Atualidades Vestibular e Enem - abril de 2021

Em abril, Brasil chegou a triste marca de 400 mil mortos pelo coronavírus. Número de casos na Índia também cresce e preocupa.
Por Érica Caetano

Brasil ultrapassou a marca de 400 mil mortes por covid-19 em abril
Brasil ultrapassou a marca de 400 mil mortes por covid-19 em abril
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Infelizmente a pandemia de Covid-19 continua sendo o assunto principal no Brasil e no mundo. Mesmo com a vacinação acontecendo, os números de mortes e infectados pelo coronavírus continua alto.

Além da pandemia, também separamos os assuntos mais comentados no mês, com links para notícias de portais como UOL, Folha, G1, BBC, DW, Agência Brasil e outros, além de links para textos do Brasil Escola.

Tópicos deste artigo

Mundo

Biden confirma retirada de tropas do Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou que o país dará início à retirada de todas as suas tropas do Afeganistão em 1º de maio, após duas décadas. A informação foi dada em pronunciamento na Casa Branca. Biden determinou o dia 11 de setembro de 2021, quando o atentado terrorista das torres gêmeas do World Trade Center completa 20 anos, como prazo final para a partida de seus últimos soldados.

Entenda a Guerra do Afeganistão de 2001 até o presente

Putin assina lei que poderá mantê-lo no poder até 2036 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou uma lei que lhe permite concorrer a mais dois mandatos de seis anos cada, abrindo caminho para que ele permaneça no poder até 2036. A legislação foi assinada por Putin após ter sido aprovada pelo Parlamento e recebido o aval da população em referendo realizado em julho do ano passado. 

Vladimir Putin governa a Rússia desde 2000, se revezando entre os cargos de presidente e primeiro ministro. Ele pode ser considerado um ditador, pois é frequentemente acusado de perseguir seus opositores. Recentemente, a Rússia prendeu Alexei Navalny, opositor de Putin. Os EUA alertou ao Kremlin que "haverá consequências" se o opositor morrer na prisão.

Morte príncipe Philip

A família real britânica se reuniu para se despedir do príncipe Philip, Duque de Edimburgo, que morreu no início de abril, aos 99 anos. A cerimônia aconteceu em Windsor, na Inglaterra. A pandemia de coronavírus obrigou que o funeral tivesse o número de participantes restrito, sendo apenas 30 parentes mais próximos do marido da rainha Elizabeth 2ª, seguindo regras de distanciamento e usando máscaras.

Príncipe Philip ao lado da rainha Elizabeth II

Arqueólogos descobrem cidade de mais de 3 mil anos no Egito

Uma missão arqueológica descobriu uma cidade soterrada no sul do Egito, com mais de 3.000 anos. Bairros inteiros, com áreas residenciais e administrativas, foram encontrados, inclusive uma padaria equipada com fornos. A descoberta é considerada uma das mais importantes desde a tumba de Tutancâmon, há quase um século, e está sendo chamada de "a maior cidade antiga do Egito.

Estude sobre o Egito Antigo

Fim da era Castro

O governista do Partido Comunista de Cuba elegeu o presidente do país, Miguel Díaz-Canel, como novo líder da legenda. Raúl Castro havia anunciado sua renúncia ao cargo dias antes. A sucessão marca o fim de seis décadas de governo pelos irmãos Fidel e Raúl Castro, revolucionários cubanos que conquistaram Havana em 1959, pondo fim à ditadura de Fulgencio Batista.

Saiba tudo sobre a Revolução Cubana

Condenação do policial que assassinou George Floyd

O policial acusado pelo homicídio do afro-americano George Floyd, Derek Chauvin, foi considerado culpado em três acusações de homicídio não intencional, após o julgamento considerado como o mais importante envolvendo um caso de violência policial nos EUA nos últimos tempos. A morte de Floyd desencadeou uma série de protestos em todo o país e se tornou o símbolo da luta contra o racismo.

Cúpula dos Líderes sobre o Clima

Países renovaram compromisso com meio ambiente na Cúpula do Clima. Estados Unidos, China, Reino Unido, Alemanha e várias outras nações reforçaram metas para reduzir impactos no clima global. O presidente Jair Bolsonaro falou em acabar com desmatamento ilegal até 2030 e pediu "justa remuneração" por serviços prestados pelo Brasil. Com governo pressionado por suas políticas ambientais, principalmente me relação à Amazônia, ele ainda prometeu que o país terá uma economia neutra até 2050. 

