidos (ONU) aprovou uma resolução que condena a iniciativa russa de guerra com a Ucrânia. Ao todo, 143 países se posicionaram a favor da medida da ONU.

Após o referendo, parte da ponta da Crimeia foi fortemente bombardeada. Putin atribuiu à Ucrânia a autoria do ataque. Neste mês, a capital ucraniana Kiev sofreu bombardeios russos. Esse foi o ataque à cidade desde o início da guerra em fevereiro.

Saiba mais: Guerra entre a Rússia e a Ucrânia

Vacina contra o câncer

As vacinas terapêuticas para tratamento de câncer e tumores podem estar se tornando uma realidade. As informações foram dadas pelo casal de cientistas que fundaram a BioNTech, empresa alemã de biotecnologia criadora do imunizante da covid-19, junto com a Pfizer.

De acordo com os pesquisadores, as novas ferramentas para o combate ao câncer poderão estar disponíveis para uso em até oito anos. Conforme a imunologista Ozlem Tureci e o professor de oncologia Ugur Sahin, em entrevista a BBC no último domingo, isso poderá acontecer de forma definitiva antes de 2030.

Confira: Outubro Rosa: conheça a história de Cláudia, que teve câncer de mama aos 24 anos

China lança vacina via oral contra Covid-19

Uma vacina via oral inalável contra a Covid-19 foi administrada possivelmente pela primeira vez no mundo no final do mês de outubro em Xangai, na China

Como uma espécie de fumaça que é aspirada pela boca, está sendo oferecida gratuitamente como dose de reforço para pessoas previamente vacinadas, de acordo com um anúncio em uma conta oficial em uma rede social da cidade.

Vacina via oral inalável contra a Covid-19 foi administrada possivelmente pela primeira vez em Xangai, na China
Crédito imagem: Shutterstock

Os cientistas esperam que essas vacinas “sem agulhas” tornem a vacinação mais acessível em países com sistemas de saúde frágeis por elas serem mais fáceis de administrar.

Primeira-ministra do Reino Unido renuncia ao cargo após 44 dias

primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou ao cargo após 44 dias* no governo. Ela se tornou a premiê a ficar menos tempo em exercício da história do país. 

A sua saída se dá em um contexto de forte pressão devido ao plano econômico que Liz apresentou. Nele, a primeira-ministra buscou incentivar a economia a partir de altos cortes de impostos junto a um empréstimo bilionário para aliviar os cofres públicos. 

O orçamento apresentado por ela impactou de forma negativa os mercados financeiros causando uma queda no valor da libra (moeda britânica). 

O mandato mais curto para o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido até então era o de George Canning, que faleceu em agosto de 1827. Ele ficou 118 dias no governo britânico. 

Asteroide de potencial perigoso passa pela Terra 

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) informou que um asteroide de cerca de 740 metros passa próximo da Terra. Considerado como “potencialmente perigoso”, ele alcançará seu ponto máximo nesta terça-feira, 1° de novembro, quando ficará a 2,3 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Imagem da sonda da Nasa e asteroide
Asteroide de quase 800 metros e potencial perigoso passa pela Terra no dia de Halloween
Crédito: Shutterstock

Chamado de 2022 RM4, mesmo com a proximidade, equivalente a seis vezes a distância entre a Terra e a Lua (2.297.173 km), asteroide não oferece riscos de colisão com nosso planeta, mesmo com potencial para tal.

Levando em conta o seu tamanho, as consequências de um choque seriam muito sérias e graves. O fenômeno poderá ser visto a olho nu ou com telescópios amadores. 

Nova imagem dos "Pilares da Criação" 

Foi divulgada pela Nasa em 19 de outubro, novo registro dos conhecidos “Pilares da Criação”, que são estruturas situadas no coração do aglomerado estelar Nebulosa da Águia, a 6.500 anos-luz de distância da Terra.

A imagem foi capturada por meio do supertelescópio James Webb, principal observatório de ciência espacial do mundo, lançado em dezembro de 2021. Com as novas imagens, pesquisadores terão auxílio para reformular seus modelos de formação de estrelas e identificar contagens mais precisas de estrelas recém-formadas, além das quantidades de gás e poeira na região.

Espera-se que, com o tempo, eles consigam construir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos.

Leia também: Você sabe o que são estrelas cadentes?