Leia sobre conferências ambientais

Submarino da Indonésia naufragado

Um submarino indonésio naufragou na costa de Bali com 53 tripulantes a bordo. O submarino ficou desaparecido sem manter contato e, desde então, forças de resgate junto com a Marinha da Indonésia começaram as buscas. Foram encontrados vários itens do KRI Nanggala 402, incluindo material ligado a torpedos, uma garrafa de graxa usada para o periscópio e tapetes de oração.

A embarcação foi encontrada partida em três partes, a 838 metros de profundidade, e todos os seus tripulantes são considerados mortos, segundo as autoridades da Indonésia. Imagens feitas por um drone mostraram os destroços no fundo do mar.

35 anos da catástrofe de Chernobyl

Homenagens na Ucrânia lembraram as vítimas da catástrofe de Chernobyl, há exatamente 35 anos. Em 26 de abril de 1986, um reator da usina nuclear explodiu na então União Soviética, provocando o pior desastre nuclear em tempos de paz. Pelo menos 31 bombeiros e trabalhadores da usina morreram e centenas sofreram com as consequências da radiação.

Saiba mais sobre o Acidente nuclear de Chernobyl

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Brasil

STF mantém anulação das condenações de Lula

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por 8 votos a 3, a decisão do ministro Edson Fachin que anulou, em março, todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato em Curitiba. Ao derrubar as sentenças, a decisão retira o ex-presidente do alcance da Lei da Ficha Limpa, devolvendo assim seu direito de disputar eleições.

O STF também formou maioria para manter o julgamento que considerou o ex-juiz Sergio Moro parcial no julgamento de Lula no caso do triplex do Guarujá. Moro foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro e saiu após acusar o presidente de querer interferir no comando da Polícia Federal.

Coronavírus

Mundo e Brasil 

EUA recomenda pausa na vacinação da vacina da Johnson

Duas agências federais americanas, a FDA e o CDC, recomendaram que a aplicação da vacina da Johnson contra a Covid-19 seja pausada no país depois de 6 casos de coágulos raros em pacientes que receberam o imunizante. Dez dias depois, a pausa foi suspendida.

Ao todo, 6,8 milhões de doses da vacina já foram dadas nos Estados Unidos. Os casos de coágulos representam apenas 0,0000882353% das doses aplicadas, ou menos de um caso de coágulo a cada um milhão de doses aplicadas.

A vacina da Johnson é a única aplicada em uma única dose. Ela também já foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usada no Brasil. 

Índia vira epicentro da pandemia

A Índia se tornou o novo centro mundial da pandemia de Covid-19 em abril, em meio a uma severa segunda onda da doença, com recordes diários de novos casos e mortes. O aumento das infecções levou ainda ao colapso do sistema de saúde em diversas localidades, onde faltam de leitos, medicamentos e oxigênio para tratar os paciente. O aumento no número de mortos também sobrecarregou o serviço funerário.

A crise na Índia aumenta pressão por lote americano de vacinas cobiçado pelo Brasil. Os Estados Unidos estão sob crescente pressão para doar parte de seu estoque de vacinas. 

O presidente americano, Joe Biden, telefonou para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e prometeu ajuda imediata. Primeiro voo dos Estados Unidos com suprimentos médicos já chegou ao país.

 O Brasil também vem pleiteando doses doadas pelos americanos. A Casa Branca anunciou que distribuirá para outros países 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, assim que elas estiverem prontas. Ainda não há detalhes sobre para onde as doses serão enviadas.

Senado instala a CPI da pandemia

No mês de abril o  Senado Federal instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, para investigar ações e omissões do governo federal no enfrentamento à Covid-19. Entre os principais alvos, estão o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Os parlamentares terão poder para convocar pessoas a depor, ouvir testemunhas, requisitar documentos e quebrar sigilos.

Brasil ultrapassa 400 mil mortes

O Brasil ultrapassou no final do mês de abril mais uma triste marca, a de mais de 400 mil mortos por Covid-19. O número é equivalente a nove vezes o de pessoas assassinadas no país no ano passado, ou onze vezes o de pessoas mortas em acidentes de trânsito. O número foi alcançado no mês mais mortífero da doença no país, apenas 36 dias após o Brasil ter registrado 300 mil mortes, e na mesma semana que o Senado instalou a CPI da Pandemia.

1º lote de vacinas da Pfizer chegam ao Brasil

O primeiro lote com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou ao centro de distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo, no penúltimo dia do mês de abril. O contrato da farmacêutica com o governo federal é de 100 milhões de doses.

A vacina da Pfizer/BioNTech foi alvo de recusa e polêmicas dentro do governo federal. Ainda no ano passado, três ofertas formais para venda de 70 milhões de doses foram feitas pela empresa e ficaram sem resposta do Ministério da Saúde. Também em dezembro, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, descartou a compra da vacina por causa da exigência de armazenamento em baixas temperaturas.